
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.










Protótipos do novo modelo completam testes globais enquanto a marca prepara o lançamento de uma nova geração de veículos acessíveis e 100% elétricos
A Volkswagen entrou na fase final de desenvolvimento do ID. Polo, o modelo que marca uma viragem histórica para a marca no segmento dos compactos e que antecipa uma nova estratégia de mobilidade elétrica a partir de 2026. A poucos meses da estreia mundial, uma frota de protótipos muito próxima da versão definitiva percorre estradas em vários continentes, validando sistemas, eficiência e comportamento dinâmico.
Com preço previsto a partir de 25.000 euros, o ID. Polo será o primeiro de quatro novos modelos 100% elétricos do segmento pequeno e compacto e inaugura também a nova linguagem de design “Pure Positive”, combinando funcionalidade, controlo intuitivo e uma identidade visual mais marcante.
O ID. Polo mantém os valores tradicionais do modelo térmico—praticidade, qualidade e acessibilidade—mas atualiza-os com tecnologia de última geração. É também o primeiro elétrico da família ID. a adotar um nome histórico da Volkswagen, reforçando continuidade e reconhecimento no mercado.

Segundo Thomas Schäfer, CEO da marca, o novo modelo representa “o início de uma nova geração Volkswagen”, impulsionando a ofensiva elétrica que prevê seis lançamentos em 2026.
O ID. Polo chega à primavera de 2026 com três níveis de potência:
85 kW (116 cv)
99 kW (135 cv)
155 kW (211 cv)
Mais tarde, juntar-se-á a versão desportiva ID. Polo GTI, com 166 kW (226 cv).
As variantes de entrada contarão com baterias LFP de 37 kWh, com carregamento rápido até 90 kW. As versões superiores recebem a nova bateria NMC de 52 kWh, baseada na célula unificada da PowerCo, permitindo autonomia até 450 km e carregamento a 130 kW.
Assente na arquitetura elétrica aprimorada MEB+, o ID. Polo estreia um sistema de tração dianteira especificamente desenvolvido para esta geração. Entre os benefícios estão:
maior espaço interior (mais 19 mm de comprimento útil face ao Polo clássico)
melhor distribuição de peso
eficiência energética elevada
redução do número de componentes e do peso total
Apesar de dimensões compactas—4,05 m de comprimento—o modelo oferece uma bagageira significativamente superior à do Polo convencional: 435 litros, mais 24% do que a geração anterior.

O ID. Polo estreia uma geração melhorada do Travel Assist, capaz de:
auxiliar mudanças de faixa em autoestrada
reconhecer semáforos e sinais STOP pela primeira vez neste segmento
A aposta em sistemas avançados de assistência reforça o objetivo da marca em integrar tecnologias até agora reservadas a segmentos superiores.
O ID. Polo é um desenvolvimento transversal dentro do Brand Group Core. Enquanto o design nasce em Wolfsburg, a Seat & Cupra lideram o projeto de produção, concentrado em Martorell (Espanha).
O modelo utiliza tecnologias partilhadas através da plataforma MEB+, incluindo software, motorizações, chassis e direção—uma coordenação que pretende acelerar a industrialização da mobilidade elétrica do grupo.
👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”
Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo































Comentários