top of page

Mitsubishi amplia gama na Europa com o SUV compacto Grandis

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • há 3 minutos
  • 9 min de leitura
Mitsubishi amplia gama na Europa com o SUV compacto Grandis

Concebido para competir no maior segmento da Europa, o nome do novo SUV compacto da Mitsubishi tem origem na palavra em latim que significa “grande” e “marcante” e vem com digitalização no coração da experiência, com integração Google, atualizações over-the-air para uma conectividade à prova do futuro, e controlo total sobre funções e subscrições através da aplicação Mitsubishi Motors para dispositivos móveis.


Desenvolvido para a Europa, o novo Grandis estará disponível com motorizações semihíbridas (MHEV) e híbridas (HEV), entregando a nova garantia alargada de fábrica de 8 anos em toda a Europa.


“O segmento C-SUV é o maior da Europa e, juntamente com o Eclipse Cross (BEV), o novo Grandis aumentará substancialmente a nossa cobertura de mercado, abrangendo um amplo intervalo de preços, uma gama completa de motorizações eletrificadas avançadas, a mais recente tecnologia ADAS e conectividade integrada com a Google”,

referiu Frank Krol, presidente e CEO da Mitsubishi Motors Europe.

Mitsubishi amplia gama na Europa com o SUV compacto Grandis

“O Grandis é simplesmente a solução perfeita para famílias jovens – reunindo espaço, versatilidade e a mais recente tecnologia num pacote acessível e a nossa nova garantia alargada de 8 anos”.

O SUV compacto oferece a variante 1.3 MHEV nas versões de transmissão manual e automática, assim como a HEV de 1,8 litros, que proporciona elevada aceleração, recuperação de energia, redução de emissões de CO2 e consumo de combustível mais eficiente.


A base para o design exterior marcante deste SUV compacto são as suas proporções. Os 4410 mm de comprimento, 2000 mm de largura e 1580 mm de altura refletem desde logo o carácter atlético.


luzes LED de configuração horizontal

A lateral esculpida apresenta um perfil atlético e desportivo e, juntamente com a opção de jantes de liga leve – Flex de 17 polegadas, maquinadas de 18 polegadas com acabamento em dois tons ou maquinadas de 19 polegadas com acabamento em dois tons – realça o carácter dinâmico do veículo.


Cada traço do desenho exterior do novo Grandis é realçado, independentemente da opção que seja feita a partir da paleta de cores metalizadas disponíveis: Steel Grey, Crystal White, Royal Blue, Sunrise Red e Onyx Black. 


A gama de acabamentos exteriores complementa o visual. A grelha e as inserções em preto brilhante e cromado acetinado são utilizadas em toda a gama, enquanto as variantes INFORM utilizam preto granulado para os frisos laterais, chapa protetora e para-choques. A INVITE utiliza igualmente preto granulado para a decoração do para-lamas e linha de cintura, prateado granulado para a chapa protetora e preto brilhante para o para-choques. A INTENSE e a INSTYLE adicionam preto brilhante com uma inserção de cromado acetinado na decoração do para-lamas e uma linha de cintura cromada acetinada.


Mitsubishi amplia gama na Europa com o SUV compacto Grandis

No interior, e consoante o nível de equipamento selecionado - INFORM e INVITE, INTENSE ou INSTYLE - os bancos possuem função de aquecimento e uma seleção de tecidos premium, permitindo que os condutores adaptem a sua experiência ao conforto pessoal e às preferências de estilo.


O habitáculo do novo Grandis abre-se para o céu com um teto panorâmico de grandes dimensões. Graças à tecnologia de película eletrocromática e revestimento condutor transparente, os passageiros podem ajustar facilmente a opacidade com um simples toque num botão, controlando assim a quantidade de luz que entra no interior.


A versatilidade é um ponto-chave na traseira deste SUV compacto. Os bancos posteriores podem deslizar até 160 mm para a frente para oferecer ainda mais espaço na bagageira, permitindo igualmente ajustar o espaço para as pernas dos passageiros.


Com os bancos traseiros deslocados para a frente, a bagageira oferece 434 litros de capacidade, que aumenta para 1455 litros com os bancos rebatidos. O acesso também é simples: quando equipada com porta da bagageira elétrica, a traseira pode ser aberta de quatro formas: através do interruptor localizado à esquerda do volante, com um movimento  do pé utilizando o sensor, premindo o botão elétrico na porta quando o carro está fechado, ou com o botão da chave.


Mitsubishi amplia gama na Europa com o SUV compacto Grandis

Motorização

O novo SUV compacto Grandis foi adaptado ao mercado europeu, integrando a tecnologia de motorização semi-híbrida (MHEV) e híbrida (HEV), assegurando uma resposta alargada às preferências do mercado, combinando eficiência e desempenho.


O sistema MHEV descomplica a eletrificação, combinando a simplicidade da tecnologia de combustão com um gerador de arranque acionado por correia e acoplado a uma bateria de iões de lítio de 12 V. A conjunção de sistemas significa que a energia pode ser recuperada durante as fases de desaceleração e travagem, podendo a energia elétrica ser utilizada para fornecer um reforço de binário.


No coração do sistema está um motor a gasolina de 1,3 litros, turbocomprimido e de injeção direta, e uma transmissão manual de seis velocidades ou automática de dupla embraiagem de sete relações (7DCT). 


Sua Marca, Produto ou Serviço AQUI
Sua Marca, Produto ou Serviço AQUI

Para quem quiser elevar a fasquia da eletrificação, o Grandis é lançado com motorização HEV, sistema totalmente híbrido que combina seis componentes para maximizar a eficiência e o desempenho: uma unidade a gasolina de 1,8 litros normalmente aspirada, de quatro cilindros, que produz 80 kW de potência, um motor elétrico principal de 36 kW, um motor secundário de 15 kW, bateria de propulsão iões de lítio de 1,4 kWh, eletrónica de potência e transmissão automática multimodo inteligente.


O sistema alinha todos estes componentes para proporcionar uma experiência de condução mais suave. No ambiente urbano, pode atingir até 80% de utilização em modo totalmente elétrico, tornando as viagens curtas mais eficientes, reduzindo ainda de forma considerável a poluição sonora. Mesmo quando o motor de combustão é necessário, o sistema atinge poupanças de combustível de até 40% em condução urbana.


A inteligência é fundamental para o sistema HEV e este consegue alternar entre vários modos para cumprir as exigências do estilo de condução. Monitorizados em tempo real pelo Hybrid Power-Split Management, o novo Grandis pode alternar entre:


• Condução 100% em modo elétrico

• Condução dinâmica

• Desaceleração e travagem (Modo B)

• Recarregamento da bateria utilizando o motor de combustão

• E-Save 


Mitsubishi amplia gama na Europa com o SUV compacto Grandis
Mitsubishi amplia gama na Europa com o SUV compacto Grandis

Os diferentes modos de tração e distribuição de potência são otimizados com base na necessidade de potência e no estado da motorização. As mudanças entre modos são impercetíveis para o condutor, mas o fluxo de energia pode ser acompanhado através de um widget à direita do painel de instrumentos, acessível através de interruptores no volante.

O condutor pode selecionar manualmente o modo E-Save para manter a carga da bateria de propulsão acima de 40%, garantindo energia suficiente para o desempenho elétrico e potência para a viagem seguinte, no modo 100% elétrico ou no modo híbrido.


A eficiência global da motorização significa que, mesmo a velocidades mais altas, à medida que o novo Grandis sai da cidade, a condução em modo elétrico é possível a velocidades de até 70 km/h. E a motorização combinada não desilude quando se trata de desempenho. O SUV compacto consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em cerca de 8,5 segundos.


Sua Marca, Produto ou Serviço AQUI
Sua Marca, Produto ou Serviço AQUI

A gama de motorizações é complementada pelas tecnologias de chassis. Construído com base na plataforma CMF-B da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, combina uma configuração pseudo MacPherson à frente e um eixo semirrígido com amortecedor atrás.


O novo Grandis oferece aos condutores a possibilidade de adaptar a dinâmica especificamente às suas necessidades através do sistema Multi-Sense. Utilizando o SDA, o condutor pode alternar entre quatro modos diferentes; personalizar totalmente a configuração selecionando PERSO; minimizar a pegada ambiental com o modo ECO; criar o equilíbrio com o modo COMFORT; e aumentar o prazer de condução, a agilidade e a resposta com o modo SPORT.


Digitalização e conectividade

O novo Grandis acolhe a digitalização, fazendo a ponte e uma continuidade entre a eletrónica de consumo e o automóvel. O conjunto completo de serviços conectados, incluindo a integração Google e a aplicação móvel da Mitsubishi Motors, permite um acesso sem disrupções a vários serviços digitais. E, com atualizações over-the-air, o novo Grandis não ficará para trás, recebendo em tempo real todas as melhorias de funcionalidades.


Dentro do habitáculo, o ecrã de infotainment de 10,4” é o elemento de hardware central da digitalização. A resolução de 960 x 1280 do ecrã vertical 3:4 permite uma clareza instantânea das informações e, com uma barra de navegação fácil de utilizar na parte superior, simplifica o acesso e a mudança entre diferentes informações e funções.


Mitsubishi amplia gama na Europa com o SUV compacto Grandis

O ecrã central é complementado por um visor eletrónico de 7” ou um visor digital de 10", apresentando ambos os dados mais importantes claramente à vista do condutor, minimizando as distrações e ajudando a manter os olhos na estrada.


Com o ecossistema integrado, o melhor das aplicações e serviços da Google fica rapidamente acessível: o Google Maps para ajudar na navegação com Pontos de Interesse (POI), mapas e informações de trânsito em tempo real; o Google Play, a loja de aplicações com mais de 100 aplicações, incluindo jogos, música e streaming de vídeo disponíveis; bem como o Google Assistant, que utiliza o reconhecimento de voz para controlar a navegação, a reprodução de multimédia, as funcionalidades do telefone e do veículo.


Basta aos utilizadores iniciar sessão com a sua conta Google para usufruírem de uma experiência totalmente personalizada. O veículo é adicionado como um novo dispositivo à conta do utilizador, para que informações e dados históricos, como as pesquisas recentes e os locais favoritos, sejam sincronizados com o Google Maps e o Google Assistant.


E para quem pretende utilizar o espelhamento de smartphones no ecrã, tanto o Apple CarPlay quanto o Android Auto estão disponíveis sem fios, com todas as aplicações relevantes e acesso aos comandos de voz da Siri e do Google. Os dispositivos também podem ser carregados sem fios até 15 W ou ligados a uma das portas USB-C do habitáculo.


Todo o conteúdo disponível no habitáculo terá um som sublime através do sistema de áudio premium Harman Kardon. A tecnologia de alta-fidelidade permite que os utilizadores desfrutem de qualquer tipo de conteúdo de áudio utilizando modos de audição predefinidos – Studio, Podcast, Concert, Club, Immersion. 


Mitsubishi amplia gama na Europa com o SUV compacto Grandis

Com uma potência de 410 W, fornece um som claro e rico através da configuração de 10 altifalantes. O sistema é constituído por 2 tweeters de 25 mm montados no painel de instrumentos, 2 woofers duplos de 150 mm nas portas dianteiras, 2 woofers de 140 mm + 2 tweeters de 25 mm nas portas traseiras e um subwoofer de duas vias de 150 x 224 mm na bagageira.


Sua Marca, Produto ou Serviço AQUI
Sua Marca, Produto ou Serviço AQUI

A experiência digital do novo Grandis não se resume a introduzir dispositivos no veículo, é totalmente conectada e oferece pacotes de subscrição para melhorar a experiência de condução. O Pacote de Condução Conectada fornece dados de mapas contextuais para melhorar o MI-PILOT com dados de mapas em tempo real, que levam em consideração o contexto da estrada e o limite de velocidade.


Este pack reforça também o Eco Predictive Assistant para fornecer ao condutor alertas de quando desacelerar, consoante o contexto da estrada e o limite de velocidade, e o Predictive Hybrid Assistant, que otimiza o consumo de combustível e energia em situações de engarrafamento ou em áreas urbanas.


Os clientes podem ativar funcionalidades de ligação ao concessionário a partir do ecrã central de infotainment. Assim que isso ocorra, os contratos/subscrições são iniciados. Quando o veículo for associado a uma conta da Mitsubishi Motors, as subscrições ficam visíveis na aplicação Mitsubishi Motors.


Segurança, conveniência e conforto

O ponto de partida é a estrutura reforçada, que utiliza uma combinação de aços de alta resistência. A isso acrescenta-se o airbag do condutor de alta eficiência com ventilação ativa, o airbag do passageiro de uma fase, airbags laterais para proteção do tórax e airbags de cortina na primeira e na segunda filas, juntamente com pré-tensores de cintos de segurança com limitadores de carga na frente e encostos de cabeça com função anti-chicote.


Mitsubishi amplia gama na Europa com o SUV compacto Grandis

Os utentes mais vulneráveis da estrada, como os peões, também estão protegidos. O capô, o para-choques dianteiro e os faróis foram adaptados para reduzir a força de qualquer impacto. 


Mas o novo Grandis procura minimizar a possibilidade de isso acontecer graças à gama de sistemas ADAS integrados. O novo modelo inclui até 20 sistemas que observam constantemente a zona circundante, alimentados por um conjunto completo de sensores, incluindo 12 ultrassónicos, quatro câmaras e um radar frontal para uma visão 360º.


Para reduzir a pressão sobre o condutor – e minimizar o risco de fadiga – o Cruise Control Adaptativo (ACC) com Stop & Go guarda a distância para o veículo da frente, mantendo a velocidade. Quando utilizado em conjunto com a Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem (LCA), os condutores podem aceder ao sistema MI-PILOT (Mitsubishi Intelligent - PILOT), que ajuda proativamente a adaptar a velocidade ao contexto da estrada e a manter o veículo centrado na faixa, sendo capaz de parar totalmente.


Obtendo informações das câmaras e do radar e controlando a direção assistida e a travagem, a ECU específica do MI-PILOT ajuda a aliviar a tensão da condução de longa distância nas autoestradas e a circulação no “pára-arranca”, para manter os condutores mais confortáveis.


A tecnologia beneficia de três definições, para que os condutores possam escolher o nível de controlo sobre a velocidade do veículo. O condutor pode retomar o controlo total de forma rápida e fácil, a qualquer momento.


O Grandis oferece ainda sistemas como Comutação Automática de Farois, Assistência de Emergência à Manutenção na Faixa de Rodagem, Assistência Inteligente à Velocidade e Monitor de Atenção do Condutor.


Sua Marca, Produto ou Serviço AQUI
Sua Marca, Produto ou Serviço AQUI

E, quando as velocidades são mais baixas, o novo Grandis oferece auxílios para tornar a vida do condutor mais simples e segura. O Monitor da Vista a 360º funciona de 0 a 10 km/h, utilizando todos os sensores ultrassónicos e câmaras do veículo para fornecer uma visão em tempo real de todo o veículo, facilitando as manobras em locais mais apertados. 


A Travagem Traseira Autónoma de Emergência utiliza os sensores ultrassónicos posteriores para detetar obstáculos quando o condutor está a fazer marcha-atrás. Desta forma, se for detetado um obstáculo, como postes, pilares ou peões, o veículo trava automaticamente para evitar uma colisão. Adicione-se também o Auxílio ao Estacionamento, Sistema de Alerta de Tráfego Traseiro e Assistência à Saída Segura dos Passageiros e o novo Grandis ajuda a minimizar incidentes a velocidades mais baixas.


Para além de todos estes sistemas está disponível a função eCall e, por isso, se o pior acontecer, a ajuda está apenas a um botão de distância.

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
📌 Mustang Mach E é um “muscle” SUV 100% elétrico

📌 Mustang Mach E é um “muscle” SUV 100% elétrico

02:00
📌Renault 5 E-Tech, um carro de design primoroso

📌Renault 5 E-Tech, um carro de design primoroso

03:00
📌 Renault 5 E-Tech: É da cidade, mas pede estrada

📌 Renault 5 E-Tech: É da cidade, mas pede estrada

02:42
📌Jovem, atraente e tecnológico, assim é o habitáculo do novo Renault 5 E-Tech

📌Jovem, atraente e tecnológico, assim é o habitáculo do novo Renault 5 E-Tech

02:48
bottom of page