
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.


Depois de se qualificar para a quarta posição da grelha de partida, o Peugeot 9X8 #94 da dupla Duval / Jakobsen terminou em sexto lugar as 6 Horas de São Paulo de 2025.
Já o outro carro, o 9X8 #93 de Di Resta / Jensen cruzou a linha de chegada no sétimo lugar.
Depois de alinharem na segunda e terceira filas da grelha, os dois Peugeot 9X8 realizaram uma excelente largada para as 6 Horas de São Paulo. Loïc Duval (#94) defendeu ferozmente o seu quarto lugar, enquanto Mikkel Jensen (#93) ganhou uma posição para terminar a volta inicial em quinto. Antes da primeira paragem nas boxes, prevista após 40 voltas, os PEUGEOT 9X8 ocupavam o terceiro e quarto lugares.
Loïc Duval e Mikkel Jansen permaneceram ao volante para um segundo turno de condução intenso, que teve de ser encurtado em cerca de dez voltas devido à elevada degradação dos pneus no recém-repavimentado circuito de Interlagos. Após a segunda paragem nas boxes, os 9X8 conseguiram manter as suas posições iniciais.
Malthe Jakobsen e Paul Di Resta, que tinham tido excelentes desempenhos na qualificação no dia anterior, assumiram depois o volante dos 9X8 #94 e #93, então equipados com novos pneus de composto médio. Após um duplo stint a fundo pelo meio do tráfego, Duval e Jensen regressariam à pista para levar os carros até à meta, já que o Team Peugeot TotalEnergies contou, neste fim de semana, com uma formação de apenas dois pilotos por carro.
Após seis horas de batalhas acirradas, o carro #94 cruzaria a linha de chegada no sexto lugar, com o #93 logo atrás, em sétimo. Após uma frustrante participação nas 24 Horas de Le Mans, o Team Peugeot TotalEnergies se recuperou e registou seu melhor resultado da presente temporada.
Segue-se uma pausa de verão de oito semanas, regressando o Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC) ao ativo no início de setembro, no circuito de Austin (Texas, EUA).
Olivier Jansonnie, diretor técnico da Peugeot Sport:
"O nosso ritmo de corrida foi o esperado, mas talvez tenhamos subestimado a velocidade dos nossos três concorrentes diretos, que foram muito rápidos. Poderíamos ter terminado no 5.º e 6.º lugares, o que é uma pena, mas perdemos tempo sob as alturas de FCY [Full Course Yellow]. Precisamos analisar os motivos. As diferenças estão a ficar menores e haverá mais oportunidades de ter um bom desempenho antes do final da temporada.”
Mikkel Jensen (9X8 #93):
"A vantagem de uma formação com dois pilotos é que se aprende muito com o primeiro duplo stint e se pode ajustar em conformidade no final da corrida. Nesta, a gestão da degradação dos pneus foi crucial e fiz um melhor trabalho nesse aspeto durante o meu último turno de condução. No geral, foi um bom fim de semana para a equipa, com um bom desempenho na qualificação e um resultado final sólido. Agora precisamos de nos concentrar na degradação dos pneus."
Loïc Duval (9X8 #94):
“Um início bastante calmo para mim e um bom primeiro stint. Tive mais dificuldades no segundo turno de condução devido à forte degradação dos pneus traseiros, o que nos obrigou a antecipar a nossa paragem nas boxes. Como resultado, a nossa última parte da corrida foi um pouco mais longa do que a dos nossos concorrentes e, além disso, tivemos azar com o FCY que nos custou cerca de quinze segundos”.
Comentários