
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













Novo Mercedes-Benz CLA destaca-se com cinco estrelas e pontuações de referência, enquanto Mazda CX-5, Deepal S05, Porsche Cayenne e VW T-Roc consolidam o grupo de modelos mais seguros do ano. Resultados mostram impacto dos equipamentos opcionais e preparam terreno para protocolos mais exigentes em 2026.
A Euro NCAP divulgou a sua derradeira ronda de avaliações de segurança de 2025, encerrando um ano recorde em número de ensaios e confirmando tendências claras no mercado: a aposta crescente dos construtores na segurança ativa, o peso crescente dos sistemas de assistência à condução e o impacto real que os pacotes opcionais podem ter na classificação final de um automóvel. Entre todos os modelos avaliados, o novo Mercedes-Benz CLA emergiu como o caso mais emblemático, ao conquistar cinco estrelas e alcançar algumas das pontuações mais elevadas do ano.
A marca alemã volta assim a confirmar o seu posicionamento voltado para a segurança – recorde-se que o CLA anterior foi distinguido com o prémio Best in Class em 2019. Nesta nova geração, tanto a estrutura como os sistemas eletrónicos responderam com destaque nos impactos frontais, laterais e em cenários envolvendo utilizadores vulneráveis da via.
O novo CLA obteve 94% em proteção de ocupantes adultos e 89% em proteção infantil, números que o colocam entre os melhores modelos avaliados em 2025. A capacidade de reconhecer automaticamente cadeirinhas infantis e de desativar airbags relevantes foi um dos elementos valorizados.
Também nos utilizadores vulneráveis da via, o coupé alemão destacou-se graças ao desempenho forte do sistema de travagem autónoma e ao mecanismo de prevenção de “dooring”, que evita a abertura involuntária da porta na aproximação de ciclistas.
Com classificações altas em todas as categorias, o CLA reforça a mensagem da Euro NCAP: desenvolvimento estruturado, eletrónica robusta e continuidade no investimento conseguem resultados consistentes, ano após ano.
O relatório final de 2025 também trouxe bons desempenhos de vários SUV compactos e médios que representam diferentes realidades do mercado:
Deepal S05 – 5 estrelas, com um impressionante 94% em ocupante adulto
Mazda CX-5 – 5 estrelas, com destaque absoluto nos 93% para utilizadores vulneráveis
Porsche Cayenne – 5 estrelas, com 91% em proteção de adultos
VW T-Roc – 5 estrelas, equilibrado com 91% em ocupantes adultos e 87% em vulneráveis

A Mazda, em particular, foi destacada pela qualidade do design estrutural e pela eficácia do sistema de prevenção de abertura de portas em trajetória de ciclistas.
Já a Deepal, apesar da boa nota, recebeu uma observação crítica: o S07, avaliado no ano anterior, permitia desligar permanentemente o alerta de distração, considerado um retrocesso em proteção ativa.
O Hyundai NEXO, um dos poucos modelos a hidrogénio avaliados na Europa, alcançou cinco estrelas e pontuações comparáveis às de SUVs elétricos e a combustão. A Euro NCAP destaca o valor simbólico do resultado num momento em que diferentes tecnologias de propulsão disputam espaço no mercado.
Um dos exemplos mais claros desta ronda é o Kia EV4. Na versão de série, obteve 4 estrelas, mas quando equipado com o DriveWise ADAS Safety Pack, que adiciona radares e sistemas de mitigação para ciclistas, o mesmo modelo sobe para 5 estrelas.
A Euro NCAP sublinha que esta diferença deve ser encarada como alerta: consumidores devem conhecer a importância dos equipamentos opcionais, muitas vezes determinantes para a eficácia da condução assistida.
Modelos como o Alpine A390, Jeep Compass, Toyota Aygo X e Toyota Yaris ficaram pelas quatro estrelas, muitas vezes penalizados pela menor performance dos sistemas de prevenção de acidentes.
A Euro NCAP nota que alguns compactos apresentam sistemas equivalentes aos de modelos maiores, enquanto outros continuam a revelar lacunas particularmente nos testes de travagem autónoma.

Carro | Pontuação Euro NCAP | Adultos | Crianças | Vulneráveis | Safety Assist |
Alpine A390 | 4 estrelas | 74% | 85% | 80% | 77% |
CHERY TIGGO 4 | 4 estrelas | 79% | 85% | 78% | 80% |
Deepal S05 | 5 estrelas | 94% | 87% | 78% | 76% |
EBRO s400 | 4 estrelas | 79% | 85% | 78% | 80% |
EXLANTIX ET | 5 estrelas | 90% | 85% | 76% | 79% |
GEELY STARRAY EM-i | 5 estrelas | 90% | 87% | 86% | 77% |
Hyundai NEXO | 5 estrelas | 90% | 85% | 76% | 80% |
Jeep Compass | 4 estrelas | 80% | 85% | 74% | 66% |
Kia EV4 (standard) | 4 estrelas | 84% | 85% | 77% | 67% |
Kia EV4 (Safety Pack) | 5 estrelas | 84% | 85% | 77% | 78% |
Kia PV5 Passenger | 4 estrelas | 83% | 85% | 64% | 65% |
MAZDA CX-5 | 5 estrelas | 90% | 89% | 93% | 83% |
Mercedes-Benz CLA | 5 estrelas | 94% | 89% | 93% | 85% |
MG MG4 EV Urban | 5 estrelas | 87% | 85% | 85% | 80% |
Mitsubishi Eclipse Cross | 5 estrelas | 83% | 86% | 82% | 70% |
Porsche Cayenne | 5 estrelas | 91% | 89% | 81% | 79% |
Renault Clio | 4 estrelas | 79% | 82% | 80% | 73% |
Toyota Aygo X | 4 estrelas | 73% | 72% | 83% | 68% |
Toyota Yaris | 4 estrelas | 72% | 84% | 83% | 72% |
VW T-Roc | 5 estrelas | 91% | 87% | 87% | 77% |
Com mais carros testados do que em qualquer outro ano, a Euro NCAP considera 2025 um ponto de viragem. No próximo ano entram em vigor novos protocolos, mais exigentes em áreas como:
comportamento das assistências em cenários complexos,
deteção de ciclistas e motociclistas,
gestão do condutor em modo semi-autónomo.
A fasquia será mais alta – e a organização espera que os construtores acompanhem essa evolução.
👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”
Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo































Comentários