Opel Astra Sports Tourer Hybrid faz 4,3 L/100 km percorrendo mais de 1200 km
- Redação Europa
- 27 de ago.
- 2 min de leitura

Com apenas um depósito de combustível: o Astra Sports Tourer percorreu uma distância superior a 1200 quilómetros com um consumo médio de combustível de apenas 4,3 litros por cada 100 quilómetros, lembrando que no teste que realizamos com o Corsa Hybrid a equipa da Revista Publiracing conseguiu 4,6 L/100 km de média, reiterando a eficiência destas mecânicas.
Condições de condução diárias incluiu uma grande variedade de perfis de percurso e velocidades e teve como intervenientes jornalistas de uma TV alemã que fizeram o percurso entre Munique a Sylt sem reabastecer.
A equipa da Opel queria saber exatamente até onde o automóvel da classe dos compactos com tecnologia de 48 Volt poderia chegar com um único depósito de combustível.
Uma potência de 107 kW (145 cv) e um depósito de combustível com 52 litros de capacidade – estas foram as condições prévias que o Opel Astra Sports Tourer teve para o seu teste de longa distância. Depois, os condutores do teste da Opel partiram para um percurso de cerca de 106 quilómetros, que ia de Rüsselsheim, passando por Darmstadt, até Worms e de volta à sede da Opel, na margem esquerda do Reno.
O percurso, que o Astra Sports Tourer Hybrid completou onze vezes ao longo de dois dias sem reabastecimento, incluía uma grande variedade de tipos de estradas.
Os condutores do teste conduziram em autoestrada, bem como em estradas rurais e pequenas estradas de aldeias. Alcançaram uma velocidade máxima de 138 km/h, conduziram pelas aldeias a baixas velocidades e tiveram de ficar em filas no trânsito matinal e na hora de ponta da parte da tarde, bem como em obras – muitas vezes em modo “para-arranca”, que consome normalmente muito combustível. Assim, o teste decorreu em condições quotidianas, tal como vividas por todos os condutores e tal como são também utilizadas como base para o ciclo WLTP. A temperatura exterior durante o período de teste foi, em média, de uns agradáveis 23 graus Celsius.
O Astra Sports Tourer Hybrid que a Opel estava equipado com vários extras, como um teto solar elétrico em vidro, detalhes que aumentam o peso e, consequentemente, o consumo.
Graças ao motor elétrico de 15,6 kW (21 cv) e à bateria de 48 Volt, a percentagem do percurso percorrido exclusivamente a energia elétrica foi de pouco mais de 28%. Convertido em quilómetros, o Astra Sports Tourer Hybrid percorreu cerca de 345 quilómetros exclusivamente com energia elétrica durante o teste, tudo isto a uma velocidade média de 61 km/h.
Comentários