
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













O A6 Limousine está a chegar aos concessionários oficiais Audi em Portugal.
A dianteira é caracterizada pela grande grelha Singleframe, cuja posição baixa, estendendo-se até à extremidade inferior do para-choques, também contribui para alcançar uma excelente aerodinâmica. Além disso, um spoiler dianteiro integrado no para-choques reduz a sustentação no eixo dianteiro e garante uma melhor canalização do ar por baixo da carroçaria.
Um excelente exemplo da colaboração entre os designers e os especialistas em aerodinâmica são as entradas de ar laterais na frente, as chamadas cortinas de ar. Estas servem para canalizar o fluxo de ar à volta das rodas dianteiras e da lateral do veículo da forma mais suave possível.
O conceito em si não é novo, mas os responsáveis pelo desenvolvimento otimizaram de forma significativa as generosas cortinas de ar, que estão harmoniosamente integradas na secção dianteira do veiculo, tanto do ponto de vista estético como funcional. O design tridimensional das impressionantes entradas de ar melhora o fluxo de ar, conferindo ao A6 Limousine uma aparência poderosa e desportiva.
Sebastian Weiper acrescenta:
“Do ponto de vista aerodinâmico, as cortinas de ar são o elemento mais importante na dianteira. Recebemos os dados do Design e otimizámo-los em conjunto, se necessário, por razões funcionais. É um processo simultâneo. Quando já se trabalha em conjunto há algum tempo, compreende-se bem o que a outra equipa precisa durante o processo e sabe-se que soluções serão simultaneamente eficazes e bem recebidas.”
À boa maneira da Audi, a secção traseira alongada do A6 Limousine é particularmente progressiva. Com os anéis da Audi elevados e a ampla faixa de luzes, transmite prestígio. A traseira apresenta uma característica especial: curva-se ligeiramente para cima no final. Este design é crucial para a aerodinâmica excecional do modelo. Em conjunto com a ranhura côncava à sua frente, o ângulo acentuado da aresta terminal assegura uma separação ideal do fluxo de ar.
Em combinação com o difusor largo e imponente, a turbulência do ar na traseira e atrás do veículo é minimizada e mantida dentro de um intervalo ideal do ponto de vista aerodinâmico. O resultado é um equilíbrio perfeito entre a sustentação no eixo traseiro e o arrasto, o que melhora a dinâmica.

Detalhes ocultos
Para além dos componentes funcionais visíveis, existem também muitas medidas aerodinâmicas ocultas. Por exemplo, duas entradas de ar frio controladas separadamente, situadas atrás da grelha Singleframe, fazem parte do sofisticado conceito aerodinâmico. Estas asseguram um fluxo de ar otimizado em torno do compartimento do motor. Para explorar ao máximo o potencial desta tecnologia, a Audi também otimizou a junção entre o para-choques e a unidade de refrigeração, reduzindo as perdas de fluxo de ar nesta zona em até 70%. Para tal, os elementos de controlo do ar foram significativamente reforçados. A interface única para a entrada de ar e para a refrigeração do motor também contribui para um melhor escoamento do ar em torno da carroçaria.
Adicionalmente, inúmeros painéis na parte inferior do veículo garantem um fluxo de ar controlado e harmonioso. Entre estes encontram-se spoilers de roda e coberturas específicas no túnel da transmissão e no eixo traseiro.
Com a opcional suspensão pneumática adaptativa, o A6 Limousine oferece uma vantagem adicional em termos de aerodinâmica. Em comparação com a suspensão de série, o veículo fica 20 milímetros mais baixo em modo normal (além dos modos balanced, efficiency e comfort). Em modo dynamic, a altura ao solo é reduzida em mais 10 milímetros para uma condução mais desportiva. Para reduzir o arrasto aerodinâmico, a carroçaria também é rebaixada para o nível mais baixo a velocidades elevadas nos modos balanced e efficiency.
Menor ruído do vento significa maior conforto
O desenvolvimento simultâneo da aerodinâmica e da insonorização tem um efeito positivo no conforto em estrada: menos ruído do vento aumenta a sensação de bem-estar a bordo. Por exemplo, o isolamento acústico foi melhorado até 30% em comparação com o modelo anterior. Vidros mais bem vedados e uma junção de portas otimizada resultam numa acústica mais agradável no interior e, consequentemente, num maior conforto para os ocupantes. A oferta de vidros acústicos opcionais inclui agora os vidros das portas traseiras, além dos vidros laterais dianteiros. A utilização de um elemento vedante na tampa da bagageira também minimiza significativamente o ruído do vento em comparação com o seu antecessor.
Além disso, todos os pneus de 19 polegadas ou mais estão equipados com absorventes de ruído. Estes consistem em anéis de espuma no interior do pneu que reduzem as vibrações do ar e têm, assim, um efeito positivo no nível de ruído no habitáculo. Novos apoios de motor e de transmissão contribuem para uma condução mais suave e silenciosa. A forma dos dentes das engrenagens também foi otimizada, o que melhora a acústica da caixa S tronic.
A partir de 65.350 euros
O novo Audi A6 Limousine é produzido em Neckarsulm. Com o motor TDI de 150 kW (204 cv) na versão de entrada, o modelo com carroçaria de três volumes tem um preço inicial de 65.350 euros. Numerosos equipamentos de elevada qualidade aumentam o conforto a bordo, incluindo o tejadilho panorâmico em vidro de transparência variável, sistema de som premium 3D da Bang & Olufsen, climatização automática de quatro zonas e o pacote de qualidade do ar com ionizador e sensor de partículas finas.
Gama A6 Limousine (Preços recomendados)
- A6 Limousine TDI S tronic (204 cv) – 65.350 €
- A6 Limousine TDI quattro S tronic (204 cv) – 70.950 €
- A6 Limousine e-hybrid quattro 220 kW (299 cv) – 69.285 €
- A6 Limousine e-hybrid quattro 270 kW (367 cv) – 84.785 €
Consumo de combustível/energia elétrica e emissões dos modelos acima referidos:
Audi A6 Limousine TDI S tronic (204 cv)
Consumo combinado de combustível (em l/100 km): 4,9
Emissões combinadas de CO₂ (em g/km): 128
Audi A6 Limousine TDI quattro S tronic (204 cv)
Consumo combinado de combustível (em l/100 km): 5,2
Emissões combinadas de CO₂ (em g/km): 136
Audi A6 Limousine e-hybrid quattro 220 kW (299 cv)
Consumo combinado de combustível (em l/100 km): 2,2
Emissões combinadas de CO₂ (em g/km): 49
Audi A6 Limousine e-hybrid quattro 270 kW (367 cv)
Consumo combinado de combustível (em l/100 km): 2,2
Emissões combinadas de CO₂ (em g/km): 51































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