A marca Lancia anunciou que Miki Biasion irá participar no desenvolvimento do Lancia Ypsilon HF e do Lancia Ypsilon Rally 4 HF. Em 2025, a Lancia lançará a versão de elevada performance do primeiro automóvel da nova era da marca, equipado com um motor 100% elétrico de 240 cv.
No próximo ano, a Lancia também fará o seu regresso oficial aos Ralis com o Lancia Ypsilon Rally 4 HF, com o objetivo de dar espaço aos jovens pilotos que estão a iniciar as suas carreiras poderem tornar-se os profissionais do futuro.
Ambos os modelos foram apresentados no final de maio, sublinhando a ligação da Lancia ao desporto motorizado e ao intrépido espírito que a tornou a marca de maior sucesso de todos os tempos no mundo dos ralis.
“Hoje, a Lancia dá mais um passo em frente no seu percurso de renascimento. No final de maio apresentámos em antevisão dois grandes novos modelos, que serão lançados oficialmente em 2025: o Novo Lancia Ypsilon HF, a versão de elevada performance do primeiro automóvel da nova era da marca; e o Lancia Ypsilon Rally 4 HF, o modelo que marcará o regresso oficial da Lancia ao mundo dos ralis, em linha com a sua lendária história desportiva. O ‘porta-voz’ natural deste duplo regresso só poderia ser Miki Biasion, o piloto italiano de ralis mais bem sucedido de todos os tempos, que contribuiu para fazer da Lancia a marca mais vitoriosa de sempre na história da modalidade. Os seus muitos anos de experiência com a equipa Lancia Corse serão fundamentais para o desenvolvimento de ambos os carros. É o início de um novo capítulo na história do renascimento da marca, caracterizado pela ambição, pragmatismo e humildade, totalmente em linha com o ADN da marca", declarou Luca Napolitano, CEO da marca Lancia.
“Sinto-me extremamente honrado por poder apoiar a Equipa de Produto da Lancia nas configurações e comportamento dinâmico do Ypsilon HF, oferecendo um verdadeiro prazer de condução desportiva aos seus condutores. Estou também muito satisfeito por trabalhar com a equipa Stellantis Motorsport no aperfeiçoamento do desempenho do Ypsilon Rally 4 HF: ‘setup’, travagem e calibração do motor. Espero poder encorajar todos os jovens pilotos que estão a fazer o seu percurso com o nosso Lancia Ypsilon Rally 4 HF, para se tornarem os profissionais e campeões do futuro.
A Lancia das vitórias e das competições está de volta e estou absolutamente encantado por fazer parte disso”, afirmou Miki Biasion.
Miki Biasion é um ícone na história do desporto automóvel, tendo contribuído para fazer da Lancia uma vencedora com 15 Campeonatos do Mundo de Ralis, marca de também se tornou histórica com vitórias em outras categorias como três Campeonatos do Mundo de Construtores e de Resistência, uma vitória nas 1000 Miglia, duas vitórias na Targa Florio e uma vitória na Carrera Panamericana.
Biasion fez a sua estreia nas cores da Lancia ao volante do Rally 037 Gr. B. Em 1983, ano em que correu e venceu os campeonatos italiano e europeu. A partir de 1986, participa apenas em ralis incluídos no Campeonato do Mundo: no seu primeiro ano, leva o Delta S4 à vitória na Argentina. Os resultados melhoraram ainda mais na época seguinte; as suas cinco vitórias em 1988 incluíram o seu primeiro título mundial com o Delta Integrale Gr. A. Em 1989, Biasion juntou-se às fileiras dos bicampeões mundiais e, em ambos os anos, venceu também o Rali Safari, em África, sendo o único italiano a consegui-lo.
Desta forma, Biasion ligou indissociavelmente o seu nome a esta marca nos anos 80 e 90, tornando-se no piloto italiano com maior sucesso de todos os tempos, tendo conduzido o icónico Delta do Team Martini Racing ao triunfo nos Campeonatos do Mundo de 1988 e 1989.
Comments