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Novo Mitsubishi ASX aposta na tecnologia hibrida

Novo Mitsubishi ASX aposta na tecnologia hibrida

A Mitsubishi Motors Europe acaba de reforçar a sua presença no segmento dos B-SUV com o novo ASX.


Tendo como base a plataforma CMF-B, da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, a atualização do modelo chega com diversas opções de motorização a combustão e de eletrificação, hibrida ou semi-híbrida (Mild Hybrid). À gama de motorizações juntar-se-á ainda uma versão Bi-Fuel (Gasolina/GPL).


“A competitividade do novo ASX é reforçada por um design exterior ainda mais ousado, que reforça o carácter SUV e o faz sobressair em relação à concorrência. Este modelo oferece uma abordagem simplificada da eletrificação, que assegura uma enorme eficiência no mundo real, aliada a um conjunto de motorizações que satisfaz as necessidades de todo o tipo de clientes”, explica Frank Krol, presidente e CEO da Mitsubishi Motors Europe.

Novo Mitsubishi ASX aposta na tecnologia hibrida
“O novo ASX representa também um grande avanço do ponto de vista da conectividade, dando início à implementação progressiva do nosso programa Connected Car Services, transversal a toda a marca. Através de uma simples aplicação móvel, o condutor terá acesso a diagnósticos em tempo real, operações remotas e funcionalidade de localização do veículo, entre outros benefícios.”

Com sistema de luzes totalmente em LED, o novo ASX é produzido na fábrica da Renault em Valladolid, Espanha, e vem com jantes de aço de 17” ou de 18” - de cor preta com corte de diamante, incorporando um design exclusivo para as versões mais completas.


O novo ASX apresenta-se com uma escolha de cinco cores. Nos níveis de equipamento superiores, existe ainda a opção de tejadilho em Onyx Black metalizado em combinação com qualquer uma das opções de cor (exceto Onyx Black), obtendo-se assim uma estética de dois tons.


No interior destaque para a possibilidade, incluída de série em todas as versões, de fazer deslizar o banco traseiro 16 cm, o que permite obter mais espaço e arrumação na bagageira ou mais comodidade para as pernas dos passageiros. Tal significa mais 69 litros de capacidade de carga com o banco deslocado totalmente para a frente, a juntar aos 332 litros que a bagageira oferece com o banco na sua posição normal. Para arrumação de pequenos objetos estão disponíveis diversos locais dispersos pelo habitáculo, nomeadamente no porta-luvas, apoio de braços central e compartimentos das portas que, no seu conjunto, totalizam mais de 22 litros de capacidade.


Novo Mitsubishi ASX aposta na tecnologia hibrida

Grupos propulsores

O novo ASX oferece uma eletrificação com grupos propulsores híbridos (HEV) e semi-híbridos (MHEV), além de motorizações de combustão interna, no entanto, o sistema 100% híbrido, para já ainda não está previsto para Portugal, ele que representa a opção topo de gama do ASX, e que combina uma unidade a gasolina de 1,6 litros com dois motores elétricos e uma caixa de velocidades multimodo inteligente, que otimiza tanto a eficiência como a capacidade de resposta.


A arquitetura híbrida combinada (série/paralela) permite controlo dos diferentes componentes, não exigindo qualquer esforço na alternância entre motor de combustão, propulsão 100% elétrica, propulsão híbrida paralela ou propulsão híbrida em série, oferecendo o melhor equilíbrio entre aceleração, baixo regime do motor e binário adicional do motor elétrico.


Conjugada com a bateria de tração de iões de lítio de 1,2 kWh arrefecida a líquido, localizada sob o piso da bagageira, esta tecnologia pode proporcionar até 80% de condução em cidade com energia puramente elétrica e, graças à vantagem da recuperação de energia cinética, as perdas energéticas são minimizadas.


A motorização de 105 kW (143 cv)/205 Nm proporciona o equilíbrio entre performance e eficiência, graças à assistência elétrica. As emissões são de apenas 106-111g/km de CO2 e valores oficiais de consumo de combustível situam-se em 4,7-4,9 litros/100 km (com base no ciclo de testes oficial).


Novo Mitsubishi ASX aposta na tecnologia hibrida

Na variante semi-híbrida, o novo ASX está disponível com um motor 1.3 DI-T turbo, a gasolina e com injeção direta. Incorporando um gerador de arranque por correia em combinação com uma bateria de iões de lítio de 12 V, consegue recuperar energia quer durante a desaceleração, quer durante a travagem, além de disponibilizar um sistema elétrico de assistência ao binário. Esta motorização pode ser acoplada a uma caixa manual de 6 velocidades ou a uma caixa automática de 7 velocidades e dupla embraiagem (7SST). O motor debita 103 kW (140 cv)/260 Nm com a caixa de velocidades manual, ou 116 kW (160 cv)/270 Nm com a caixa 7SST, o que se traduz num consumo de combustível e emissões de 5,9 ou 6,2 litros/100 km e 134 ou 139 g/km de CO2, respetivamente.


Para quem prefere optar pela propulsão totalmente a gasolina está disponível o motor 1.0 MPI-T, com 67 kW (90 cv) de potência e 160 Nm de binário e que está acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades. De acordo com a norma WLTP, o consumo situa-se em 5,9-6,0 litros/100 km e as emissões de CO2 em apenas 134-135 g/km.


A gama de motorizações do novo ASX será mais tarde complementada com uma unidade de GPL para os mercados que dispõem deste combustível alternativo. O motor de três cilindros com turbocompressor fornece 74 kW (100 cv) de potência e 170 Nm de binário, enquanto a unidade com injeção multiponto consome 7,6-8,0 litros/100 km, emitindo apenas 119-125g/km de CO2 de acordo com os testes oficiais.



Digitalização e conectividade

O ponto central no habitáculo é o sistema de infotainment Smartphonelink Display Audio, com ecrã de 10,4” que fornece todas as informações necessárias e com uma excelente qualidade de imagem (graças aos seus 960 x 1280 pixels), este ecrã de 150 DPI permite aceder às aplicações preferidas do condutor através da replicação de smartphones, permitindo configurar os modos de condução ou a iluminação ambiente. Para facilitar o acesso a funções como o controlo do ar condicionado, está disponível um conjunto de botões físicos junto à zona inferior do ecrã.


A integração de um conjunto completo de serviços conectados é reforçada pela introdução da aplicação móvel My Mitsubishi Motors, que fornece informações relevantes e serviços remotos numa aplicação móvel fácil de usar, que se encontra disponível na App Store e no Google Play e que apoia o condutor, onde quer que este se encontre. E, no caso dos dispositivos trazidos para o habitáculo do novo ASX, o carregamento sem fios proporciona aos utilizadores uma comodidade acrescida.


Novo Mitsubishi ASX aposta na tecnologia hibrida

A digitalização do habitáculo do novo ASX é ainda reforçada pelo ecrã do painel de instrumentos configurável de 7”, oferecendo um leque alargado de informações, colocando os dados mais importantes diretamente à frente do condutor.


O nível de interação e controlo do novo ASX permite também aos ocupantes a personalização da sua experiência de bordo, ao possibilitar a mudança da luz ambiente a partir de uma ampla palete de cores, que destacam o design do habitáculo e se adequam aos diferentes estados de espírito. Com o sistema Drive Mode da Mitsubishi Motors, disponível apenas em mercados selecionados, inicialmente, Portugal, França, Itália, Países Baixos e Polónia, o condutor pode personalizar a resposta da direção, o controlo dinâmico do chassis e a distribuição da potência de tração, em complemento aos modos Comfort, Eco e Sport, já pré-definidos no sistema.


De modo a aceder a novas aplicações e funções, o novo ASX pode receber atualizações remotas de software OTA, que incluem updates e correções de erros (à semelhança do que ocorre nos smartphones), o que melhora continuamente a experiência de infotainment.


Destaque ainda para a função eCall, que permite, em caso de acidente e através de um simples toque num botão, emitir um aviso automático para os serviços de emergência, enviando a localização e as informações dos sensores, para que aqueles possam atuar mais rapidamente.

Novo Mitsubishi ASX aposta na tecnologia hibrida

Segurança, comodidade e conforto

O habitáculo está equipado com airbags dianteiros e laterais para o condutor e o passageiro, dois airbags de cortina de cada lado, cintos de segurança com pré-tensores e limitadores de esforço, encostos de cabeça anti-efeito de chicote e fixações para cadeiras de criança Isofix.


O novo ASX foi igualmente concebido para evitar lesões nos utilizadores da via pública mais vulneráveis, como é o caso dos peões e dos ciclistas. O capô, o para-choques dianteiro, faróis e a zona inferior do para-brisas foram especificamente projetados para diminuir a probabilidade de ferimentos.


A segurança é reforçada com uma gama de sistemas ativos, que emitem alertas e atenuam a possibilidade de ocorrência de acidentes, A deteção de peões foi melhorada com o sistema de Mitigação de Colisões Frontais (FCM), fornecido de série. Trata-se de um sistema de travagem de emergência autónomo baseado em radar, que “lê” a estrada à frente para aumentar a segurança.


O conjunto de 16 sistemas de segurança ativa e de conforto do novo ASX maximiza a segurança, ajudando a tornar a experiência de condução mais descontraída. Estas tecnologias recorrem a uma combinação entre sensores ultrassónicos e tecnologia de radar e de câmaras para construir uma imagem da zona em redor do veículo (ajudando-o assim a evitar obstáculos), avisar o condutor para os perigos ou realizar manobras evasivas paramitigar ou evitar acidentes.


Novo Mitsubishi ASX aposta na tecnologia hibrida

No novo ASX estão incorporados de série: Sistema de Mitigação de Colisões Frontais com Proteção de Peões, Luzes de Máximos Automáticas, Cruise Control com Limitador de Velocidade, Monitorização da Atenção do Condutor, Assistente de Velocidade Inteligente, Aviso de Distância, Aviso de Saída de Faixa de Rodagem, Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem e Assistência de Emergência à Manutenção na Faixa de Rodagem, Sensores de Estacionamento e Câmara Traseira, além de Assistência ao Estacionamento, Aviso de Ângulo Morto, Assistência à Saída dos Ocupantes e Alerta de Tráfego Traseiro. Embora sejam simples para o condutor, estes sistemas utilizam a captação avançada de dados para garantir que fornecem as informações corretas.


A função de Monitorização da Atenção do Condutor analisa os movimentos da direção para monitorizar e avaliar permanentemente o comportamento do condutor, ajudando adeterminar se este está a ficar desatento. Em caso afirmativo, emite prontamente um aviso, desde que os alertas visuais e sonoros estejam ativados.


Nos níveis de equipamento mais elevados com caixa de velocidades automática, o novo ASX inclui o sistema MI-PILOT (do inglês “Mitsubishi Intelligent Pilot”), que combina o Cruise Control Adaptativo (ACC) com a Assistência à Centragem na Faixa de Rodagem (LCA).

Novo Mitsubishi ASX aposta na tecnologia hibrida

Recorrendo a câmaras, a um radar e a uma ECU dedicada, o MI-PILOT controla a aceleração, os travões e a direção para aumentar a comodidade e a descontração do condutor, quer seja em viagens de longa distância, na circulação em autoestrada ou em engarrafamentos. A tecnologia beneficia de três definições do utilizador (Manual, Automático – com funções de Contexto de Estrada e Automático – e Velocidade Legal), para que o condutor possa interferir na velocidade do veículo. Este sistema não é intrusivo, exigindo que o condutor assuma o comando total do automóvel sempre que necessário.


Serviço Mitsubishi

Tal como ocorre com toda a restante gama de modelos da Mitsubishi Motors vendidos na Europa, o novo ASX é fornecido com:

• Garantia de série: 5 anos/100 000 km

• Garantia anticorrosão: 12 anos

• Garantia da bateria de propulsão: 8 anos/160 000 km

• Assistência em viagem: 5 anos (Pacote de Assistência Mitsubishi)

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