
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













Acordo prevê dois novos modelos Ford desenvolvidos sobre a plataforma Ampere da Renault e abre caminho para colaboração futura em veículos comerciais. Movimento marca uma das alianças industriais mais relevantes da transição elétrica europeia.
Paris / Colónia — 9 de dezembro de 2025 —Renault Group e Ford anunciaram uma parceria estratégica que poderá redefinir o equilíbrio competitivo no mercado automóvel europeu num momento em que a eletrificação acelera e pressiona marcas a otimizar custos, desenvolvimento e capacidade industrial. O acordo envolve duas frentes: a criação conjunta de novos veículos elétricos de passageiros e a possibilidade de cooperação no segmento de comerciais ligeiros na Europa.
O núcleo da parceria está no desenvolvimento de dois modelos Ford 100% elétricos, projetados pela Ford mas baseados na plataforma Ampere, a divisão dedicada a veículos elétricos e software do Renault Group. Os modelos serão produzidos no norte de França, dentro do ecossistema industrial ElectriCity — hoje um dos maiores polos de produção de elétricos na Europa.
A Ford ficará responsável pelo design e pela experiência de condução, apostando em manter o ADN característico da marca, enquanto o Renault Group assegura a engenharia de base e a produção. O primeiro modelo chega ao mercado no início de 2028, marcando o arranque de uma nova ofensiva elétrica da Ford na Europa.
A utilização da plataforma Ampere permitirá reduzir custos de desenvolvimento e encurtar prazos, ao mesmo tempo que explora um dos sistemas industriais mais eficientes do continente. Para o Renault Group, o acordo reforça a competitividade do seu polo elétrico francês e aumenta escala numa fase crucial de maturação da tecnologia.
As duas companhias assinaram ainda uma Carta de Intenções para explorar a produção conjunta de comerciais ligeiros de ambas as marcas. A iniciativa procura tirar partido da experiência acumulada de Renault e Ford num dos segmentos mais sensíveis ao custo total de propriedade e à eficiência operacional.
Se confirmada, a cooperação poderá significar o desenvolvimento de plataformas partilhadas, otimização de cadeia de fornecimento e fabrico conjunto de versões específicas para cada marca, replicando com maior amplitude modelos de cocriação já vistos no setor.

Para François Provost, CEO do Renault Group, a parceria “mostra a força do know-how da Renault em matéria de colaboração industrial e competitividade” e posiciona ambas as empresas para responder a um mercado europeu em rápida transformação.
Já Jim Farley, presidente e CEO da Ford Motor Company, destaca que o acordo “apoia a estratégia de construir um negócio altamente eficiente e preparado para o futuro na Europa”, combinando escala industrial com o design e o comportamento dinâmico tradicionais da Ford.
Com a pressão regulatória sobre emissões, a escalada de custos de desenvolvimento e a fragmentação das plataformas elétricas no Velho Continente, parcerias como esta tornam-se um instrumento estratégico. Ao unir capacidades industriais, experiência em comerciais ligeiros e competências de software, Renault e Ford procuram acelerar a competitividade e reduzir riscos num mercado cada vez mais desafiante.
A colaboração, caso avance plenamente para o segmento de comerciais, poderá ainda redefinir rivalidades históricas dentro do setor, mostrando que, na transição elétrica, escala e eficiência pesam mais que a rivalidade tradicional entre construtores.
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