Teste: Renault 5 E-Tech, um carro de design primoroso
- Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
- 29 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de jun.

Neste resumo final do nosso teste ao Renault 5 E-Tech, começamos por referir o trabalho primoroso do design da marca que recriou com rara sensibilidade um ícone dos anos 70/80, transformando a proposta num dos mais bonitos carros do atual mercado de modelos com carroceria hatchback de segmento B, perfil de carroceria que reduz o “espaço” para a criatividade dos designers, mas que, no caso da Renault, foi uma volta ao futuro de uma elegância rara, trabalho alicerçado numa ótima plataforma que permite encarar o futuro do modelo, nas suas mais diversas vertentes que estão por vir, com muita expectativa.

Do interior só mesmo a proliferação de comandos atrás do volante (são quatro manetes) nos levam a colocar esta ressalva, podendo gerar alguma confusão nos primeiros quilômetros de contato com o modelo. Temos a alavanca D+N+R, colocada em posição superior do lado direito, a manete das luzes (lado esquerdo), existe também uma alavanca para o controlo do volume, multimédia e telefone na parte inferior do lado direito e, logo acima, o controlo do limpa-vidros.
Também a inexistência de ajustes elétricos nos bancos dianteiros pode ser considerada uma ausência relevante (apenas ajuste lombar), se olharmos para a qualidade e tecnologia de nível superior de todo o veículo.
De um modo geral o habitáculo é atraente, entregando uma proposta jovem com nota positiva para os materiais utilizados e integração das peças ao mesmo tempo que a digitalização está ao nível das melhores propostas do segmento.
Finalizando, o Renault 5 E-Tech é um salto em frente em termos dinâmicos, já que tem postura de carro de gama superior, com uma elogiável suspensão multilink atrás, o que elevou o nível da proposta em relação à concorrência.
Com uma relação potência/autonomia que o deixa capaz de entregar dinamismo e diversão no dia a dia da cidade, mas ser capaz de encarar a estrada com muita capacidade e segurança, ele é um 100% elétrico que permite 400 km de autonomia. Um produto apaixonante, que tem na versão testada (e seus opcionais) um preço total de 37.900€, lembrando que o Renault 5 E-Tech 100% elétrico está disponível a partir de 33.000€ na versão Techno.
Artur Semedo - Editor de Veículos PUBLIRACING
Apresentação | |
Exterior | |
Interior | |
Dinâmico | |
Resumo do Editor |
Comments