top of page

Março foi o segundo melhor mês de sempre na venda de veículos elétricos na Europa

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 23 de abr.
  • 3 min de leitura
ree

A Tesla ainda mantém a liderança no ranking dos BEV por modelo, apesar da queda contínua dos volumes.


Já o Peugeot 208 liderou o ranking geral de modelos em março, enquanto o Dacia Sandero foi o veículo mais vendido no primeiro trimestre.

 


ree

O mercado europeu de automóveis novos apresentou sinais de melhoria em Março, com os registos de automóveis novos de passageiros a atingirem um total de 1.423.340 unidades, um aumento de 3,2% face a março de 2024. Estes resultados ajudaram a compensar as quebras registadas em janeiro e Fevereiro, permitindo fechar o primeiro trimestre com um total de 3.383.986 unidades matriculadas – próximo das 3.384.614 unidades registadas no mesmo trimestre do ano passado.


O Reino Unido foi o principal motor de crescimento durante o mês, com volumes em alta de 13%. Os números foram também positivos em Itália e Espanha, enquanto Alemanha e França sofreram declínios, com quedas de 3,9% e 15% respetivamente.

ree

Felipe Munoz, Analista Global da JATO Dynamics comentou:

“Março foi um mês memorável para registos de BEV na Europa, indicando uma resposta positiva do mercado em função da oferta que está em constante expansão tendo finalmente um impacto real no mercado em geral”.

Os dados da JATO Dynamics para 28 mercados da região mostram que um total de 240.891 veículos elétricos a bateria (BEVs) foram registados em março. Este é o segundo maior resultado já registado para este grupo motopropulsor, atrás de dezembro de 2022, quando os registos atingiram as 275.108 unidades.


No mês passado, os BEV representaram 16,9% do total de matriculas, marcando um aumento de 2,7 pontos percentuais em termos de participação em relação a março 2024, com um aumento de 23% nos volumes ano após ano. Em termos de unidades registados, este foi o trimestre mais forte até hoje.


Declínio da Tesla desacelera mas mantem tendência

Apesar do momento bem positivo para os BEV na Europa, a Tesla – ainda a maior empresa de veiculos 100% eletricos do mundo em termos de volume -  registou uma queda de 30% em novas matriculos. Este foi o declínio mais significativo entre as 30 marcas mais registadas, apenas superada (em termos negativos) pela Mitsubishi na 33ª posição (-43%), Lancia na 41ª posição (-73%), Jaguar (-82%), Smart (-65%), Maserati (-39%) e Abarth (-75%).


ree

Apesar da tendência negativa, a queda de 30% verificada em Março foi menos severa do que os números registados em janeiro (-47%) ou fevereiro (-44%). “À medida que a marca continua a lidar com uma série de problemas de RP, para além da mudança do Modelo Y, a Tesla conta agora com o Modelo 3 para compensar as suas perdas”, acrescentou Munoz. A berlina de tamanho médio registou um aumento de 1,1%, atingindo as 12.500 unidades, liderando o ranking dos BEV ao lado do Modelo Y.


Embora o Modelo Y (-49%) e o Modelo 3 (-14%) tenham registado quebras assinaláveis ​​entre Janeiro e Março, conseguiram ainda assim superar todos os outros carros elétricos na Europa. O Volkswagen ID.4 seguiu na terceira posição graças a um excelente resultado com crescimento de 115%, mas manteve-se 2.000 unidades abaixo do Modelo 3.


“Apesar da controvérsia em torno do CEO da marca e da disponibilidade limitada do novo Model Y, a Tesla continua a ter um bom desempenho em termos totais e seu sucesso, no meio destes desafios, fornece uma indicação do que os consumidores europeus procuram num VE”, continuou Munoz.
ree

O Peugeot 208 assume a liderança

Em março, o Dacia Sandero perdeu o título de automóvel novo mais registado da Europa para o seu rival da Stellantis, o Peugeot 208.


Apesar da mudança na liderança, o Sandero continuou a liderar o trimestre, com o 208 em segundo lugar.


Entre os dez primeiros, o Volkswagen Tiguan registou um aumento de 42% nos registos, enquanto o Peugeot 2008 e o Opel/Vauxhall Corsa também tiveram um bom desempenho, sendo ainda destaques em termos de vendas totais nos 28 mercados analiazados o Tesla Model Y, Citroën C3, Toyota Yaris ou MG ZS.


Outros crescimentos importantes no mês foram o Peugeot 3008 (+60%), o Seat/CupraLeon (+28%), o Jeep Vingador (+56%), o Skoda Kodiaq (+34%) e o Suzuki Swift (+54%).


Entre as últimas entradas no mercado, a MG registou quase 9.800 unidades do MG3, que é também equipado com um motor híbrido. A Renault seguiu de perto com 9.330 unidades do novo Symbioz, enquanto a Fiat/Abarth registou 8.000 unidades do 600. O Volkswagen ID. 7 surgiu como o quarto veículo elétrico mais matriculado em março, com 7.438 unidades, seguido de perto pelo Kia EV3 com 7.173 unidades. A BYD registou 7.144 registos, sendo mais de 6.500 deles híbridos plug-in.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Hyundai KAUAI EV: teste dinâmico, consumos reais e comportamento da nova plataforma elétrica

Hyundai KAUAI EV: teste dinâmico, consumos reais e comportamento da nova plataforma elétrica

02:52
Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

00:25
Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

02:51
Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

02:58

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page