
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













A primeira etapa do bp Ultimate Rally Raid Portugal 2025 confirmou o espetáculo prometido e trouxe emoções fortes aos adeptos presentes em Grândola. Num percurso de 425 km (302 km cronometrados), pilotos e máquinas enfrentaram terreno seco, escorregadio e altamente técnico, com duelos intensos em praticamente todas as categorias.
Daniel Sanders (Red Bull KTM Factory Racing) voltou a mostrar porque lidera o campeonato. O australiano, conhecido como “Chucky”, venceu de forma autoritária, mantendo sempre uma margem de controlo sobre os homens da Honda, Adrien Van Beveren (+58’’) e Tosha Schareina (+1’22’’). Com este resultado, Sanders ampliou a vantagem para 1’11’’ na geral e terá amanhã a árdua tarefa de abrir a pista em direção a Badajoz.
O português Martim Ventura esteve perto de conquistar a sua primeira vitória em Rally2, mas uma embraiagem partida ao km 231 deixou o triunfo nas mãos de Edgar Canet. O espanhol reforça assim a liderança frente ao austríaco Tobias Ebster (+2’58’’), enquanto Bruno Santos, também luso, terminou em quarto lugar, a 5’43’’.
O português Gonçalo Amaral liderou grande parte da especial, mas uma penalização de um minuto acabou por entregar a vitória ao francês Thomas Zoldos, que triunfou por 1’20’’. Carlo Cabini (Itália) fechou o pódio.
A equipa CFMoto Thunder Racing prolongou a sua invencibilidade desde o Safari da África do Sul. Gaëtan Martinez bateu o companheiro de equipa Antanas Kanopkinas por 1’16’’, somando mais uma vitória para a marca chinesa.

Nos automóveis, a etapa foi marcada por grande alternância na liderança. Nasser Al Attiyah chegou a comandar, mas acabou relegado para oitavo após várias penalizações (falsa partida, excesso de velocidade e incumprimento de tempos). A vitória foi para Henk Lategan (Toyota Gazoo Racing), que assumiu também a liderança da geral, seguido por Lucas Moraes (+1’51’’) e João Ferreira (+1’52’’). A Toyota ocupou os cinco primeiros lugares em Grândola, confirmando a força do construtor nesta competição.
O sueco Mattias Ekström (EKS) venceu em Challenger e lidera agora com 1’07’’ sobre o português Gonçalo Guerreiro. Já em SSV, Alexandre Pinto voltou a brilhar, somando mais uma vitória para Portugal e consolidando uma diferença de 13’54’’ sobre o colega de equipa Enrico Gaspari.
A prova segue amanhã para Espanha, com a etapa Grândola–Badajoz: 655 km de percurso, 429 km cronometrados, na mais longa etapa da semana.

RallyGP (Top 3)
Daniel Sanders (Red Bull KTM) –
Adrien Van Beveren (Honda) +1’11’’
Tosha Schareina (Honda) +1’32’’
Rally2 (Top 3)
Edgar Canet (KTM) –
Tobias Ebster (Hero MotoSports) +2’58’’
Michael Docherty (KTM) +3’19’’
Ultimate (Top 3)
Henk Lategan (Toyota) –
Lucas Moraes (Toyota) +1’51’’
João Ferreira (Toyota) +1’52’’
SSV (Top 2)
Alexandre Pinto (Polaris) –
Enrico Gaspari (Polaris) +13’54’’
👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”































Comentários