top of page

Novo Citroën C5 Aircross: mais espaço, conforto e tecnologia — e agora também 100% elétrico

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • há 3 horas
  • 3 min de leitura

Novo Citroën C5 Aircross: mais espaço, conforto e tecnologia — e agora também 100% elétrico

A Citroën apresentou a segunda geração do C5 Aircross, um C-SUV totalmente renovado que estreia na marca a plataforma Stellantis STLA Medium. O novo modelo chega ao mercado português no segundo semestre de 2025 (a versão híbrida plug-in 195 cv está prevista para 2026), com gama multi-energia: híbrido 48V, híbrido plug-in e 100% elétrico.



Clique AQUI
Clique AQUI

Design e aerodinâmica: postura forte, linhas tensas

Com proporções mais generosas (4.652 mm de comprimento, 1.902 mm de largura e 2.784 mm de distância entre eixos), o novo C5 Aircross assume um visual musculado e esguio, orientado para a eficiência. Frente com assinatura luminosa de três pontos, Citroën Matrix LED, grelha fechada nas versões elétricas e detalhes aerodinâmicos (defletores, entradas de ar, “Light Wings” traseiras) contribuem para um SCx de 0,75 (antes: 0,84), traduzindo-se em mais de 30 km de autonomia adicional em autoestrada nas versões elétricas. Rodas de 740 mm com jantes até 20’’ e altura contida em 1,66 m favorecem a penetração aerodinâmica sem penalizar o habitáculo.


Habitáculo “C-Zen Lounge”: um casulo tecnológico

O interior foi concebido como um lounge:

  • Bancos Citroën Advanced Comfort (acolchoamento reforçado, apoio lombar pneumático, até 10 vias elétricas, aquecimento, ventilação e massagem).

  • Suspensões com Batentes Hidráulicos Progressivos: efeito “tapete voador”.

  • Ecrã tátil central HD em cascata, de operação intuitiva (widgets, barras fixas, climatização de acesso direto).

  • Head-Up Display alargado (30% maior face ao C5 X) e painel digital de 10”.

  • Conetividade: Apple CarPlay/Android Auto sem fios, dupla ligação Bluetooth, carregador wireless 15 W.

  • Assistente de voz “Hello Citroën” e integração ChatGPT para comandos naturais e informação contextual.


Novo Citroën C5 Aircross: mais espaço, conforto e tecnologia — e agora também 100% elétrico
Novo Citroën C5 Aircross: mais espaço, conforto e tecnologia — e agora também 100% elétrico

Graças à nova plataforma, a segunda fila oferece mais espaço para joelhos (+51 mm) e +68 mm de altura face ao anterior C5 Aircross. Encostos reclináveis 21°–33°, apoio de braço com dois porta-copos e ranhuras para smartphones, duas USB-C traseiras (e duas à frente), tomadas 12V e teto panorâmico (secção frontal de abertura elétrica).A bagageira mantém capacidade idêntica em todas as motorizações: 565 dm³ (ou 651 L em medição líquida) até 1.668 dm³ com bancos rebatidos. Piso de dupla altura (até 75 L sob o piso), portão motorizado mãos-livres e cerca de 40 L de arrumos adicionais no habitáculo.

Ajuda à condução: mais tranquilidade no dia a dia

Pacote Drive Assist 2.0 (Nível 2):

  • Mudança de faixa semiautomática (70 km/h),

  • Alerta de trânsito à retaguarda,

  • Câmara de vigilância do condutor,

  • Ângulo morto alargado (radar até 75 m). Estacionamento com VisioPark 360° (quatro câmaras + oito sensores).


Novo Citroën C5 Aircross: mais espaço, conforto e tecnologia — e agora também 100% elétrico

Gama de motorizações (multi-energia)

Híbrido 145 Automático (48V)

  • 1.2 turbo (136 cv/100 kW) + e-motor síncrono de 9 kW (pico 21 kW) integrado na caixa eDCS 6 de dupla embraiagem.

  • Autonomia de até 950 km (WLTP combinado). Na cidade, até 50% do tempo em modo elétrico.

  • –15% de consumo vs. gasolina não híbrida (–4% vs. C5 Aircross híbrido anterior).


Híbrido Plug-in 195 Automático (Portugal em 2026)

  • 1.6 turbo (150 cv/110 kW) + e-motor 92 kW; potência combinada 195 cv (143 kW); eDCS 7.

  • 86 km médios de autonomia elétrica (até >100 km em cidade).

  • Depósito 55 L; autonomia total ~650 km em autoestrada.

  • Carregamento: 5h15 (0–100% a 7,4 kW com OBC 3,7 kW) ou 2h55 (OBC 7,4 kW).


ë-C5 Aircross 100% elétrico

  • 210 Autonomia Standard: 210 cv/157 kW, bateria 73 kWh, 520 km WLTP.

  • 230 Autonomia Elevada: 230 cv/170 kW, bateria 97 kWh, 680 km WLTP.

  • Modos Eco/Normal/Sport e travagem regenerativa em três níveis (patilhas).

  • Bomba de calor, bancos e volante aquecidos (eficiência e conforto).

  • Planeador EV (tráfego, SOC, topografia, POIs de carga em tempo real); app e-ROUTES.

  • Carregador AC trifásico 11 kW de série; DC até 160 kW:

    • 73 kWh: 30 min (20–80%); 6h45 (AC 7,4 kW) / 4h30 (AC 11 kW).

    • 97 kWh: 27 min (20–80%); 8h55 (AC 7,4 kW) / 6h30 (AC 11 kW).

  • A partir de 2026: OBC bidirecional 11/22 kW e V2L (fornecimento de energia a dispositivos externos).

Novo Citroën C5 Aircross: mais espaço, conforto e tecnologia — e agora também 100% elétrico

Produção europeia e materiais sustentáveis

Desenhado em Paris e produzido em Rennes (França), o novo C5 Aircross integra 160 kg de metais reciclados e 47 kg de plásticos reciclados/biológicos. Destaque para plásticos com 20% de ramos de videira (provenientes da Borgonha) nas zonas de arrumação. A bateria 97 kWh (Long Range) é produzida na ACC (Douvrin); a montagem de packs (73/97 kWh) decorre em Rennes. O EDM (Trémery), o e-motor STL-NIDEC e o inversor (Valenciennes) são igualmente fabricados em França.


👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”

Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo


ree



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Alfa Romeo Junior Ibrida: Estilo Italiano, emoção e eficiência na estrada

Alfa Romeo Junior Ibrida: Estilo Italiano, emoção e eficiência na estrada

02:59
Alfa Romeo Júnior Ibrida Speciale: Equilíbrio dinâmico, na estrada e na cidade!

Alfa Romeo Júnior Ibrida Speciale: Equilíbrio dinâmico, na estrada e na cidade!

02:49
Interior do Alfa Romeo Junior Speciale: elegância italiana e desportividade em cada detalhe

Interior do Alfa Romeo Junior Speciale: elegância italiana e desportividade em cada detalhe

02:52
Alfa Romeo Junior Speciale: o estilo atraente do design italiano

Alfa Romeo Junior Speciale: o estilo atraente do design italiano

03:00

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing

bottom of page