top of page

Toyota Gazoo Racing revela em estreia mundial os novos GR GT e GR GT3

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • há 11 horas
  • 4 min de leitura

Toyota Gazoo Racing revela em estreia mundial os novos GR GT e GR GT3

Protótipos apresentados pela primeira vez antecipam a futura geração de desportivos da marca, focados em baixo centro de gravidade, elevada rigidez e desempenho aerodinâmico de referência.


A Toyota Gazoo Racing (TGR) apresentou, em estreia mundial, os novos GR GT e GR GT3, dois modelos ainda em fase de desenvolvimento, mas que surgem já como peças-chave na estratégia desportiva e tecnológica da marca. Inspirados no automobilismo e concebidos sob o princípio de uma abordagem “One Team”, os protótipos revelam a intenção clara da Toyota em reforçar o seu legado de engenharia, desempenho e envolvimento do condutor.


Posicione a Sua Marca Aqui
Posicione a Sua Marca Aqui

Uma nova geração de desportivos orientada pelo automobilismo

Ambos os modelos resultam de uma colaboração direta entre engenheiros, pilotos profissionais — incluindo Hiroaki Ishiura, Tatsuya Kataoka e Naoya Gamou — e especialistas internos. Segundo o release, a filosofia aplicada coloca o condutor no centro de todas as decisões de engenharia, desde a formulação do conceito até à afinação dinâmica.


O GR GT é apresentado como um desportivo homologado para estrada com espírito de carro de competição. Já o GR GT3 foi desenvolvido especificamente para cumprir as exigentes regras FIA GT3, dirigindo-se a equipas e pilotos que procuram competir e vencer numa das categorias mais competitivas do automobilismo mundial.


Tradição, engenharia e o princípio “Shikinen Sengu”

O comunicado destaca que os modelos seguem a linhagem do Toyota 2000GT e do Lexus LFA, preservando técnicas e conhecimentos industriais que são transmitidos às novas gerações de engenheiros — um processo simbolizado pelo princípio japonês “Shikinen Sengu”. Ambos os protótipos representam assim um ato de continuidade e evolução, onde tradição e inovação se encontram.


Toyota Gazoo Racing revela em estreia mundial os novos GR GT e GR GT3

Três pilares estruturais: centro de gravidade baixo, peso reduzido e aerodinâmica


O desenvolvimento dos dois protótipos centrou-se em três elementos essenciais:


1. Centro de gravidade excecionalmente baixo

O GR GT recorre a um layout de motor dianteiro com tração traseira, um habitáculo de posição reduzida e um posicionamento otimizado de componentes pesados — como motor, caixa traseira e sistemas auxiliares — de forma a alinhar o centro de gravidade do condutor com o do veículo.

2. Primeira carroçaria Toyota totalmente em alumínio

Ambos os modelos estreiam a primeira estrutura integral em alumínio da Toyota, complementada com CFRP nos painéis exteriores, garantindo elevada rigidez e baixo peso — características essenciais para o comportamento dinâmico pretendido.

3. Aerodinâmica desenvolvida antes do design

Num processo invulgar, os engenheiros aerodinâmicos definiram primeiro as necessidades de fluxo, carga e refrigeração; só depois os designers exteriorizaram essas exigências. O resultado é um estilo concebido para cumprir objetivos aerodinâmicos e não o inverso.


Toyota Gazoo Racing revela em estreia mundial os novos GR GT e GR GT3
Toyota Gazoo Racing revela em estreia mundial os novos GR GT e GR GT3

Dois caminhos para a performance: estrada e competição


GR GT – o desportivo de estrada com ADN de corrida

O GR GT utiliza um sistema híbrido com motor V8 biturbo de 4,0 litros, apoiado por um motor elétrico no eixo traseiro. Os objetivos de desenvolvimento apontam para 650 cv ou mais e 850 Nm ou superiores, números que sustentam a ambição do modelo. Entre outras soluções destacam-se:

  • caixa automática de 8 velocidades de nova geração;

  • distribuição de peso 45:55;

  • suspensão de duplo braço sobreposto em alumínio;

  • discos de travão carbocerâmicos;

  • pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 desenvolvidos especificamente para este protótipo.


Toyota Gazoo Racing revela em estreia mundial os novos GR GT e GR GT3
Toyota Gazoo Racing revela em estreia mundial os novos GR GT e GR GT3
Toyota Gazoo Racing revela em estreia mundial os novos GR GT e GR GT3

GR GT3 – criado para quem compete

Baseado no GR GT, o GR GT3 foi concebido para cumprir as normas FIA GT3 e tornar-se competitivo numa categoria global disputada por marcas como Porsche, Ferrari, Mercedes-AMG ou Aston Martin. Mantém o motor V8 biturbo, a configuração FR e a prioridade absoluta no desempenho aerodinâmico e na robustez estrutural, mas com afinação destinada a competição pura.


Testado até ao limite: simuladores, Nürburgring e uso diário

A Toyota recorreu a uma combinação de desenvolvimento digital — com simuladores avançados — e testes de pista em centros como Shimoyama, Fuji Speedway e Nürburgring, replicando condições extremas de competição e uso contínuo.


Curiosamente, o GR GT também foi testado em vias públicas, para garantir conforto, facilidade de condução e previsibilidade no quotidiano, sem perder o carácter de um desportivo orientado ao limite.


Toyota Gazoo Racing revela em estreia mundial os novos GR GT e GR GT3

Especificações principais (protótipos)


GR GT – objetivos de desenvolvimento

  • Comprimento: 4.820 mm

  • Largura: 2.000 mm

  • Altura: 1.195 mm

  • Entre-eixos: 2.725 mm

  • Estrutura: alumínio

  • Motor: V8 biturbo 4.0 L + motor elétrico

  • Potência: ≥ 650 cv

  • Binário: ≥ 850 Nm

  • Velocidade máxima: ≥ 320 km/h


GR GT3 – objetivos de desenvolvimento

  • Comprimento: 4.785 mm

  • Largura: 2.050 mm

  • Altura: 1.090 mm

  • Motor: V8 biturbo 4.0 L

  • Configuração: motor dianteiro, tração traseira


O caminho até 2027

A Toyota Gazoo Racing confirma que tanto o GR GT como o GR GT3 continuarão em desenvolvimento até ao seu lançamento previsto por volta de 2027, sendo expectável que novos detalhes sejam revelados à medida que os protótipos evoluem. Ambos representam o compromisso da marca com a combinação entre tradição mecânica, inovação técnica e a procura constante por criar “carros cada vez melhores”.


Galeria de Imagens


👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”

Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo


ree


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Kauai EV Premium: o que realmente descobrimos depois de testar tudo

Kauai EV Premium: o que realmente descobrimos depois de testar tudo

02:58
Hyundai KAUAI EV: teste dinâmico, consumos reais e comportamento da nova plataforma elétrica

Hyundai KAUAI EV: teste dinâmico, consumos reais e comportamento da nova plataforma elétrica

02:52
Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

00:25
Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

02:51

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page