top of page

Kia PV5 é eleito “International Van of the Year 2026”

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura
Kia PV5 é eleito “International Van of the Year 2026”

O Kia PV5, primeiro veículo comercial totalmente elétrico da marca, foi distinguido com o título “2026 International Van of the Year” durante a SOLUTRANS 2025, em Lyon. O prémio, decidido por um júri de 26 jornalistas europeus — incluindo Portugal — marca uma estreia histórica para a Kia no segmento dos comerciais ligeiros.


Uma vitória inédita para a Kia e para a indústria coreana

Apresentado pela primeira vez em 2025, o Kia PV5 tornou-se o primeiro modelo de um fabricante coreano a conquistar o prestigiado prémio International Van of the Year (IVOTY). O galardão, entregue na 34.ª edição da cerimónia, distingue veículos comerciais que se destacam pela inovação, eficiência, capacidade de carga e relevância prática para empresas e frotas profissionais.


O resultado reflete a avaliação de um painel de jornalistas especializados de 26 países, que premiou o PV5 entre um conjunto de sete novos modelos avaliados ao longo do ano.


Posicione a Sua Marca Aqui
Posicione a Sua Marca Aqui

Eletrificação ganha força no segmento dos comerciais ligeiros

A vitória do PV5 ocorre num contexto de transição acelerada para soluções elétricas no setor profissional. Entre os concorrentes analisados pelo júri estavam outros dois furgões 100% elétricos, sinal da crescente importância da mobilidade sem emissões em operações urbanas e de distribuição.


Segundo o presidente do júri, Jarlath Sweeney, o modelo “estabelece uma nova referência em inovação, eficiência e capacidade geral”, combinando emissões zero com versatilidade e funcionalidade.


PV5: autonomia até 416 km e recorde do Guinness na versão Cargo Long

Construído sobre a nova plataforma dedicada E-GMP.S, o PV5 foi lançado com duas variantes disponíveis na Europa — Cargo Long e Passenger — apresentando os seguintes dados técnicos:

  • Autonomia WLTP: 416 km (Cargo Long) e 412 km (Passenger)

  • Carregamento rápido CC: 10% a 80% em menos de 30 minutos

  • Carga útil máxima: até 790 kg

Menos de um mês após o lançamento, a versão Cargo Long estabeleceu um recorde oficial do Guinness World Records™, ao percorrer 693,38 km com carga útil máxima usando apenas um carregamento — um feito que reforça a relevância operacional do modelo.


Kia reforça aposta em veículos comerciais com propósito específico

O PV5 inaugura a divisão de PBV (Purpose Built Vehicles) da Kia, focada em soluções comerciais modulares e eletrificadas. Executivos da marca sublinham que o modelo foi desenvolvido com base em escuta ativa de clientes empresariais, com especial atenção à funcionalidade, ergonomia e eficiência energética.


Para 2026, a gama PV5 será expandida com novas configurações, incluindo Chassis Cab, Cargo L1H1 e High Roof L2H2, abrindo caminho para aplicações de logística, passageiros e serviços urbanos. Modelos de maiores dimensões, PV7 e PV9, estão atualmente em fase de desenvolvimento pela marca.


👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”

Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo


ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Mazda CX-80 PHEV: o SUV que nos surpreendeu em tudo

Mazda CX-80 PHEV: o SUV que nos surpreendeu em tudo

02:58
Hyundai Kauai EV- Vamos contar tudo sobre ele!

Hyundai Kauai EV- Vamos contar tudo sobre ele!

00:25
Testámos o Mazda CX-80: autonomia, comportamento e conforto ao nível dos melhore

Testámos o Mazda CX-80: autonomia, comportamento e conforto ao nível dos melhore

02:58
Mazda CX-80 Takumi Plus: luxo japonês em cada detalhe do interior

Mazda CX-80 Takumi Plus: luxo japonês em cada detalhe do interior

02:58

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page