Volkswagen volta com o ISN para a época balnear 2025
- Redação Europa
- 27 de mai.
- 3 min de leitura

No âmbito do projeto Seawatch, o ISN conta com 34 Volkswagen Amarok e 2 ID. Buzz, num total de 36 veículos, prontos a apoiar as operações de vigilância e salvamento ao longo da costa portuguesa.

A parceria entre a SIVA|PHS e o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) assinala 15 anos, com mais de 18 veraneantes salvos em 2024, 115 assistências de primeiros socorros e 18 buscas com sucesso de crianças perdidas
O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a SIVA|PHS – representante oficial da Volkswagen Veículos Comerciais em Portugal – reforçam, pelo 15.º ano consecutivo, a parceria no âmbito do projeto Seawatch, com a entrega de 34 Volkswagen Amarok e 2 Volkswagen ID. Buzz, garantindo o maior contingente de sempre ao serviço da segurança balnear nacional.
A cerimónia de entrega oficial decorreu no Porto de Setúbal, e contou com a presença do Administrador da SIVA|PHS, Daniel Wukowitsch, do Diretor-Geral da Volkswagen Veículos Comerciais, Ricardo Vieira, do Diretor de Vendas Especiais, Magno Gonçalves, e da Diretora de Comunicação e Marca, Teresa Lameiras, bem como de representantes do ISN e da Autoridade Marítima Nacional.
Desde 2011, o projeto Seawatch tem sido uma referência na prevenção e apoio ao salvamento em zonas balneares não vigiadas, com as viaturas Amarok a desempenharem um papel fundamental nas patrulhas costeiras. Este ano, as viaturas operacionais estão novamente equipadas com suportes para pranchas de salvamento, macas, luzes de emergência, desfibrilhadores automáticos externos e outros equipamentos de suporte básico de vida, sendo conduzidas por militares da Marinha ao serviço da Autoridade Marítima Nacional.

Os 36 veículos da frota estarão distribuídos pelas capitanias de norte a sul de Portugal continental, bem como nas ilhas, assegurando vigilância ativa em zonas balneares com menor cobertura de nadadores-salvadores. Desde o arranque do projeto, já foram entregues mais de 300 viaturas Volkswagen ao ISN, demonstrando o compromisso duradouro da marca com a segurança e a proteção da vida humana no mar.
Segundo Ricardo Vieira, Diretor-Geral da Volkswagen Veículos Comerciais,
“acreditamos profundamente na missão do ISN e no impacto concreto que este projeto tem tido ao longo dos últimos 15 anos. O Seawtch é um exemplo de como a cooperação entre marcas e instituições pode traduzir-se em resultados tangíveis: mais vidas salvas, maior eficácia nas operações e uma presença constante onde ela faz mais falta — nas nossas praias.”
Este reforço acontece após uma primeira ativação do projeto já na época da Páscoa, com 14 Volkswagen Amarok e 2 ID. Buzz em operação antecipada nas zonas de maior afluência do país. Uma resposta célere e coordenada que demonstrou mais uma vez o valor estratégico da mobilidade fiável e bem equipada na prevenção de acidentes e no apoio à segurança pública.

O projeto, mais do que uma iniciativa sazonal, trata-se de uma aliança de longo prazo entre a SIVA|PHS e o ISN, em prol da segurança de todos os que escolhem o mar como destino de lazer. Esta iniciativa encontra-se integrada na política de responsabilidade social corporativa da SIVA-PHS, só sendo possível graças aos parceiros certos que acreditam neste projeto e que, ano após ano, renovam a sua confiança e compromisso na vigilância costeira. Parceiros como a Volkswagen Financial Services, que salvaguarda o financiamento das viaturas, a BP Portugal, que contribui com a cedência de combustível para a operação das viaturas “Amarok”, e a Ageas Seguros, que garante o seguro automóvel destas viaturas, são fundamentais para contribuir para a segurança nas praias de Portugal, ajudando a reforçar a confiança nas instituições e na mobilidade Volkswagen.
Comentários