O Picanto, o hatchback compacto da Kia, já está já disponível para encomenda em Portugal com preços para o mercado nacional entre os 17.500 euros da versão de caixa de velocidade manual e 18.500 euros da versão com caixa automatizada, estando previstas condições especiais para pronto pagamento. A partir de outubro deste ano, juntar-se-á também a versão GT Line, esta última, de cariz mais desportivo.
O Picanto é um dos modelos mais vendidos da Kia em várias regiões do mundo, e continua a ser um dos destaques entre os condutores europeus do segmento A, que valorizam viagens curtas e o acesso a espaços de estacionamento limitados. Neste contexto, o novo Picanto oferece um conjunto de funcionalidades, muitas das quais passaram a ser fornecidas de série com esta nova versão.
Motor a gasolina 1.0 litros e opção 5MT ou 5AMT
O novo Picanto tem por base um motor a gasolina de 1.0 litros. Naturalmente aspirado, este motor apresenta condutas de recirculação de gases de escape melhoradas e um comando otimizado das válvulas de admissão. Além disso, proporciona ainda um melhor arrefecimento da câmara de combustão, graças a novos aperfeiçoamentos realizados neste domínio.
Este motor transmite a potência às rodas dianteiras através de uma caixa manual de cinco velocidades ou através da Caixa de Velocidades Manual Automatizada (AMT) da Kia, que se baseia numa transmissão manual de cinco velocidades dotada de atuadores de embraiagem e passagens de caixa para automatizar as respetivas funções. Com isso a Kia diz oferecer o melhor dos dois mundos, ao combinar a eficiência no consumo de combustível de uma caixa de velocidades manual convencional com a comodidade de uma caixa de velocidades automática descomplicada, que torna a condução urbana mais confortável.
Conforto a bordo e condução
O Picanto vem com suspensão independente MacPherson à frente e eixo traseiro com barra de torção. Uma cremalheira de direção rápida contribui para respostas imediatas às solicitações do condutor com 2,8 voltas par girar todo a direção das rodas dianteiras.
O Picanto oferece vetorização de binário por travagem – uma função adicional do sistema de Controlo Eletrónico de Estabilidade (Electronic Stability Control, ESC). Ao utilizar esta tecnologia num automóvel do segmento A, o Picanto mantém um nível elevado de segurança e estabilidade em curva, ajudando a reduzir a subviragem nas curvas mais acentuadas.
Tecnologia
O novo Picanto está equipado de série com um sistema de navegação com ecrã tátil “flutuante” de 8 polegadas e um visor digital de alta resolução de 4,2 polegadas no painel de instrumentos do condutor. O sistema de navegação com ecrã tátil de 8 polegadas possui Bluetooth, sendo possível emparelhar até dois dispositivos móveis em simultâneo – um para utilização de telefone “mãos-livres” e multimédia e outro apenas para uso de multimídia, por exemplo. Este sistema oferece ainda o Apple CarPlay e o Android Auto como equipamento de série.
As funcionalidades do Kia Connect incluem diversos serviços de bordo, nomeadamente informações de trânsito em tempo real, previsões meteorológicas, pontos de interesse (POI) e dados de possíveis estacionamentos na rua e em parques. Consoante o país, os utilizadores podem ainda enviar remotamente direções de percurso para o seu automóvel antes de uma viagem, verificar a localização do mesmo e aceder a relatórios de funcionamento e avisos de diagnóstico.
O Reconhecimento de Voz Online permite aos utilizadores pesquisar POI, moradas eatualizações meteorológicas. Um novo serviço de encaminhamento “Navegação Online” utiliza dados de trânsito em tempo real e históricos baseados na nuvem para prever percursos eficientes em termos de tempo.
Os clientes podem também aceder à aplicação Kia Connect, compatível com smartphones Android e Apple, que oferece funcionalidades como a Navegação de Última Milha. Esta ajuda-os a continuar a navegar até ao seu destino depois de estacionarem e saírem da sua viatura, ou a orientar-se em cidades e vilas onde os centros de estacionamento se situam muitas vezes longe das lojas, cafés e restaurantes.
Por último, o novo Picanto está equipado com uma nova funcionalidade “over-the-air”, mantém os sistemas de navegação e infotainment automaticamente atualizados por via remota, sem ser necessária qualquer ação humana.
Para segurança dos ocupantes, o novo Picanto contempla os Sistemas Avançados de Assistência à Condução (Advanced Driver Assistance Systems, ADAS) da Kia, e consoante a especificação, as novas funcionalidades do Picanto incluem a Assistência à Prevenção de Colisões Frontais com deteção de veículos, ciclistas e peões. Esta função inclui viragem em cruzamentos se surgir um risco de colisão ao virar à esquerda num cruzamento (ou ao virar à direita, no Reino Unido), a função aplica automaticamente uma travagem de emergência.
O Picanto está também disponível com Sistema de Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem, Aviso de Atenção do Condutor com Aviso de Arranque do Veículo da Frente, Assistência Inteligente à Limitação de Velocidade e Assistente de Manutenção na Faixa de Rodagem. O LFA utiliza a câmara dianteira para monitorizar as marcações da estrada, controlando a aperfeiçoada direção do Picanto para mantê-lo no centro da sua faixa.
Os condutores do novo Picanto podem ainda contar com o Sinal de Travagem de Emergência, que ativa automaticamente as luzes intermitentes de emergência para alertar o veículo atrás se o condutor travar de repente.
Nas subidas, a Assistência ao Arranque em Subidas mantém o veículo travado para garantir que este arranca suavemente.
O novo Picanto também apresenta, como equipamento de série, os sistemas de Gestão da Estabilidade do Veículo (Vehicle Stability Management, VSM), Controlo de Travagem em Curva (Cornering Brake Control, CBC) e Estabilidade em Linha Reta (Straight-line Stability, SLS) da Kia, que ajudam o condutor a manter o controlo do veículo nas travagens e em curva.
Igualmente fornecidos de série são os seis airbags, frontal, lateral e cortina, as correias e fixações ISOFIX para cadeiras de criança e a garantia de 7 anos ou 150 000 quilómetros da Kia.
Comentários