top of page

Renault 4 segue o bom caminho aberto com o Renault 5

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 30 de mai.
  • 4 min de leitura
Renault 4 segue o bom caminho aberto com o Renault 5

Compacto, espaçoso e polivalente, um automóvel para ser vivido em sintonia com o seu tempo, capaz de ir a todo o lado e fazer tudo, um automóvel "blue jean" robusto e elegante. Esta visão geral do Renault 4 original de 1961 continua a ser válida para o Renault 4 E-Tech elétrico.


Renault 4 segue o bom caminho aberto com o Renault 5

Este novo modelo da gama elétrica da Renault herda o ADN de um automóvel com um rico património de trinta anos dos mais diversos tipos de utilizadores, dos mais urbanos a agricultores, dos carteiros, a bombeiros e até polícia. Hoje, o Renault 4 E-Tech elétrico ocupa um lugar ao lado do Renault 5, do Megane e do Scenic E-Tech elétrico, antes do futuro Twingo em 2026. As ambições do Renault 4 E-Tech elétrico estão expressas no pensamento que está na base da sua conceção: refletir o mais amplamente possível a utilização dos clientes.


O sucesso do Renault 4 original, em França e no mundo, deve-se em grande parte à sua capacidade de demonstrar esta versatilidade.


Ao longo da sua carreira, o Renault 4 atingiu números verdadeiramente fenomenais, com 8 135 424 unidades vendidas nos cinco continentes e em mais de uma centena de países, entre 1961 e 1992, o que faz dele o modelo mais vendido da Renault a nível mundial. O Renault 4 foi fabricado na Europa (Portugal, Bélgica, Espanha, etc.…), na América do Sul (Argentina, Colômbia, Peru, etc.…), em África (Argélia, Marrocos, África do Sul, etc.…) e até na Oceânia. É o quarto automóvel mais vendido de todos os tempos e, não surpreendentemente, um ícone cultural internacional.


O Renault 4 E-Tech elétrico não se deixa intimidar por este sucesso. Até se propôs um desafio suplementar: contribuir para a generalização dos automóveis elétricos na Europa. Enquanto o Renault 5 E-Tech elétrico se destina mais aos clientes urbanos, o Renault 4 E-Tech elétrico dirige-se a um público mais vasto, incluindo as famílias jovens.


Renault 4 segue o bom caminho aberto com o Renault 5

Para o conseguir, apoiar-se-á na mesma qualidade essencial do seu antecessor: a versatilidade. É isso que atrairá os seus clientes, seja para as deslocações diárias, para os fins-de-semana fora ou para as atividades de lazer, sozinhos ou com a família, na cidade, no campo, na montanha ou na autoestrada.


Reflexo desta versatilidade, o Renault 4 E-Tech elétrico estabelece novos padrões no segmento em termos de espaço interior, design modular e capacidade da bagageira. 420 litros cúbicos de espaço, uma soleira de carga baixa, compartimentos de arrumação engenhosos, um banco traseiro rebatível e até um banco do passageiro rebatível - uma estreia para um automóvel elétrico da Renault! Está também preparado para enfrentar estradas lamacentas ou esburacadas, graças à maior distância ao solo e ao avançado sistema de controlo de tração, Extended Grip. Ao mesmo tempo, facilita a condução quotidiana com a função One Pedal, que maximiza a travagem regenerativa para parar o automóvel.

Renault 4 segue o bom caminho aberto com o Renault 5

O Renault 4 E-Tech elétrico deve todas estas qualidades, e muito mais, à sua plataforma dedicada AmpR Small, partilhada com o Renault 5 E-Tech elétrico. A tónica é colocada na condução ágil e dinâmica, graças ao baixo centro de gravidade e à suspensão traseira multi-link. Ao mesmo tempo, o nível de conforto é ligeiramente aumentado para responder a todas as exigências de versatilidade, permitindo rebocar um reboque ou uma pequena caravana de até 750 kg.


ree

Esta plataforma foi também concebida para suportar ajudas à condução de segmentos de mercado superiores, como o Active Driver Assist para condução autónoma de Nível 2. Acolhe também os serviços conectados mais avançados, principalmente através do OpenR Link, com o sistema multimédia integrado da Google, bem como com o avatar oficial Reno*, um novo companheiro diário que trabalha com o chatbot ChatGPT AI.


O Renault 4 E-Tech elétrico está equipado com um carregador de 11 kW CA para uma utilização quotidiana e com um carregador de 80 ou 100 kW CC para as deslocações mais longas. Além disso, o carregador de 11 kW CA é bidirecional, para ser compatível com as funções V2L (veículo para a carga) e V2G (veículo para a rede).


Renault 4 segue o bom caminho aberto com o Renault 5
Renault 4 segue o bom caminho aberto com o Renault 5
“Com o Renault 4 E-Tech elétrico, a Renault prossegue os seus esforços para integrar os automóveis elétricos na Europa. Este último modelo vem completar uma gama já variada, com o Megane, o Scenic e o novo Renault 5 E-Tech elétrico. Mas faltava-nos um automóvel compacto com verdadeiro espaço. Agora temo-lo com este modelo versátil, funcional e modular, com uma bagageira grande e fácil de carregar. Um automóvel capaz de satisfazer um vasto leque de necessidades quotidianas. É um automóvel elétrico de referência, em sintonia com o seu tempo, repleto de tecnologias úteis para a condução e o conforto.”

Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault


Renault 4 segue o bom caminho aberto com o Renault 5

Totalmente elétrico, fabricado na Europa

O automóvel é montado em Maubeuge, o motor nas instalações de Cléon e o conjunto de baterias em Ruitz, enquanto a bateria propriamente dita entrou recentemente em produção na Gigafactory, em Douai. 75% dos fornecedores estão localizados num raio de 300 km do complexo ElectriCity. Refletindo um compromisso assumido pelo Grupo Renault, este compacto circuito de abastecimento incentiva uma produção local competitiva, contribuindo simultaneamente para assegurar postos de trabalho e deixar uma menor pegada ambiental.


Na sequência dos investimentos já realizados, em 2021, na fábrica de Maubeuge para o Renault Kangoo, o Grupo pôde limitar o custo de desenvolvimento da linha de produção do Renault 4 E-Tech elétrico, acrescentando apenas os recursos necessários para as especificidades, como o teto de abrir em lona e o robot dedicado ao acabamento bi-tom "Jetprint Paint".



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Hyundai KAUAI EV: teste dinâmico, consumos reais e comportamento da nova plataforma elétrica

Hyundai KAUAI EV: teste dinâmico, consumos reais e comportamento da nova plataforma elétrica

02:52
Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

00:25
Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

02:51
Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

02:58

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page