top of page

Após resultados negativos, Porsche amplia lançamento de carros a gasolina e híbridos

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • há 12 horas
  • 3 min de leitura

Após resultados negativos, Porsche amplia lançamento de carros a gasolina e híbridos

Marca alemã ajusta estratégia de produto e prevê retoma gradual a partir de 2026


A Porsche AG reportou um desempenho financeiro misto nos primeiros nove meses de 2025, refletindo o impacto da sua reestruturação estratégica e das condições económicas globais adversas. Embora o lucro operacional tenha caído de 4,035 mil milhões de euros em 2024 para 40 milhões, o fluxo de caixa líquido automóvel subiu para 1,34 mil milhões de euros, demonstrando resiliência nas operações da marca.


Clica AQUI
Clica AQUI

A receita total atingiu 26,86 mil milhões de euros, uma diminuição de 6% face ao mesmo período do ano anterior. As entregas globais também recuaram 6%, para 212.509 unidades, mas a Porsche registou novos recordes de vendas nos Estados Unidos e em mercados emergentes, com a região da América do Norte a crescer 5%.


Impacto de despesas extraordinárias

A forte redução nos resultados operacionais está associada a encargos extraordinários de cerca de 2,7 mil milhões de euros, relacionados com a redefinição do portefólio de produtos e com atividades no setor das baterias. As taxas de importação norte-americanas, de 15% desde agosto, também contribuíram para o aumento dos custos.


No total, a Porsche estima que o impacto global destas medidas e das tarifas atinja 3,1 mil milhões de euros em 2025. A empresa reconhece que os indicadores atuais são temporariamente mais fracos, mas considera-os “necessários para reforçar a rentabilidade e a robustez a longo prazo”.

“Atravessamos um período de transição. Esperamos que 2025 represente o ponto mais baixo antes de uma melhoria significativa a partir de 2026”, afirmou Jochen Breckner, diretor financeiro da Porsche AG.

Reorientação da estratégia de produto

Como parte desta reestruturação, a Porsche planeia alargar a oferta de modelos com motores de combustão e híbridos plug-in, adiando o lançamento de alguns modelos 100% elétricos devido ao ritmo mais lento de adoção do mercado. A nova plataforma elétrica da próxima década será redesenhada em conjunto com outras marcas do Grupo Volkswagen.


Apesar deste ajuste, a marca continua a atualizar a atual gama elétrica e a aumentar o peso dos modelos eletrificados, que já representam 35,2% das entregas globais — 56% na Europa. Dos veículos vendidos este ano, 23,1% são totalmente elétricos e 12,1% híbridos plug-in. O Macan destacou-se como o modelo de maior crescimento, com 64.783 unidades entregues, mais 18% do que no ano anterior.


Desafios e medidas internas

Em outubro, a Porsche iniciou conversações com representantes dos trabalhadores no âmbito do “Future Package”, um programa destinado a melhorar a eficiência e a rentabilidade num contexto de custos elevados e inflação persistente.


O grupo mantém a previsão de receitas anuais entre 37 e 38 mil milhões de euros, com uma margem operacional global entre 0% e 2%, dependendo do impacto final das tarifas e dos investimentos em curso.

“Estamos a tomar decisões estruturais importantes para garantir o futuro da marca. A Porsche continua a ser financeiramente sólida, mesmo num cenário de elevada incerteza”, reforçou Breckner.

Síntese financeira (Janeiro – Setembro 2025)

Indicador

2025

2024

Variação

Receita total

€26,86 mil milhões

€28,56 mil milhões

-6,0%

Lucro operacional

€40 milhões

€4.035 milhões

-99,0%

Margem operacional

0,2%

14,1%

Entregas globais

212.509 unidades

226.026 unidades

-6,0%

Fluxo de caixa automóvel

€1,34 mil milhões

€1,24 mil milhões

+8,0%

👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”

Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo


ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Polestar 3 Performance Pack: design escandinavo, aerodinâmica e potência elétrica ⚡🇸🇪

Polestar 3 Performance Pack: design escandinavo, aerodinâmica e potência elétrica ⚡🇸🇪

01:46
CX-80, o luxo pela visão Mazda

CX-80, o luxo pela visão Mazda

00:25
Polestar 3 Performance Pack: potência elétrica e engenharia escandinava em harmonia ⚡🇸🇪

Polestar 3 Performance Pack: potência elétrica e engenharia escandinava em harmonia ⚡🇸🇪

01:35
Alfa Romeo Junior Ibrida: Estilo Italiano, emoção e eficiência na estrada

Alfa Romeo Junior Ibrida: Estilo Italiano, emoção e eficiência na estrada

02:59

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page