top of page

Tudo a postos para o arranque do Rallye du Maroc: 229 equipas em ação e grandes nomes na luta pelo título

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 11 de out.
  • 3 min de leitura
Tudo a postos para o arranque do Rallye du Maroc: 229 equipas em ação e grandes nomes na luta pelo título

Está tudo pronto para a 26.ª edição do Rallye du Maroc, uma das provas mais importantes do calendário mundial de rally-raid e o último grande teste antes do Rali Dakar 2026. A competição, realizada sob o Alto Patrocínio de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, arranca este domingo com o prólogo de 19 km nos arredores de Fez, que definirá a ordem de partida para a primeira etapa oficial.


Após as verificações técnicas e administrativas, 229 veículos foram aprovados para a prova, incluindo 116 motos e quads (FIM), 106 automóveis e SSV (FIA) e 7 participantes na categoria Open. Entre eles estão alguns dos maiores nomes do rally-raid mundial e dezenas de amadores determinados a enfrentar o deserto como preparação para o Dakar.


Clique AQUI
Clique AQUI

Um pelotão de estrelas e aventureiros

O pelotão das duas rodas é composto por 11 pilotos RallyGP, representando marcas como KTM, Honda, Hero e Sherco, além de dezenas de competidores amadores que veem no Rallye du Maroc a oportunidade de testar os seus limites ou lutar por um lugar no Dakar. Cerca de 10% destes participantes competem na categoria “malle moto”, sem assistência técnica, enfrentando a dureza da prova apenas com os próprios recursos.


Um dos exemplos mais inspiradores é o italiano Andrea Gava, que percorreu 2.400 km desde a sua vila em Itália até Fez... em cima da própria moto de competição. Participar nesta prova é para ele um passo fundamental rumo ao Dakar, e a sua coragem chamou a atenção do importador da marca chinesa Kove, que terá 11 motos na grelha de partida.


Tudo a postos para o arranque do Rallye du Maroc: 229 equipas em ação e grandes nomes na luta pelo título
Tudo a postos para o arranque do Rallye du Maroc: 229 equipas em ação e grandes nomes na luta pelo título

Equipas oficiais e duelo de gigantes nas quatro rodas

Nas quatro rodas, a luta promete ser intensa entre equipas oficiais e privadas. A Ford regressa em força com a Raptor T1+, liderados por Carlos Sainz e Nani Roma, ambos à procura da primeira vitória em Marrocos. A marca americana estreou-se nesta prova no ano passado e quer confirmar a evolução do seu projeto.


A Dacia, que surpreendeu em 2024 com um histórico “1-2” assinado por Nasser Al-Attiyah e Sébastien Loeb, volta a ser candidata ao triunfo. Al-Attiyah, sete vezes vencedor do Rallye du Maroc, parte como favorito ao título, enquanto Loeb procura melhorar o segundo lugar alcançado no ano passado.


A Toyota, vencedora de seis edições e campeã do Dakar em 2025, chega com uma frota poderosa de Hilux T1+. Os pilotos Lucas Moraes e Henk Lategan estão entre os principais adversários de Al-Attiyah, ainda que tenham menos experiência nesta prova. A equipa será apoiada por Seth Quintero, Saood Variawa e João Ferreira, enquanto a Century Racing e a X-Raid Mini completam a lista de equipas oficiais.


Novidades e desafios nas restantes categorias

Nas categorias Challenger e SSV, a competição também será acirrada. A BBR Motorsport apresenta seis carros e destaca-se a presença do argentino Kevin Benavides, bicampeão do Dakar em motos, que estreia agora nas quatro rodas. Na SSV, a South Racing Can-Am enfrentará a poderosa Can-Am Factory, com nomes como “Chaleco” López e Jeremias Ferioli.


Tudo a postos para o arranque do Rallye du Maroc: 229 equipas em ação e grandes nomes na luta pelo título

Tudo a postos para o arranque do Rallye du Maroc: 229 equipas em ação e grandes nomes na luta pelo título

Entre os camiões, o checo Martin Macik (MM Technology) é o grande favorito, enfrentando equipas holandesas, polacas e italianas.


O Rallye du Maroc 2025 também será palco de estreias importantes. Laia Sanz, a única mulher a terminar o Dakar no top-10 em motos, competirá pela primeira vez na categoria T1+.


Calendário e etapas

A edição de 2025 decorrerá entre 12 e 17 de outubro, com cinco etapas principais após o prólogo:

  • 12 de outubro – Prólogo (Fez, 19 km)

  • 13 de outubro – Etapa 1: Fez → Erfoud (780 km / 298 km cronometrados)

  • 14 de outubro – Etapa 2: Erfoud → Erfoud (393 km / 306 km)

  • 15 de outubro – Etapa 3: Erfoud → Erfoud (327 km / 323 km)

  • 16 de outubro – Etapa 4: Erfoud → Erfoud (379 km / 284 km)

  • 17 de outubro – Etapa 5: Erfoud → Erfoud (306 km / 216 km) + Power Stage (39 km / 33 km)

A cerimónia de entrega de prémios está marcada para o dia 17 de outubro, às 20h, no bivouac final.


Expectativas altas e emoção garantida

Com 229 veículos de 32 nacionalidades e nomes históricos do rally-raid em ação, a edição de 2025 do Rallye du Maroc promete ser uma das mais competitivas e emocionantes de sempre. Além de ser o último teste antes do Dakar, a prova é decisiva para a luta pelos títulos do Campeonato Mundial de Rally-Raid (W2RC), onde cada segundo pode decidir o campeão.


👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”

Saiba mais aqui ou clique já no link de apoio


ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Hyundai KAUAI EV: teste dinâmico, consumos reais e comportamento da nova plataforma elétrica

Hyundai KAUAI EV: teste dinâmico, consumos reais e comportamento da nova plataforma elétrica

02:52
Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

00:25
Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

02:51
Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

02:58

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page