
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













A Mazda acaba de lançar em Portugal o novo Mazda6e, uma berlina elétrica de silhueta coupé que inaugura uma nova fase da filosofia Jinba Ittai – a união perfeita entre condutor e automóvel.
Com preços a partir de 40.047,83 €, o modelo propõe-se a combinar o prazer de condução característico da marca com a mobilidade elétrica, destacando-se pela eficiência, design e tecnologia de ponta.
Inspirado no conceito Kodo – A Alma do Movimento, o Mazda6e apresenta linhas fluidas e desportivas, mantendo a funcionalidade de um hatchback de cinco portas. A elegância do design exterior junta-se a um habitáculo premium, inspirado no conceito japonês ma, que privilegia a simplicidade, a organização e o requinte.
O novo modelo chega ao mercado nacional com duas versões:
Standard – motor de 190 kW (258 cv), bateria LFP de 68,8 kWh, autonomia até 479 km WLTP (605 km em cidade).
Long Range – motor de 180 kW (245 cv), bateria NCM de 80 kWh, autonomia até 552 km WLTP (692 km em cidade).
Ambas oferecem aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos e velocidade máxima de 175 km/h, com consumos combinados a rondar os 16,5 kWh/100 km e emissões de CO₂ nulas (classe A).
O carregamento rápido em DC permite recuperar de 10% a 80% em apenas 24 minutos (Standard) ou 47 minutos (Long Range). Em 15 minutos, é possível ganhar autonomia adicional até 235 km. Com wallbox de 11 kW, o carregamento total demora entre 7h30 e 8h30, consoante a versão.
O Mazda6e foi desenvolvido entre Hiroshima (Japão) e Oberursel (Alemanha), para responder às exigências do mercado europeu. Conta com tração traseira, suspensão multibraços e distribuição equilibrada de peso (50:50), assegurando uma condução precisa e harmoniosa.


O modelo integra três modos de condução:
Normal – equilíbrio entre autonomia e desempenho.
Sport – resposta mais dinâmica, com aceleração forte e direção mais firme.
Individual – personalização da aceleração, regeneração e assistência de direção.
Um spoiler traseiro ativo a partir dos 90 km/h reforça a estabilidade em alta velocidade.
No interior, o Mazda6e combina sofisticação e conectividade:
Painel digital de 10,2’’, head-up display e ecrã central tátil de 14,6’’.
Integração wireless Apple CarPlay® e Android Auto™, carregamento por indução e sistema de som Sony® de 14 altifalantes.
Bagageira de 465 litros (1.074 litros com bancos rebatidos) + frunk de 72 litros.
Estofos em leatherette (Takumi) ou em pele e suede (Takumi Plus), com bancos aquecidos, arrefecidos e memória para o condutor.
A segurança é garantida por nove airbags, sistemas ADAS avançados, monitorização 360° com See-Through View e deteção de ocupantes traseiros através de câmara interna.

A gama está disponível em dois níveis de equipamento – Takumi e Takumi Plus – com uma diferença de 1.950 € entre ambos. As variantes mecânicas apresentam um diferencial de 2.500 €.
40.047,83 € – Mazda6e Standard Takumi (258 cv)
41.997,83 € – Mazda6e Standard Takumi Plus (258 cv)
42.547,83 € – Mazda6e Long Range Takumi (245 cv)
44.497,83 € – Mazda6e Long Range Takumi Plus (245 cv)
O modelo está disponível em oito cores metalizadas, incluindo o icónico Soul Red Crystal, o novo Melting Copper e o sofisticado Aero Grey, todas associadas a jantes de 19 polegadas em aero-design.
O Mazda6e beneficia de 6 anos de garantia (ou 150.000 km) e de 8 anos de garantia para a bateria (ou 160.000 km), assegurando até 70% da capacidade inicial.
As primeiras unidades do Mazda6e começam agora a ser entregues em Portugal em março, reforçando a estratégia da marca no mercado de veículos elétricos.


























👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”































Comentários