top of page

Peugeot Rally Cup segue para mais uma ronda nacional e a primeira Ibérica

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • há 2 dias
  • 4 min de leitura

Serão 21 os “Leões” presentes no Rali Terras D’Aboboreira - Amarante / Baião / Marco de Canaveses, a segunda jornada da Peugeot Rally Cup 2025, que ocorre pouco mais de um mês após o entusiasmante arranque da competição portuguesa. O rali marca, também, o início da Peugeot Rally Cup Ibérica 2025, dando início à sétima época do bem-sucedido troféu que percorre múltiplas classificativas de ambos os lados da fronteira.


Num pelotão recheado de irreverência e talento contam-se três nacionalidades diferentes, com as duplas lusas em maior número. São 14 as tripulações portuguesas que recebem a companhia de seis equipas espanholas e ainda uma francesa, evidenciado o carácter internacional dos troféus da Peugeot, que continuam a atrair jovens pilotos, dentro e fora da Península Ibérica. A esperá-los estarão 10 Especiais e 114,39 quilómetros ao cronómetro, numa prova desafiante e exigente em pisos de terra.


Retomando as primeiras lutas desenhadas no Algarve, Guilherme Meireles / Pedro Alves, Rafael Rêgo / Ana Gonçalves e Ricardo Sousa / Luís Marques - os vencedores dessa contenda - regressam para um segundo embate, juntando-se-lhes mais onze duplas portuguesas. De Espanha destacam-se Javier Cañada / Aday Ortiz, vencedores do Rallye Sierra Morena, primeira prova do Desafío Peugeot 2025 (nome dado ao campeonato na Espanha), Giovani Fariña / Alejandro Rodriguez e ainda Iago Gabeiras / Ian Quintana, dupla que este ano apostou na competição portuguesa. Baptiste Panissié / Theo Pallu são os únicos não ibéricos, aventurando-se no que será uma estreia de fogo. O grupo inclui uns quantos estreantes em ambos os campeonatos.


Todos competem nos Peugeot 208 Rally4, máquina que tem demostrado uma ótima competitividade, com raros abandonos por problemas mecânicos, e capaz de proporcionar disputas equilibradas. Tanto a competição espanhola como a portuguesa têm apoio técnico e logístico da Sports & You.



UM RALI, DUAS COMPETIÇÕES

Os 21 inscritos irão lutar pelos 15 mil euros em jogo para a competição nacional assim como pelos pontos para a classificação, que garante ao ‘Campeão’ a participação num rali em 2026, com uma viatura da categoria Rally 2 do grupo Stellantis. Nas contas da competição Ibérica, jogam-se as primeiras cartadas de uma luta que se antecipa acirrada. Ao ‘Campeão ’é garantido um programa oficial em Portugal ou Espanha em 2026. Prémios que certamente vão motivar os participantes desta jornada no norte de Portugal.


Neste lote de inscritos,  destaque para a dupla que vem de vitória no Rallye Casinos do Algarve, Ricardo Sousa / Luís Marques e que assim iniciam o fim de semana com o rótulo de favoritos na Peugeot Rally Cup Portugal, liderando a classificação geral, à frente da dupla Iago Gabeiras / Ian Quintana, com Guilherme Meireles / Pedro Alves na terceira posição. Destaque também para Rafael Rego / Ana Gonçalves, que foram protagonistas na emocionante prova algarvia.



De Espanha chega a dupla Javier Cañada / Aday Ortiz para dar continuidade ao bom momento iniciado na vitória no Rallye Sierra Morena, primeira prova do Desafío Peugeot 2025 (denominação do troféu espanhol). O mesmo pretendem alcançar Giovanni Fariña / Alejandro Rodriguez, a dupla que mais próxima ficou dos vencedores daquele rali espanhol.

Nota de destaque para a presença de uma dupla francesa. Baptiste Panissié / Theo Pallu chegam a Portugal para a sua primeira aventura fora do seu país natal, ganhando experiência para outros voos, num rali que conta com uma lista de inscritos de luxo, já com vista à preparação para o Rally de Portugal. Nada melhor que aprender onde os melhores se preparam.


Nas duplas lusas, Hélder Miranda terá um novo navegador para esta prova (André Bastos), tal como Rafael Antunes, que terá ao seu lado Paulo Lopes.


Os pilotos portugueses irão, também, bater-se pelos melhores lugares no CPR / 2 Rodas Motrizes, categoria onde o 208 Rally4 tem dado cartas, num Rali Terras D’Aboboreira que tem, também, estatuto internacional, ao pontuar para o FIA European Rally Trophy (ERT), para Pilotos e Navegadores, e para o FIA Junior ERT, para Pilotos.



DEZ ESPECIAIS E 114,39 KM AO CRONÓMETRO

Organizado pelo Clube Automóvel de Amarante, o Rali Terras D’Aboboreira - Amarante / Baião / Marco de Canaveses será a terceira prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) de 2025. Agendado para os dias 2 e 3 de maio, conta com um percurso total de 410,53 quilómetros, dos quais 114,39 cronometrados. No total, o rali integra 10 Especiais de Classificação, incluindo uma Super Especial de 2,07 quilómetros.


O centro operacional do evento ficará instalado na Casa DIFF e o Parque de Assistência, Zona de Refuel e Parque Fechado ocupará o perímetro da Metalocardoso, em Amarante. A fase pré-competitiva tem início na manhã de sexta-feira, 2 de maio, com o habitual Shakedown marcado para as 8h30, em Vila Boa de Quires.


A competição arranca nessa mesma tarde, com a primeira secção a partir de Amarante às 15h30. A primeira especial cronometrada será disputada às 16h00, com o troço de Amarante, que terá uma extensão de 7,72 km. Segue-se a classificativa Marco, com 6,88 km, marcada para as 17h15. A jornada termina com a Super Especial noturna, Marco Rios de Emoção, com 2,07 km, que terá lugar junto ao Tribunal de Marco de Canaveses, a partir das 21h00.


A segunda e derradeira etapa do rali realiza-se no sábado, 3 de maio, com arranque previsto para as 08h00. A manhã inclui três especiais: Marco 2, com início às 09h10, Baião, com 12,72 km às 09h45, e Marão, com 14,07 km a disputar-se às 10h30. Após uma paragem para assistência, o rali prossegue com a segunda passagem pelo troço de Amarante, que será percorrido às 13h35. O troço de Aboboreira, o mais longo da prova com 21,13 km, está agendado para as 14h25. A segunda passagem por Marão terá lugar às 15h20, enquanto a última classificativa da prova — Aboboreira 2 — está marcada para as 18h15. Esta última especial servirá como Power Stage, atribuindo pontos adicionais aos mais rápidos.


A cerimónia de pódio e entrega de prémios está agendada para as 19h40, na Avenida General Silveira, em Amarante, encerrando oficialmente o evento. No cômputo geral, o rali inclui 296,14 quilómetros de ligações, com 27,86% do percurso total reservado a troços discutidos contra o cronómetro.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
📌 O Toyota C-HR hibrido Plug-In é moderno e muito eficiente

📌 O Toyota C-HR hibrido Plug-In é moderno e muito eficiente

01:35
Reproduzir vídeo
Para o Opel Grandlang Portugal ficou pequeno!🌍

Para o Opel Grandlang Portugal ficou pequeno!🌍

01:34
Reproduzir vídeo
📌 Opel GrandLand: GRANDE de verdadeiro SUV e GRANDE de autonomia

📌 Opel GrandLand: GRANDE de verdadeiro SUV e GRANDE de autonomia

01:59
Reproduzir vídeo
📌 Opel Grandland é o expoente máximo da tecnologia Opel

📌 Opel Grandland é o expoente máximo da tecnologia Opel

01:34
Reproduzir vídeo
bottom of page