top of page

W2RC: Na vitória de Henk Lategan, Loeb recupera liderança e João Ferreira é quarto da geral

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 15 de out.
  • 3 min de leitura

W2RC: Na vitória de Henk Lategan, Loeb recupera liderança e João Ferreira é quarto da geral

A terceira etapa do Rallye du Maroc 2025, com 326 km no total (323 km cronometrados) em formato de laço em torno de Erfoud, trouxe reviravoltas emocionantes e mudanças decisivas na classificação geral. Sébastien Loeb (Dacia Sandriders) voltou à liderança entre os automóveis após um dia de navegação extremamente desafiante, enquanto Daniel Sanders (Red Bull KTM Factory Racing) manteve-se no topo das motos, apesar da vitória de etapa de Tosha Schareina (Monster Energy Honda HRC).


Automóveis: Loeb salta quatro posições e reassume liderança

Nos automóveis, a etapa foi marcada pelo regresso em força da Toyota. Henk Lategan e Seth Quintero, atrasados no dia anterior por problemas mecânicos, dominaram o dia e terminaram em 1.º e 2.º, respetivamente, com apenas 46 segundos a separá-los.


Apesar da vitória da Toyota, o francês Sébastien Loeb (+57’’) voltou a brilhar com uma performance sólida e retomou a liderança geral do rali. Agora, com duas etapas por disputar, Loeb lidera com 3’25’’ de vantagem sobre Lucas Moraes (Toyota Gazoo Racing W2RC) e 4’33’’ sobre Mattias Ekström (Ford M-Sport).

“Foi muito difícil, com zonas complicadas para ultrapassar e navegação bastante técnica. Às vezes estava sozinho a seguir a minha linha, sem saber onde estavam os outros”, relatou Loeb.

Clique AQUI
Clique AQUI

O campeão em título, Nasser Al Attiyah, continua a sua recuperação notável: depois de um início difícil (20.º na primeira etapa), foi 7.º hoje e já ocupa o 5.º lugar da geral, a 7’08’’ do líder. A luta pelo título mundial segue aberta, com o qatari a apenas 4’08’’ de Moraes na disputa pelo campeonato.


Destaque mais uma vez para a dupla portuguesa João Ferreira e Filipe Palmeiro que em mais um dia entre os mais rápidos ocupam uma fantástica quarta posição da geral a 05'35" do líder.


Motos: Schareina imbatível, Sanders continua líder

O espanhol Tosha Schareina, vencedor da etapa anterior, voltou a dominar ao abrir a especial e manter-se na frente sem ser alcançado, arrecadando também os bónus de abertura de pista (2’06’’). Cruzou a linha de meta apenas 5 segundos à frente de Daniel Sanders, que continua líder da geral, agora com 38 segundos de vantagem.


O norte-americano Ricky Brabec (+3’13’’), vencedor do prólogo, não conseguiu acompanhar o ritmo dos dois primeiros e permanece no 3.º lugar da geral, a 7’23’’ do líder.

“A missão era abrir desde o início até ao fim e conseguimos. Fizemos um bom trabalho e arrecadámos todos os bónus”, comentou Schareina.

Na categoria Rally2, o sul-africano Michael Docherty (BAS World KTM) voltou a vencer, apesar de um problema técnico com o roadbook. Recebeu o tempo perdido de volta e terminou à frente de Edgar Canet (+4’28’’), reduzindo a vantagem do espanhol na geral para apenas 40 segundos.Em Rally3, Noa Sainct protagonizou a recuperação do dia: venceu a etapa e reduziu a sua desvantagem para 39’32’’ face ao líder Thomas Zoldos.


W2RC: Na vitória de Henk Lategan, Loeb recupera liderança e João Ferreira é quarto da geral

Outras categorias: Akeel, “Chaleco” e Macik dominam

Na categoria Challenger, Dania Akeel (BBR Motorsport) venceu a etapa e aproveitou os abandonos de Yasir Seaidan e Charles Munster para subir ao topo da geral.


Nos SSV, a Can-Am Factory voltou a dominar com mais uma vitória de Francisco “Chaleco” López, seguido de Jeremias Ferioli (+1’55’’).Entre os camiões, Martin Macik (MM Technology) recuperou a liderança geral ao bater o clã Huzink (Kuipers-Jongbloed Hybrid Dakar).


História inspiradora no bivouac

Um dos momentos mais marcantes do dia foi protagonizado por Deen Munsters, um piloto holandês amputado que adaptou a sua moto para poder competir em ralis-raid. Munsters, que perdeu uma perna após um acidente e passou por 18 cirurgias, utiliza um sistema inovador com um botão no guiador para mudar de marcha e pretende participar no Dakar 2027.

“Quero mostrar que não há limites. Criámos a fundação D-ONE – No Limits in Life para inspirar outras pessoas com deficiência a alcançar o que acham impossível”, disse o piloto.

Estatística do dia: 4

Loeb liderou o Rallye du Maroc no fim da primeira etapa, perdeu quatro posições no segundo dia e voltou a recuperá-las hoje. É a 4.ª vez esta temporada que o francês lidera uma prova do campeonato mundial.


O que esperar da próxima etapa

A 4.ª etapa do Rallye du Maroc decorre amanhã (16 de outubro) com 379 km totais, dos quais 284 km cronometrados, atravessando a paisagem espetacular de Djebel Zireg. Segundo o diretor desportivo Marc Coma, será a etapa “mais bonita do rali”, com pistas rápidas, zonas arenosas e secções técnicas que prometem manter a emoção ao rubro até ao final.


👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”

Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo


ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Hyundai KAUAI EV: teste dinâmico, consumos reais e comportamento da nova plataforma elétrica

Hyundai KAUAI EV: teste dinâmico, consumos reais e comportamento da nova plataforma elétrica

02:52
Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

00:25
Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

02:51
Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

02:58

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page