
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.










Marca revela o primeiro chassis-cabina 100% elétrico da sua estratégia PBV e introduz um ecossistema integrado de soluções para transformar a gestão de frotas na Europa
Lyon, França — 18 de novembro de 2025 — A Kia aproveitou a SOLUTRANS 2025, o maior salão europeu dedicado à inovação em veículos comerciais, para estrear mundialmente o PV5 Chassis Cab, o primeiro modelo de chassis-cabina totalmente elétrico da marca. A apresentação marca um passo decisivo na expansão da estratégia Platform Beyond Vehicle (PBV) e reforça as ambições da fabricante em posicionar-se como referência no segmento profissional de mobilidade elétrica e modular.

Desenvolvido sobre a plataforma E-GMP.S, específica para serviços PBV, o PV5 Chassis Cab foi concebido desde o início para oferecer eletrificação, versatilidade de transformação e eficiência operacional.
Com menos de cinco metros de comprimento, o modelo disponibiliza 1.005 kg de carga útil e até 8 m³ de volume, igualando capacidades de furgões maiores do segmento D, mas mantendo dimensões mais compactas e um raio de viragem curto de 5,5 m — uma vantagem evidente em operações urbanas.
A Kia desenvolveu o PV5 Chassis Cab em estreita colaboração com transformadores europeus, permitindo múltiplas configurações de carroçaria. Entre as aplicações já confirmadas estão:
Dropside, para obras e agricultura;
Tipper, para serviços municipais;
Box Vans, em três formatos para logística e e-commerce;
Refrigerated Vans, para transporte de produtos frescos.
No certame de Lyon, a marca apresenta uma conversão real dedicada à distribuição alimentar, destacando o potencial de adaptação do modelo às necessidades específicas de cada atividade.
O PV5 oferece duas opções de bateria:
51,5 kWh (lançamento),
71,2 kWh (grande autonomia, chegada em 2026).
A autonomia varia consoante a transformação, mas a referência atual do PV5 L2H1 Cargo aponta para 297 km (bateria standard) e 416 km (bateria Long Range), em ciclo WLTP.
O carregamento rápido de 150 kW CC permite recuperar dos 10% aos 80% em cerca de 30 minutos, reduzindo tempos de inatividade — um fator crítico para frotas profissionais.

A estrutura integra exoesqueleto duplo de aço anular, proteção traseira contra colisões e um conjunto completo de sistemas ADAS, incluindo:
Cruise Control Inteligente 2,
Assistente de Fila de Trânsito 2,
Ajuda à Manutenção na Faixa,
Assistência Inteligente ao Limite de Velocidade.
A garantia Kia de sete anos/150.000 km (extensível até 260.000 km) e cobertura de oito anos para a bateria reforça o foco no serviço profissional.
Com o PV5, a Kia estreou também o Kia Business Solutions Ecosystem, um novo ambiente integrado que reúne:
gestão de frotas,
serviços de conectividade,
soluções de carregamento,
ferramentas digitais,num único portal orientado para operações B2B.
Organizado em quatro pilares — DRIVE, CHARGE, CONNECT e WORK — o ecossistema pretende simplificar processos, aumentar a eficiência e acelerar a eletrificação das empresas europeias.
Entre os destaques:
rede de carregamento com acesso a mais de um milhão de pontos na Europa;
plataforma multimarca Kia | PLEOS Fleet para gestão de dados e operações;
integração de APIs, telemetria e modos específicos para gestores de frota;
soluções completas de carregamento doméstico e empresarial chave-na-mão.
Apesar de recente no mercado, o PV5 tem sido amplamente reconhecido e em setembro, a versão PV5 Cargo Long Range alcançou um GUINNESS WORLD RECORDS™ ao percorrer 693,38 km com carga útil máxima e apenas um carregamento — um feito que reforça a eficiência do modelo em condições reais.
👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”
Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo




























Comentários