
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













Está tudo pronto para a 26.ª edição do Rallye du Maroc, uma das provas mais importantes do calendário mundial de rally-raid e o último grande teste antes do Rali Dakar 2026. A competição, realizada sob o Alto Patrocínio de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, arranca este domingo com o prólogo de 19 km nos arredores de Fez, que definirá a ordem de partida para a primeira etapa oficial.
Após as verificações técnicas e administrativas, 229 veículos foram aprovados para a prova, incluindo 116 motos e quads (FIM), 106 automóveis e SSV (FIA) e 7 participantes na categoria Open. Entre eles estão alguns dos maiores nomes do rally-raid mundial e dezenas de amadores determinados a enfrentar o deserto como preparação para o Dakar.
O pelotão das duas rodas é composto por 11 pilotos RallyGP, representando marcas como KTM, Honda, Hero e Sherco, além de dezenas de competidores amadores que veem no Rallye du Maroc a oportunidade de testar os seus limites ou lutar por um lugar no Dakar. Cerca de 10% destes participantes competem na categoria “malle moto”, sem assistência técnica, enfrentando a dureza da prova apenas com os próprios recursos.
Um dos exemplos mais inspiradores é o italiano Andrea Gava, que percorreu 2.400 km desde a sua vila em Itália até Fez... em cima da própria moto de competição. Participar nesta prova é para ele um passo fundamental rumo ao Dakar, e a sua coragem chamou a atenção do importador da marca chinesa Kove, que terá 11 motos na grelha de partida.


Nas quatro rodas, a luta promete ser intensa entre equipas oficiais e privadas. A Ford regressa em força com a Raptor T1+, liderados por Carlos Sainz e Nani Roma, ambos à procura da primeira vitória em Marrocos. A marca americana estreou-se nesta prova no ano passado e quer confirmar a evolução do seu projeto.
A Dacia, que surpreendeu em 2024 com um histórico “1-2” assinado por Nasser Al-Attiyah e Sébastien Loeb, volta a ser candidata ao triunfo. Al-Attiyah, sete vezes vencedor do Rallye du Maroc, parte como favorito ao título, enquanto Loeb procura melhorar o segundo lugar alcançado no ano passado.
A Toyota, vencedora de seis edições e campeã do Dakar em 2025, chega com uma frota poderosa de Hilux T1+. Os pilotos Lucas Moraes e Henk Lategan estão entre os principais adversários de Al-Attiyah, ainda que tenham menos experiência nesta prova. A equipa será apoiada por Seth Quintero, Saood Variawa e João Ferreira, enquanto a Century Racing e a X-Raid Mini completam a lista de equipas oficiais.
Nas categorias Challenger e SSV, a competição também será acirrada. A BBR Motorsport apresenta seis carros e destaca-se a presença do argentino Kevin Benavides, bicampeão do Dakar em motos, que estreia agora nas quatro rodas. Na SSV, a South Racing Can-Am enfrentará a poderosa Can-Am Factory, com nomes como “Chaleco” López e Jeremias Ferioli.


Entre os camiões, o checo Martin Macik (MM Technology) é o grande favorito, enfrentando equipas holandesas, polacas e italianas.
O Rallye du Maroc 2025 também será palco de estreias importantes. Laia Sanz, a única mulher a terminar o Dakar no top-10 em motos, competirá pela primeira vez na categoria T1+.
A edição de 2025 decorrerá entre 12 e 17 de outubro, com cinco etapas principais após o prólogo:
12 de outubro – Prólogo (Fez, 19 km)
13 de outubro – Etapa 1: Fez → Erfoud (780 km / 298 km cronometrados)
14 de outubro – Etapa 2: Erfoud → Erfoud (393 km / 306 km)
15 de outubro – Etapa 3: Erfoud → Erfoud (327 km / 323 km)
16 de outubro – Etapa 4: Erfoud → Erfoud (379 km / 284 km)
17 de outubro – Etapa 5: Erfoud → Erfoud (306 km / 216 km) + Power Stage (39 km / 33 km)
A cerimónia de entrega de prémios está marcada para o dia 17 de outubro, às 20h, no bivouac final.
Com 229 veículos de 32 nacionalidades e nomes históricos do rally-raid em ação, a edição de 2025 do Rallye du Maroc promete ser uma das mais competitivas e emocionantes de sempre. Além de ser o último teste antes do Dakar, a prova é decisiva para a luta pelos títulos do Campeonato Mundial de Rally-Raid (W2RC), onde cada segundo pode decidir o campeão.
👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”
Saiba mais aqui ou clique já no link de apoio































Comentários