Pensado nas cidades, Dolphin Surf é o mais novo 100% elétrico da BYD
- Redação Europa
- há 22 horas
- 7 min de leitura

Novo BYD Dolphin Surf, o compacto 100% elétrico, concebido para a vida na grande cidade, equipado com a revolucionária Blade Battery e utiliza a e-Platform 3.0.
Com uma bagageira de 308 litros para uma utilização quotidiana o novo Dolphin Surf promete ser uma excelente relação qualidade/preço, estando disponível em Portugal a partir de 16.980 euros, mais IVA.

A BYD apresentou aos clientes europeus o novo Dolphin Surf. O modelo que passa a ser o mais acessível da BYD e que combina uma aparência moderna e desportiva com uma personalidade divertida, além de um habitáculo prático, repleto de detalhes práticos e de alta tecnologia, chegando com fortes argumentos no segmento dos veículos 100% elétricos compactos, pensados nos espaços reduzidos das grandes cidades.
O modelo chega com uma boa referência já que no mês passado, um júri de jornalistas de renome do setor automóvel nomeou as versões do modelo para o mercado global como Carro Urbano Mundial do Ano, nos prestigiados Prémios World Car of the Year.
O novo modelo 100% elétrico da BYD conta com 3.990 mm de comprimento, 1.720 mm de largura e 1.590 mm de altura, o que confere ao novo modelo dimensões ideais para utilização urbana e um comportamento ágil perfeitamente adequado para ruas estreitas da cidade e pequenos espaços de estacionamento.
A utilização inteligente do chassis e-Platform 3.0 proporciona boa habitabilidade e uma capacidade de bagageira que são comparáveis a modelos de classe superior, tornando o novo Dolphin Surf uma boa opção para profissionais ou famílias em sua rotina urbana 100% elétrica.
A vice-presidente executiva da BYD, Stella Li, afirmou: "Estamos muito satisfeitos por o novo BYD Dolphin Surf estar agora disponível para os clientes europeus. Há vários meses que temos vindo a responder a questões sobre este modelo e estamos conscientes da procura existente, na Europa, por automóveis elétricos mais acessíveis. A combinação do novo modelo com o seu design divertido, o carácter prático, suas dimensões ideais para a cidade, o desempenho sólido e a tecnologia avançada vão ser certamente fatores apelativos para os clientes que procuram um veículo fácil de conduzir em meio urbano, sem abdicar de funcionalidades. Sabemos que o novo Dolphin Surf está pronto para a Europa e acreditamos que a Europa também está pronta para o novo BYD Dolphin Surf."

Divertido e prático
O novo citadino tem um design distinto que facilmente se destaca pela combinação de funcionalidade com um sentido de diversão desportiva. Na lateral, o veículo tem um perfil em arco único que ajuda a proporcionar um amplo e excecional espaço de habitáculo para a classe, e um contorno largo da carroçaria que se eleva ao longo da lateral do modelo para lhe dar um aspeto dinâmico reforçado pelas jantes de 15 ou 16 polegadas de série.
O pilar C inclui um elemento de matriz de pontos inspirado em cristais de gelo, que ajuda a separar visualmente o tejadilho e a criar assim um sofisticado efeito "flutuante".
Na frente, os faróis apresentam linhas bem definidas, enquanto a sua forma interior é composta por seis faixas de luz angulares. Estas luzes de circulação diurna integradas completam o visual nítido que também se baseia nos vincos do para-choques inferior e nas linhas horizontais que alongam a postura visual, criando uma personalidade arrojada.

A traseira apresenta um spoiler de tejadilho, com linha prolongada, e ajuda a limpar o fluxo de ar e melhora a eficiência aerodinâmica, juntamente com uma linha a todo o comprimento a integrar as luzes traseiras - uma caraterística inovadora para a classe - que também confere ao modelo um efeito visual alargado.
Tecnologia ao estilo BYD
Por baixo da carroçaria está a e-Platform 3.0 da BYD. Concebida especificamente para veículos elétricos, a e-Platform 3.0 incorpora a Blade Battery, marca registada da BYD, que utiliza fosfato de ferro e lítio (LFP) para níveis mais elevados de durabilidade e segurança, e sem a utilização de cobalto.

A nova proposta está disponível em duas versões da Blade Battery - 30kWh (versão Active) e 43,2kWh (Boost e Comfort), que proporcionam até 322 km de autonomia combinada WLTP. A autonomia WLTP em cidade atinge os 507 km, o que demonstra que um único carregamento pode ser suficiente para muitos clientes urbanos conduzirem o seu BYD Dolphin Suf durante semanas em deslocações normais.
Como empresa de tecnologia, a BYD consegue aproveitar as vantagens de desenvolver e possuir todos os seus próprios sistemas - e isto aplica-se tanto ao novo modelo como a qualquer outro comercializado pela marca. No coração do veículo está o primeiro sistema de propulsão elétrica 8 em 1 produzido em série no mundo, que combina o motor de tração, o redutor, o carregador, o conversor DC, a caixa de distribuição de energia de alta tensão, o controlador de gestão da bateria, a unidade de controlo do veículo e o controlador do motor num único módulo. Isto maximiza a utilização do espaço e melhora a eficiência, ambos fatores particularmente importantes num veículo urbano compacto.
O novo citadino está disponível com várias opções de potência do motor montado na parte dianteira. A versão base, Active, combina a bateria de 30 kWh com um motor de 65 kW para uma aceleração dos 0-100 km/h de 11,1 segundos, enquanto o Boost, versão com a maior autonomia, apresenta o mesmo motor, mas a Blade Battery de 43,2 kWh (0-100 km/h em 12,1 segundos).

Já a versão Comfort, topo de gama, combina a bateria de maior capacidade com o motor mais potente da sua classe (115kW/220Nm), reduzindo o tempo de aceleração dos 0 aos 100km/h para 9,1 segundos.
O novo modelo permite um carregamento DC de 65kW (Active) e 85kW (Boost e Comfort), pelo que, independentemente da capacidade da bateria, pode passar de 10% a 80% do estado de carga em 30 minutos. O carregamento trifásico de 11kW AC é padrão em toda a gama, permitindo o carregamento de 100% a partir de 0% em três horas e meia (Active) ou cinco horas (Boost e Comfort). Todas estas taxas de carregamento suportam confortavelmente as deslocações urbanas diárias, enquanto a capacidade de carregamento em estações rápidas DC significa que o BYD DOLPHIN SURF pode facilmente efetuar viagens mais longas quando necessário.

Habitáculo tecnológico e prático
O novo BYD Dolphin Surf combina um design compacto com uma distância entre eixos de 2500 mm, equivalente à de muitos veículos de maiores dimensões e garante espaço interior suficiente para os quatro ocupantes viajarem com conforto.
O acabamento interior combina uma sensação de diversão e emoção com funcionalidade; um design simples do painel de instrumentos incorpora o ecrã de infoentretenimento de série numa posição suficientemente próxima da linha de visão do condutor para facilitar a utilização, mas suficientemente baixa para não obstruir a visão através do para-brisas. Discretos apontamentos com efeito de metal escovado conferem um toque de sofisticação ao painel frontal.
Os bancos dianteiros, dependendo da versão, podem incluir regulação elétrica e aquecimento. Todas as versões do novo modelo compacto urbano 100% elétrico estão equipadas com três pontos de fixação ISOFIX - dois na traseira e um no banco do passageiro da frente - reforçando a versatilidade do novo BYD para clientes com crianças.
A capacidade da bagageira demonstra as vantagens da sua plataforma EV personalizada, juntamente com a configuração da suspensão traseira com barra de torção, que otimiza o espaço. A capacidade de série é de 308 litros, mais do que o tamanho oferecido por muitos veículos da classe acima - e este espaço pode ser alargado até 1037 litros quando os bancos traseiros são rebatidos.
Esta flexibilidade é reforçada por um total de 20 locais de arrumação espalhadas pelo veículo - tudo desde um par de suportes para copos entre os bancos dianteiros até uma prática área por baixo do piso da bagageira, ideal para manter os cabos de carregamento fora do espaço de carga principal.

O novo Dolphin Surf vem com o ecrã tátil rotativo de 10,1 polegadas da BYD, que incorpora a mais recente interface de utilizador da marca (incluindo uma barra de atalhos personalizável permanente e controlo por gestos com três dedos para aquecimento e ventilação), bem como conectividade Apple CarPlay e Android Auto.
O novo modelo também dispõe de um comando de voz intuitivo através do comando "Hi BYD" que lhe permite aceder a muitas funções-chave sem tirar as mãos do volante.
Através da tecnologia NFC, é possível destrancar o veículo ao encostar o smartphone ou um dispositivo wearable ao sensor no espelho retrovisor, facilitando o acesso a qualquer momento. Pode ainda utilizar a aplicação BYD no seu smartphone para regular a temperatura do habitáculo antes mesmo de abrir a porta.
O Dolphin Surf está preparado para acompanhar estilos de vida ativos — e isso inclui a tecnologia Vehicle-to-Load (V2L), que permite alimentar dispositivos externos, até 3,3 kW, diretamente através da bateria do automóvel. Seja uma máquina de café ou um grelhador elétrico, é possível utilizá-los no local, tornando-o ideal para passeios na praia ou no campo.
O habitáculo inclui airbags para o condutor e passageiro dianteiro, bem como airbags laterais de cortina e airbags laterais nos bancos dianteiros. Todas as versões recebem um Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) de série, com um conjunto de ajudas que inclui:

Controlo de velocidade de cruzeiro inteligente, travagem automática de emergência, assistência à saída da faixa de rodagem e controlo inteligente de máximos. A lista de equipamento de segurança também inclui um sistema de controlo da pressão dos pneus, uma função de chamada de emergência e fechaduras de segurança para crianças.
Mesmo a versão base do modelo, Active, recebe um sistema de infoentretenimento com ecrã tátil rotativo de 10,1 polegadas de série, juntamente com sensores de estacionamento traseiros e uma câmara de visão traseira, luzes diurnas LED, capacidade de ligação veículo-carga (V2L), entrada e arranque sem chave NFC, controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo, ar condicionado, bancos em pele vegan e espelhos laterais ajustáveis eletricamente.

Além da bateria de maior capacidade e das jantes de liga leve de 16 polegadas, a versão Boost inclui ajuste elétrico nos bancos dianteiros, juntamente com o limpa para-brisas com sensores de chuva e espelhos laterais elétricos rebatíveis.
O topo de gama Comfort, inclui uma câmara de 360 graus, faróis LED, vidro de privacidade traseiro, luzes de apoio nos espelhos laterais, bancos dianteiros aquecidos e carregamento de smartphone sem fios.
O novo modelo está disponível em Portugal com quatro opções exteriores de cor, Lime Green, Polar Night Black, Apricity White e Ice Blue, e interior Black and Grey, prevendo-se que as primeiras unidades cheguem aos clientes a partir de junho.
Inicialmente o line-up do modelo fica da seguinte forma: Active (30 kWh) por 20.885 euros, Boost (43,2 kWh) por 24.990 euros e Comfort (43,2 kWh) por 27.990 euros, PVP sem despesas de legalização e transporte.
Comentarios