Baja TT Sharish Gin Reguengos/Mourão: Henk Lategan domina prólogo e Gonçalo Guerreiro é o melhor português
Redação Europa
13 de set.
2 min de leitura
A 37.ª edição da Baja TT Sharish Gin Reguengos/Mourão arrancou esta sexta-feira com um prólogo de 5,71 km marcado pela velocidade e emoção, colocando desde já os principais protagonistas em evidência.
Clique AQUI
O sul-africano Henk Lategan, campeão do seu país em 2024 e atual vice-campeão do Rali Dakar, foi o mais rápido aos comandos da sua Toyota Gazoo Racing, confirmando o favoritismo entre os potentes T1+.
Logo atrás, a apenas 1,2 segundos, terminou Guillaume de Mévius em X-Raid Mini JCW, tendo como navegador o experiente Mathieu Baumel, que regressou à competição sete meses após o grave acidente que lhe custou a perna direita.
O grande destaque português foi Gonçalo Guerreiro, que surpreendeu ao conquistar o terceiro melhor tempo absoluto com o seu Polaris, sendo o mais rápido entre os SSV e ficando a apenas 2,1 segundos do líder.
O norte-americano Seth Quintero, campeão mundial de T3 em 2023, garantiu o quarto posto com outra Toyota Gazoo Racing, seguido pelos portugueses João Ferreira — recente vencedor da Baja Aragón — e Francisco Barreto, ambos também em Toyota.
Portugueses em destaque nas restantes categorias
Nos SSV, atrás de Gonçalo Guerreiro, ficaram o seu irmão Tiago Guerreiro e o britânico Sean Haran, ocupando o 7.º e o 9.º tempos absolutos, respetivamente. Na Categoria Challenger, Daniel Silva (Tauro) foi o mais rápido e terminou em 8.º da geral, seguido por Pim Klaassen e Edgar Reis. Entre os T1 FIA, o melhor português foi César Sequeira, em Mercedes, à frente de Miguel Casaca (VW Amarok) e José Rogeira (Ford Ranger).
Já o saudita Yazeed Al Rajhi, bicampeão da Taça do Mundo e vencedor do último Dakar, ficou apenas com o 20.º tempo.
No evento nacional, a dupla Daniel Pereira/Vasco Franco (Can-Am Maverick) liderou entre os T4, enquanto os espanhóis Juan Gasso/Claudia Brotons (G Rally OT3) foram os melhores T3.
Sérgio Matos/Sebastião Dominguez (Toyota) lideraram os T1, Johannes Senders (Fiat Fullback Proto) destacou-se nos T8, e Leonor Barreto/Carlos Silva (Nissan) foram os melhores nos T9 e entre as Senhoras.
A prova prossegue sábado com duas passagens por um setor seletivo de 116,16 km entre Granja e Alandroal, que prometem ser decisivas para a definição da classificação geral desta edição da Baja alentejana.
👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”
Comentários