top of page

CPR: A infelicidade de Meeke após mais um domínio completo no Rally de Portugal

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • há 5 dias
  • 3 min de leitura
CPR: A infelicidade de Meeke após mais um domínio completo no Rally de Portugal

Depois de três triunfos consecutivos para o Campeonato de Portugal de Ralis, a Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal ficou muito perto de conquistar a quarta vitória. Mas o Rally de Portugal é conhecido pela sua dureza que, infelizmente, ditou o abandono de Kris Meeke e Stuart Loudon.


São Ralis! Uma expressão muitas vezes usada, que explica de forma simples a exigência e as dificuldades que por vezes pregam partidas aos pilotos e equipas. Um desabafo que encaixa na perfeição ao que aconteceu na sexta-feira, segundo dia de prova do Rally de Portugal.


Kris Meeke e Stuart Loudon voltaram a ser protagonistas. Com quase 150 km de ralis pela frente, o equivalente a um rali e meio no Campeonato de Portugal de Ralis, a dupla britânica ia focada em conseguir o máximo de pontos. O CPR era claramente a prioridade, mas o plano passava por fazer todo o rali e mostrar a força da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal e do GR Yaris Rally2 num plano internacional.


A primeira parte do plano foi cumprida escrupulosamente. Kris Meeke venceu as quatro primeiras especiais do rali e apenas não venceu a quinta por 0,1 seg. Meeke e Loudon chegavam ao fim da manhã com 15,1 segundos de vantagem para Sordo em Hyundai, uma almofada já bem confortável. A PEC 6 trouxe o primeiro dissabor, com um furo a roubar 46 segundos. No entanto, o espanhol desistiu nesse mesmo troço e Meeke ficava com via aberta para o triunfo. O piloto da TGR Caetano Portugal ficou com 48 segundos de vantagem para o adversário mais direto e aumentou essa vantagem para uns impressionantes 2 min 13, 9 seg. A vitória parecia estar assegurada. Mas nos ralis, certezas só no fim.


CPR: A infelicidade de Meeke após mais um domínio completo no Rally de Portugal

Na PEC11, que também serviu de Power Stage para o CPR, a suspensão do GR Yaris Rally2 cedeu a poucos quilómetros do fim, mas Meeke ainda conseguiu chegar ao fim do troço. Contas feitas, a dupla da Toyota ainda tinha mais de 9 segundos de vantagem para o segundo classificado. Mas era preciso chegar ao fim do rali, ou seja, à assistência. E, apesar de todos os esforços para reparar a suspensão, o carro não tinha condições para fazer os 100 km de ligação que ainda faltavam. Apesar de terem feito o melhor tempo, Meeke e Loudon ficaram assim fora do rali.


Kris Meeke estava frustrado, mas resignado com o resultado deste Rally de Portugal:

“Pelo terceiro ano consecutivo, a sorte não me sorriu no Rally de Portugal. Conseguimos ser rápidos ao longo de todo o dia, mesmo na secção da manhã, em que uma escolha menos feliz de pneus nos aumentou o desafio. Começamos a tarde com um furo, mas com a desistência do nosso rival direto, ficamos com ainda mais margem, que conseguimos aumentar a cada especial."
CPR: A infelicidade de Meeke após mais um domínio completo no Rally de Portugal
"Continuamos a aumentar a distância para a concorrência, focados no CPR, mas já a pensar no dia seguinte, pois queríamos continuar o rali e tentar um bom resultado em WRC2. Mas a poucos quilómetros do fim, tivemos uma falha mecânica na suspensão traseira esquerda. Terminamos ainda na liderança do rali, mas era impossível fazer a ligação de 100km naquelas condições. Por isso, fomos obrigados a desistir. O carro voltou a estar perfeito, e a prova disso foi a vantagem que conseguimos criar ao longo do dia. Mas não era este o final que desejávamos. Os ralis são mesmo assim. Sabemos que temos um excelente carro, uma excelente equipa e vamos regressar em força na próxima prova.”

Toyota Cutomer Racing - Top 5 para Ricardo Teodósio

Em mais um fim de semana de aprendizagem e evolução, a dupla Ricardo Teodósio e José Teixeira levou o GR Yaris Rally2 pelos duros troços do Rally de Portugal até ao quinto lugar final. Foi uma prova dura, e não sendo a prova que certamente desejava, foi mais um fim de semana importante para conhecer o GR Yaris Rally2.


A próxima prova do CPR está agendada para 13 e 14 de junho, em Castelo Branco.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
📌 Opel Combo e-Life é um veículo completo e versátil

📌 Opel Combo e-Life é um veículo completo e versátil

03:00
Reproduzir vídeo
📌 Combo 100% elétrico, a versatilidade ao estilo Opel

📌 Combo 100% elétrico, a versatilidade ao estilo Opel

01:44
Reproduzir vídeo
📌 Peugeot e-Rifter com interior amplo, tecnológico, confortável e versátil

📌 Peugeot e-Rifter com interior amplo, tecnológico, confortável e versátil

02:58
Reproduzir vídeo
👉 A BYD aposta na qualidade e ganha espaço em Portugal 🥇

👉 A BYD aposta na qualidade e ganha espaço em Portugal 🥇

25:45
Reproduzir vídeo
bottom of page