
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













A fábrica Ampere ElectriCity, em Douai, atingiu um marco simbólico para a indústria francesa: 100 mil Renault 5 E-Tech elétricos produzidos em apenas 15 meses. O modelo, vencedor do Carro do Ano 2025, consolida-se como um dos elétricos mais vendidos da Europa e prepara novas atualizações tecnológicas para 2026.
A Renault celebra um feito industrial que ultrapassa a dimensão numérica: a produção do 100.000.º Renault 5 E-Tech elétrico na fábrica de Douai, o coração do polo industrial Ampere ElectriCity. Lançado em outubro de 2024, o modelo não só recuperou um nome histórico para a marca como se tornou o principal símbolo da estratégia francesa de eletrificação acessível. O marco foi assinalado pelos trabalhadores da unidade, que atualmente monta cerca de 900 automóveis por dia, dois terços dos quais pertencentes à gama Renault 5 E-Tech.
Distinguido como Carro do Ano 2025, o renovado Renault 5 tem sido um motor de adesão à mobilidade elétrica. Com cinco níveis de equipamento, três motores e duas capacidades de bateria, o modelo posiciona-se como uma resposta direta às exigências de custo, eficiência e autonomia no segmento B — razão pela qual ocupa, há vários meses, a liderança europeia entre os elétricos urbanos e alcança também o segundo lugar no mercado retalhista europeu considerando todos os segmentos.
A fábrica de Douai, transformada para responder à eletrificação total, reúne tecnologias avançadas e um ecossistema de fornecedores localizados num raio de apenas 300 quilómetros. É também um raro exemplo europeu de linha única capaz de montar seis modelos elétricos: Renault 5, Mégane, Scénic, Alpine A290, Nissan Micra e Mitsubishi Eclipse Cross.
“Celebramos muito mais do que um número”, assinalou Pierre-Emmanuel Andrieux, diretor da fábrica. “Honramos a capacidade de transformar um ícone num produto moderno, competitivo e alinhado com as necessidades da mobilidade sustentável.”
A estratégia industrial estende-se ainda às fábricas de Maubeuge e Ruitz, integradas no mesmo ecossistema Ampere, reforçando o selo Made in France e garantindo a certificação Origine France Garantie para o Renault 5.

Embora seja um fenómeno europeu, o Renault 5 E-Tech elétrico já começou a expandir-se para mercados externos. Depois da estreia na Turquia e em Israel, Marrocos juntou-se recentemente ao mapa de comercialização, com novas geografias previstas para 2026. Em França, o modelo é atualmente o elétrico mais vendido, posição que replicou no Reino Unido em outubro. Nos Países Baixos e em Espanha, domina o segmento B elétrico.
A chegada de 2026 trará novas funcionalidades, reforçando o posicionamento do Renault 5 como elétrico urbano de última geração. Entre as novidades destacam-se:
Função One Pedal (travagem regenerativa total), disponível nas versões Techno e acima, facilitando a condução urbana.
Sistema de alerta de atenção ao condutor, capaz de detetar fadiga e distrações com recurso a câmara dedicada.
Pacote de dados móveis incluído (2 GB/mês durante três anos), adequado ao uso diário de aplicações conectadas.
Novos elementos de personalização, como autocolantes PoweR5 e NumbeR5, agora também disponíveis em níveis de entrada.

Para a Renault e para a Ampere, o percurso do Renault 5 E-Tech é tanto um caso de sucesso industrial como um símbolo de soberania tecnológica. Anne-Catherine Brieux, vice-presidente de operações industriais da Ampere e da Alpine, resume a ambição:
“O Renault 5 demonstra a capacidade francesa de transformar tradição em competitividade e inovação, apoiada num ecossistema local eficiente e numa visão industrial integrada.”
A combinação de produção acelerada, forte adesão de mercado e evolução tecnológica contínua indica que o Renault 5 E-Tech entrará em 2026 com a mesma energia que o tornou um dos maiores fenómenos elétricos da Europa.
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