top of page

Mercedes e Mazda lideram última ronda Euro NCAP de 2025

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • há 18 minutos
  • 4 min de leitura

Mercedes e Mazda lidera última ronda Euro NCAP de 2025
O novo CLA obteve 94% em proteção de ocupantes adultos

Novo Mercedes-Benz CLA destaca-se com cinco estrelas e pontuações de referência, enquanto Mazda CX-5, Deepal S05, Porsche Cayenne e VW T-Roc consolidam o grupo de modelos mais seguros do ano. Resultados mostram impacto dos equipamentos opcionais e preparam terreno para protocolos mais exigentes em 2026.


A Euro NCAP divulgou a sua derradeira ronda de avaliações de segurança de 2025, encerrando um ano recorde em número de ensaios e confirmando tendências claras no mercado: a aposta crescente dos construtores na segurança ativa, o peso crescente dos sistemas de assistência à condução e o impacto real que os pacotes opcionais podem ter na classificação final de um automóvel. Entre todos os modelos avaliados, o novo Mercedes-Benz CLA emergiu como o caso mais emblemático, ao conquistar cinco estrelas e alcançar algumas das pontuações mais elevadas do ano.


A marca alemã volta assim a confirmar o seu posicionamento voltado para a segurança – recorde-se que o CLA anterior foi distinguido com o prémio Best in Class em 2019. Nesta nova geração, tanto a estrutura como os sistemas eletrónicos responderam com destaque nos impactos frontais, laterais e em cenários envolvendo utilizadores vulneráveis da via.


Posicione a Sua Marca Aqui
Posicione a Sua Marca Aqui

CLA: referência entre ocupantes adultos e tecnologia inteligente

O novo CLA obteve 94% em proteção de ocupantes adultos e 89% em proteção infantil, números que o colocam entre os melhores modelos avaliados em 2025. A capacidade de reconhecer automaticamente cadeirinhas infantis e de desativar airbags relevantes foi um dos elementos valorizados.


Também nos utilizadores vulneráveis da via, o coupé alemão destacou-se graças ao desempenho forte do sistema de travagem autónoma e ao mecanismo de prevenção de “dooring”, que evita a abertura involuntária da porta na aproximação de ciclistas.

Com classificações altas em todas as categorias, o CLA reforça a mensagem da Euro NCAP: desenvolvimento estruturado, eletrónica robusta e continuidade no investimento conseguem resultados consistentes, ano após ano.


SUVs em alta: Mazda, Porsche, Deepal e Volkswagen respondem ao desafio

O relatório final de 2025 também trouxe bons desempenhos de vários SUV compactos e médios que representam diferentes realidades do mercado:

  • Deepal S05 – 5 estrelas, com um impressionante 94% em ocupante adulto

  • Mazda CX-5 – 5 estrelas, com destaque absoluto nos 93% para utilizadores vulneráveis

  • Porsche Cayenne – 5 estrelas, com 91% em proteção de adultos

  • VW T-Roc – 5 estrelas, equilibrado com 91% em ocupantes adultos e 87% em vulneráveis


Mazda CX-5 – 5 estrelas, com destaque absoluto nos 93% para utilizadores vulneráveis
Mazda CX-5 – 5 estrelas, com destaque absoluto nos 93% para utilizadores vulneráveis

A Mazda, em particular, foi destacada pela qualidade do design estrutural e pela eficácia do sistema de prevenção de abertura de portas em trajetória de ciclistas.


Já a Deepal, apesar da boa nota, recebeu uma observação crítica: o S07, avaliado no ano anterior, permitia desligar permanentemente o alerta de distração, considerado um retrocesso em proteção ativa.


Hidrogénio mantém competitividade: Hyundai NEXO recebe cinco estrelas

O Hyundai NEXO, um dos poucos modelos a hidrogénio avaliados na Europa, alcançou cinco estrelas e pontuações comparáveis às de SUVs elétricos e a combustão. A Euro NCAP destaca o valor simbólico do resultado num momento em que diferentes tecnologias de propulsão disputam espaço no mercado.


O impacto decisivo dos pacotes de segurança opcionais

Um dos exemplos mais claros desta ronda é o Kia EV4. Na versão de série, obteve 4 estrelas, mas quando equipado com o DriveWise ADAS Safety Pack, que adiciona radares e sistemas de mitigação para ciclistas, o mesmo modelo sobe para 5 estrelas.


A Euro NCAP sublinha que esta diferença deve ser encarada como alerta: consumidores devem conhecer a importância dos equipamentos opcionais, muitas vezes determinantes para a eficácia da condução assistida.


Quatro estrelas consistentes: Alpine, Jeep, Toyota e outros

Modelos como o Alpine A390, Jeep Compass, Toyota Aygo X e Toyota Yaris ficaram pelas quatro estrelas, muitas vezes penalizados pela menor performance dos sistemas de prevenção de acidentes.


A Euro NCAP nota que alguns compactos apresentam sistemas equivalentes aos de modelos maiores, enquanto outros continuam a revelar lacunas particularmente nos testes de travagem autónoma.


Kia PV5 Passenger
Kia PV5 Passenger

Todas as classificações Euro NCAP – Dezembro 2025


Carro

Pontuação Euro NCAP

Adultos

Crianças

Vulneráveis

Safety Assist

Alpine A390

4 estrelas

74%

85%

80%

77%

CHERY TIGGO 4

4 estrelas

79%

85%

78%

80%

Deepal S05

5 estrelas

94%

87%

78%

76%

EBRO s400

4 estrelas

79%

85%

78%

80%

EXLANTIX ET

5 estrelas

90%

85%

76%

79%

GEELY STARRAY EM-i

5 estrelas

90%

87%

86%

77%

Hyundai NEXO

5 estrelas

90%

85%

76%

80%

Jeep Compass

4 estrelas

80%

85%

74%

66%

Kia EV4 (standard)

4 estrelas

84%

85%

77%

67%

Kia EV4 (Safety Pack)

5 estrelas

84%

85%

77%

78%

Kia PV5 Passenger

4 estrelas

83%

85%

64%

65%

MAZDA CX-5

5 estrelas

90%

89%

93%

83%

Mercedes-Benz CLA

5 estrelas

94%

89%

93%

85%

MG MG4 EV Urban

5 estrelas

87%

85%

85%

80%

Mitsubishi Eclipse Cross

5 estrelas

83%

86%

82%

70%

Porsche Cayenne

5 estrelas

91%

89%

81%

79%

Renault Clio

4 estrelas

79%

82%

80%

73%

Toyota Aygo X

4 estrelas

73%

72%

83%

68%

Toyota Yaris

4 estrelas

72%

84%

83%

72%

VW T-Roc

5 estrelas

91%

87%

87%

77%

O que esperar em 2026

Com mais carros testados do que em qualquer outro ano, a Euro NCAP considera 2025 um ponto de viragem. No próximo ano entram em vigor novos protocolos, mais exigentes em áreas como:

  • comportamento das assistências em cenários complexos,

  • deteção de ciclistas e motociclistas,

  • gestão do condutor em modo semi-autónomo.

A fasquia será mais alta – e a organização espera que os construtores acompanhem essa evolução.


👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”

Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo


ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Interior do smart #1 Brabus (Parte 1): portas sem moldura e bancos exclusivos

Interior do smart #1 Brabus (Parte 1): portas sem moldura e bancos exclusivos

03:00
O smart mais rápido de sempre: #1 Brabus com tração integral e 0–100 km/h em 3,9s

O smart mais rápido de sempre: #1 Brabus com tração integral e 0–100 km/h em 3,9s

02:57
smart #1 BRABUS: o elétrico compacto mais radical que já testámos!

smart #1 BRABUS: o elétrico compacto mais radical que já testámos!

02:50
Kauai EV Premium: o que realmente descobrimos depois de testar tudo

Kauai EV Premium: o que realmente descobrimos depois de testar tudo

02:58

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page