top of page

WEC: Ferrari conquista o Campeonato Mundial de Resistência da FIA no Bahrein

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 9 de nov.
  • 3 min de leitura

ree

Marca italiana encerra a temporada 2025 com o título de Construtores e de Pilotos, marcando o regresso histórico ao topo do endurance mais de meio século depois.


A Ferrari sagrou-se campeã mundial de resistência da FIA (WEC) neste sábado (8 de novembro), ao garantir os títulos de Construtores e de Pilotos na corrida de encerramento da temporada — as 8 Horas do Bahrein, disputadas no circuito de Sakhir. O resultado confirmou uma temporada de domínio absoluto da marca italiana na categoria Hypercar, coroada com um triplo Top 5 na prova e um desempenho que a colocou como referência do campeonato em 2025.


Clique AQUI
Clique AQUI

Primeira consagração mundial em resistência desde 1972

Com o sucesso alcançado este fim de semana, a Ferrari regressa ao topo das competições de resistência 53 anos após o seu último título global, conquistado no World Sportscar Championship de 1972. A marca do Cavallino Rampante encerra a temporada com 74 pontos de vantagem sobre a Toyota na classificação de Construtores — uma diferença que reflete a consistência e a superioridade técnica do protótipo Ferrari 499P ao longo do ano.


O título é também o primeiro da marca italiana na era moderna do FIA World Endurance Championship, desde o regresso oficial à categoria principal em 2023.


Domínio total na temporada 2025

A Ferrari iniciou a campanha de 2025 com quatro vitórias consecutivas — incluindo um triunfo em Imola, diante do público italiano — e construiu uma vantagem impossível de recuperar por parte dos rivais. Em Sakhir, o #51 Ferrari AF Corse, conduzido por Antonio Giovinazzi, James Calado e Alessandro Pier Guidi, terminou na quarta posição, resultado suficiente para confirmar o título mundial de Pilotos.


A dupla vitória nos títulos de Construtores e Pilotos foi reforçada por uma demonstração de força coletiva:

  • O #83 AF Corse, tripulado por Robert Kubica, Phil Hanson e Yifei Ye, garantiu o vice-campeonato, após ter vencido as 24 Horas de Le Mans;

  • O #50 Ferrari AF Corse, com Antonio Fuoco, Nicklas Nielsen e Miguel Molina, fechou o Top 3 da classificação geral de Pilotos.


A Toyota, que defendia o título de 2024, venceu a corrida no Bahrein, mas não foi suficiente para impedir o domínio ferrarista ao longo do campeonato.


Uma vitória que reforça o legado do Cavallino Rampante

O triunfo no Mundial de Resistência representa mais do que uma conquista desportiva: simboliza o regresso da Ferrari à elite das provas de longa duração, num momento em que o endurance vive uma nova era de competitividade e tecnologia híbrida.


O sucesso do 499P — um protótipo que combina eficiência aerodinâmica, fiabilidade e potência híbrida — posiciona a marca italiana como uma das forças centrais no atual panorama das corridas de resistência.

“Foi uma temporada extraordinária, construída com determinação, inovação e espírito de equipa. Este título pertence a todos os que acreditaram no regresso da Ferrari ao topo do endurance”,

comentou Antonello Coletta, diretor da Ferrari Competizioni GT & Sport Cars, após a prova.


Resultados principais – 8 Horas do Bahrein 2025 (FIA WEC)

  1. Toyota Gazoo Racing – 1.º lugar (vencedora da corrida)

  2. Ferrari AF Corse #83 – 2.º lugar

  3. Ferrari AF Corse #50 – 3.º lugar

  4. Ferrari AF Corse #51 – 4.º lugar

  5. Porsche Penske Motorsport – 5.º lugar


👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”

Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo


ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Testámos o Mazda CX-80: autonomia, comportamento e conforto ao nível dos melhore

Testámos o Mazda CX-80: autonomia, comportamento e conforto ao nível dos melhore

02:58
Mazda CX-80 Takumi Plus: luxo japonês em cada detalhe do interior

Mazda CX-80 Takumi Plus: luxo japonês em cada detalhe do interior

02:58
Primeiro olhar ao Mazda CX-80 — o novo gigante híbrido plug-in da Mazda

Primeiro olhar ao Mazda CX-80 — o novo gigante híbrido plug-in da Mazda

02:56
Primeiro contacto com o Mazda CX-80 PHEV Takumi Plus — potência, espaço e sofisticação

Primeiro contacto com o Mazda CX-80 PHEV Takumi Plus — potência, espaço e sofisticação

03:00

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page