
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













Protótipos apresentados pela primeira vez antecipam a futura geração de desportivos da marca, focados em baixo centro de gravidade, elevada rigidez e desempenho aerodinâmico de referência.
A Toyota Gazoo Racing (TGR) apresentou, em estreia mundial, os novos GR GT e GR GT3, dois modelos ainda em fase de desenvolvimento, mas que surgem já como peças-chave na estratégia desportiva e tecnológica da marca. Inspirados no automobilismo e concebidos sob o princípio de uma abordagem “One Team”, os protótipos revelam a intenção clara da Toyota em reforçar o seu legado de engenharia, desempenho e envolvimento do condutor.
Ambos os modelos resultam de uma colaboração direta entre engenheiros, pilotos profissionais — incluindo Hiroaki Ishiura, Tatsuya Kataoka e Naoya Gamou — e especialistas internos. Segundo o release, a filosofia aplicada coloca o condutor no centro de todas as decisões de engenharia, desde a formulação do conceito até à afinação dinâmica.
O GR GT é apresentado como um desportivo homologado para estrada com espírito de carro de competição. Já o GR GT3 foi desenvolvido especificamente para cumprir as exigentes regras FIA GT3, dirigindo-se a equipas e pilotos que procuram competir e vencer numa das categorias mais competitivas do automobilismo mundial.
O comunicado destaca que os modelos seguem a linhagem do Toyota 2000GT e do Lexus LFA, preservando técnicas e conhecimentos industriais que são transmitidos às novas gerações de engenheiros — um processo simbolizado pelo princípio japonês “Shikinen Sengu”. Ambos os protótipos representam assim um ato de continuidade e evolução, onde tradição e inovação se encontram.

O desenvolvimento dos dois protótipos centrou-se em três elementos essenciais:
1. Centro de gravidade excecionalmente baixo
O GR GT recorre a um layout de motor dianteiro com tração traseira, um habitáculo de posição reduzida e um posicionamento otimizado de componentes pesados — como motor, caixa traseira e sistemas auxiliares — de forma a alinhar o centro de gravidade do condutor com o do veículo.
2. Primeira carroçaria Toyota totalmente em alumínio
Ambos os modelos estreiam a primeira estrutura integral em alumínio da Toyota, complementada com CFRP nos painéis exteriores, garantindo elevada rigidez e baixo peso — características essenciais para o comportamento dinâmico pretendido.
3. Aerodinâmica desenvolvida antes do design
Num processo invulgar, os engenheiros aerodinâmicos definiram primeiro as necessidades de fluxo, carga e refrigeração; só depois os designers exteriorizaram essas exigências. O resultado é um estilo concebido para cumprir objetivos aerodinâmicos e não o inverso.


O GR GT utiliza um sistema híbrido com motor V8 biturbo de 4,0 litros, apoiado por um motor elétrico no eixo traseiro. Os objetivos de desenvolvimento apontam para 650 cv ou mais e 850 Nm ou superiores, números que sustentam a ambição do modelo. Entre outras soluções destacam-se:
caixa automática de 8 velocidades de nova geração;
distribuição de peso 45:55;
suspensão de duplo braço sobreposto em alumínio;
discos de travão carbocerâmicos;
pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 desenvolvidos especificamente para este protótipo.



Baseado no GR GT, o GR GT3 foi concebido para cumprir as normas FIA GT3 e tornar-se competitivo numa categoria global disputada por marcas como Porsche, Ferrari, Mercedes-AMG ou Aston Martin. Mantém o motor V8 biturbo, a configuração FR e a prioridade absoluta no desempenho aerodinâmico e na robustez estrutural, mas com afinação destinada a competição pura.
A Toyota recorreu a uma combinação de desenvolvimento digital — com simuladores avançados — e testes de pista em centros como Shimoyama, Fuji Speedway e Nürburgring, replicando condições extremas de competição e uso contínuo.
Curiosamente, o GR GT também foi testado em vias públicas, para garantir conforto, facilidade de condução e previsibilidade no quotidiano, sem perder o carácter de um desportivo orientado ao limite.

GR GT – objetivos de desenvolvimento
Comprimento: 4.820 mm
Largura: 2.000 mm
Altura: 1.195 mm
Entre-eixos: 2.725 mm
Estrutura: alumínio
Motor: V8 biturbo 4.0 L + motor elétrico
Potência: ≥ 650 cv
Binário: ≥ 850 Nm
Velocidade máxima: ≥ 320 km/h
GR GT3 – objetivos de desenvolvimento
Comprimento: 4.785 mm
Largura: 2.050 mm
Altura: 1.090 mm
Motor: V8 biturbo 4.0 L
Configuração: motor dianteiro, tração traseira
A Toyota Gazoo Racing confirma que tanto o GR GT como o GR GT3 continuarão em desenvolvimento até ao seu lançamento previsto por volta de 2027, sendo expectável que novos detalhes sejam revelados à medida que os protótipos evoluem. Ambos representam o compromisso da marca com a combinação entre tradição mecânica, inovação técnica e a procura constante por criar “carros cada vez melhores”.
Galeria de Imagens






























👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”
Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo































Comentários