Rodda, a rejuvenescida identidade do Grupo Automóveis do Mondego
- Redação Europa
- há 2 dias
- 4 min de leitura

“A mover o mundo desde 1945” é uma das mensagens associadas à nova identidade visual e corporativa do Grupo Automóveis do Mondego. Implementação será gradual e abrangerá em todas as estruturas do grupo industrial, referência no setor na região centro do país
Tendo celebrado, na passada sexta-feira, dia 11 de julho, o seu 80.º aniversário, num evento de enorme sucesso realizado em Coimbra, a sua cidade-berço, o Grupo Automóveis do Mondego assume a partir de hoje, dia 14 de julho de 2025, uma nova e jovem identidade: Rodda .
Sob o slogan “A mover o mundo desde 1945”, a nova entidade tem como objetivo dar continuidade ao trabalho realizado ao longo das anteriores oito décadas pelas suas diferentes equipas de profissionais, nomeadamente às que nos anos mais recentes lhe permitiram traduzir um crescimento e visibilidade exponencial do Grupo Automóveis do Mondego no tecido empresarial e industrial português, em especial na região centro do país, onde a sua atuação surge mais concentrada.
“O Grupo Automóveis do Mondego resulta do empenho, dedicação e crescimento de uma empresa de cariz familiar, fundada num período de recuperação e de grande crescimento económico e industrial, subsequente ao final da II Guerra Mundial. Hoje sob uns sólidos 80 anos, assumimos esta nova identidade, mais jovem, mais dinâmica, mais orientada para o futuro. Traduzindo uma espécie de ‘reinvenção da roda’, um elemento indissociável da mobillidade do passado, do presente e do futuro, passamos, assim, a apresentarmo-nos como Rodda / Grupo Automóveis do Mondego, traduzindo um rejuvenescimento da nossa imagem corporativa, em termos conceptuais e visuais, algo que muito em breve será transversal a todas as nossas instalações, comunicações e áreas de negócio”,
sublinhou Jorge Figueiredo, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Automóveis do Mondego e, agora, também responsável máximo da Rodda / Grupo Automóveis do Mondego.

“Ao longo das últimas oito décadas, o Grupo Automóveis do Mondego trilhou um caminho de crescimento sólido e sustentado, pautado pelo foco num serviço de excelência e na máxima satisfação do cliente. "
"A dedicação e o profissionalismo das nossas múltiplas e sólidas equipas são o pilar essencial que nos permitiu crescer num ambiente de mercado cada vez mais exigente, em especial neste momento em que a transição energética representa um contexto especialmente desafiante”,
acrescenta João Figueiredo.
“Em resultado da nossa visão estratégica bem delineada e implementada, assente na formação contínua dos nossos colaboradores, na modernização de instalações e na digitalização dos diferentes serviços prestados aos nossos clientes, registamos um crescimento em termos de cobertura territorial, nomadamente na região centro. Representamos hoje um rescente número de marcas automóveis, abrangendo praticamente todos os segmentos e necessidades do mercado nacional, o que nos permite alcançar volumes de vendas robustos e bem sustentados, entre outros resultados das demais áreas de atuação, aqui com um conjunto de marcas próprias”.

Tendo como objetivo apresentar a juventude da marca aliada à sua história e know-how, numa primeira fase o logótipo “Rodda” surgirá em conjunto com a reconhecida assinatura “Grupo Automóveis do Mondego”, processo que, num futuro próximo e à medida que esta nova marca ganhe a sua própria notoriedade e independência no mercado, lhe permitirá tornar-se muito simplesmente Rodda.
A Rodda / Grupo Automóveis do Mondego irá, muito naturalmente, dar continuidade ao trabalho realizado nos últimos anos no mercado do retalho nacional, nomeadamente no centro do país, e que permite contar hoje com um amplo portefólio de construtores de renome: Abarth, Alfa Romeo, BYD - Build Your Dreams, Citroën, DS Automobiles, FIAT, FIAT Professional, Hyundai, Isuzu, Jeep, KIA, KGM, Maxus, Mitsubishi Motors, Mitsubishi Fuso, Opel e Peugeot.
Em complemento a esta notória evolução, as próprias atividades complementares do grupo, evoluem, igualmente, em conjunto com a nova imagem, levando à criação de um conjunto de submarcas que, gradualmente, irão responder aos diferentes setores de negócio. São exemplos as renovadas divisões Rodda Usados e Rodda Rent, respectivamente dedicadas aos negócios de viaturas usadas e de mobilidade de curta média e longa duração.
A essas junta-se um conjunto de novas marcas próprias, como a Rodda Electric, especializada em soluções de mobilidade elétrica, a Rodda Seguros, para soluções de protecção do tipo 360, a Rodda Think, para áreas de inovação, tecnologia e software para o setor de mobilidade, a Rodda Go, um canal dedicado corporate, e a Rodda de Amigos, visando uma maior proximidade com a diferente tipologia de clientes do grupo. Adicionalmente, destaque para a Rodda Collection, abordando uma seleção de viaturas de coleção para apaixonados pela nossa área.
Cada uma destas novas áreas de negócio é representada por uma cor específica no ícone da marca, de modo a manter a consistência e coerência com a nova entidade corporativa.
“Com o lançamento da Rodda, o Grupo Automóveis do Mondego dá hoje um novo e significativo passo na sua afirmação como valor de referência no tecido comercial, industrial e económico português. Trata-se de uma mudança, uma evolução, mas que não é, de todo, um ponto final na marca Grupo Automóveis do Mondego. Pelo contrário, é sobre darmos continuidade a uma já longa história sobre mobilidade, sobre reinvenção, sobre versatilidade, sobre continuar a mover o mundo desde 1945”,
conclui o responsável máximo da nova Rodda / Grupo Automóveis do Mondego.
Comentarios