
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.










Marca italiana encerra a temporada 2025 com o título de Construtores e de Pilotos, marcando o regresso histórico ao topo do endurance mais de meio século depois.
A Ferrari sagrou-se campeã mundial de resistência da FIA (WEC) neste sábado (8 de novembro), ao garantir os títulos de Construtores e de Pilotos na corrida de encerramento da temporada — as 8 Horas do Bahrein, disputadas no circuito de Sakhir. O resultado confirmou uma temporada de domínio absoluto da marca italiana na categoria Hypercar, coroada com um triplo Top 5 na prova e um desempenho que a colocou como referência do campeonato em 2025.
Com o sucesso alcançado este fim de semana, a Ferrari regressa ao topo das competições de resistência 53 anos após o seu último título global, conquistado no World Sportscar Championship de 1972. A marca do Cavallino Rampante encerra a temporada com 74 pontos de vantagem sobre a Toyota na classificação de Construtores — uma diferença que reflete a consistência e a superioridade técnica do protótipo Ferrari 499P ao longo do ano.
O título é também o primeiro da marca italiana na era moderna do FIA World Endurance Championship, desde o regresso oficial à categoria principal em 2023.
A Ferrari iniciou a campanha de 2025 com quatro vitórias consecutivas — incluindo um triunfo em Imola, diante do público italiano — e construiu uma vantagem impossível de recuperar por parte dos rivais. Em Sakhir, o #51 Ferrari AF Corse, conduzido por Antonio Giovinazzi, James Calado e Alessandro Pier Guidi, terminou na quarta posição, resultado suficiente para confirmar o título mundial de Pilotos.
A dupla vitória nos títulos de Construtores e Pilotos foi reforçada por uma demonstração de força coletiva:
A Toyota, que defendia o título de 2024, venceu a corrida no Bahrein, mas não foi suficiente para impedir o domínio ferrarista ao longo do campeonato.
O triunfo no Mundial de Resistência representa mais do que uma conquista desportiva: simboliza o regresso da Ferrari à elite das provas de longa duração, num momento em que o endurance vive uma nova era de competitividade e tecnologia híbrida.
O sucesso do 499P — um protótipo que combina eficiência aerodinâmica, fiabilidade e potência híbrida — posiciona a marca italiana como uma das forças centrais no atual panorama das corridas de resistência.
“Foi uma temporada extraordinária, construída com determinação, inovação e espírito de equipa. Este título pertence a todos os que acreditaram no regresso da Ferrari ao topo do endurance”,
comentou Antonello Coletta, diretor da Ferrari Competizioni GT & Sport Cars, após a prova.
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