
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













O Conselho de Administração do Grupo Renault, reunido hoje sob a presidência de Jean-Dominique Senard, decidiu, sob recomendação do Comité de Governança e Remuneração, nomear François Provost como Diretor Executivo (CEO) da Renault S.A. e Presidente da Renault S.A.S., com efeitos a partir de 31 de julho, por um mandato de quatro anos. O Conselho também nomeou François Provost como Administrador da Renault S.A. e da Renault S.A.S.
Em comunicado a marca referiu que “anteriormente Diretor de Compras, Parcerias e Assuntos Públicos, François Provost é um executivo experiente com 23 anos de serviço no seio do Grupo Renault. Com uma sólida experiência internacional em funções operacionais e estratégicas, uma compreensão profunda dos desafios do setor e uma visão estratégica, François Provost possui as qualidades necessárias para continuar e acelerar o desenvolvimento do Grupo Renault. Além disso, as suas competências assegurarão a continuidade do desenvolvimento do Grupo, particularmente a nível internacional e através de parcerias, capitalizando a sua agilidade estratégica e mantendo elevados padrões de desempenho, em total respeito pelos valores da empresa.”
No final da reunião do Conselho de Administração, Jean-Dominique Senard declarou:
“Estou confiante de que François Provost liderará o Grupo com discernimento e determinação num ambiente que exige tanto rigor na execução, visão estratégica como capacidade de inovação. Num setor em rápida transformação, a sua determinação e sentido de responsabilidade serão verdadeiros trunfos para guiar as equipas e manter o nosso dinamismo. No Grupo Renault, não há lugar para o status quo. Graças à sua experiência e conhecimento da empresa, poderemos concluir a implementação do nosso plano estratégico, finalizar os termos do próximo e garantir a sua execução bem-sucedida. Estou ansioso por trabalhar com ele. Gostaria também de agradecer calorosamente a Duncan Minto por ter assegurado a interinidade nestes últimos dias.”
Por ocasião da sua nomeação, François Provost declarou:
"É com orgulho e gratidão que recebo esta nomeação. Gostaria de agradecer calorosamente ao meu Presidente, Jean-Dominique Senard, e ao Conselho de Administração pela confiança depositada em mim. Tenho um pensamento especial para as equipas do Grupo que me apoiaram ao longo destes 23 anos. Dedicarei toda a minha energia e paixão para contribuir – ao lado dos nossos 100.000 colaboradores, concessionários, fornecedores e parceiros – para o desenvolvimento do nosso Grupo, uma das joias da indústria francesa há 127 anos. O Grupo Renault assenta em fundamentos sólidos, com equipas empenhadas, uma gama de produtos excecional, marcas fortes e um modelo organizacional inovador. Estes serão ativos valiosos para acelerarmos a nossa transformação num ambiente cada vez mais exigente para a nossa indústria. Podem contar com o meu compromisso e determinação para juntos escrevermos a próxima página da nossa história."
O Grupo Renault publicará os seus resultados financeiros semestrais amanhã, quinta-feira, 31 de julho.
François Provost
Nascido em 1968, François Provost é licenciado pela École Polytechnique e Engenheiro-Chefe do Corps des Mines. Após iniciar a sua carreira na administração pública de topo, ingressou no Grupo Renault em 2002. Ocupou vários cargos executivos em França e na Europa, incluindo o de CEO da Renault-Nissan Portugal entre 2005 e 2008. Em 2010, a sua carreira ganhou um rumo internacional: tornou-se Vice-CEO da Renault Rússia com responsabilidade pelas operações e, posteriormente, Presidente e CEO da Renault Samsung Motors na Coreia durante cinco anos. Assumiu depois o cargo de COO para a China, seguido pela Ásia-Pacífico, e finalmente liderou o Desenvolvimento Internacional. Em 2023, integrou a Equipa de Liderança do Grupo como Diretor de Compras, Parcerias e Assuntos Públicos. De Lisboa a Seul, passando por Moscovo e Xangai, tornou-se num líder estratégico e experiente, desempenhando um papel fundamental no estabelecimento de grandes parcerias com grupos globais como a Nissan, Geely e Aramco.































Comentários