
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













Recebemos para ensaio o Hyundai Kauai Electric Premium, equipado com bateria de 48,4 kWh — uma das versões de entrada da gama elétrica, mas que, na nossa opinião, representa um dos melhores compromissos entre preço, autonomia e versatilidade no segmento dos elétricos compactos. Ao longo deste ensaio procurámos perceber se a proposta da Hyundai justifica as promessas no mundo real — e, de modo geral, o Kauai Electric convenceu-nos do início ao fim.
Este novo Hyundai Kauai Electric, não é apenas uma evolução do modelo, é uma revolução visual. Deixámos de ter um crossover simpático para encarar um objeto de design ousado e quase futurista, ou até mesmo controverso, com opiniões dividindo quem olha para ele.
A frente, dominada pela barra de luz horizontal ininterrupta (o Seamless Horizon Lamp), confere-lhe uma identidade noturna inconfundível. Os faróis LED principais, colocados nas extremidades laterais, e a grelha completamente fechada, sublinham o seu propósito elétrico. Destaque para o ponto de plug do carregamento situado no para-choques dianteiro de forma oculta e muito prática para carregar.
Na nossa opinião, é a silhueta que mais impressiona: as linhas vincadas e os recortes dinâmicos, nomeadamente nos guarda-lamas, adicionam um volume que o torna mais musculado e "adulto".
De perfil, o carro revela proporções equilibradas e uma postura agradável. As jantes em liga leve de 17" com desenho aerodinâmico ajudam tanto na eficiência como no visual. A carroçaria mostra linhas limpas e modernas, com detalhes de acabamento cuidadosos — resultado de uma obsessão pelo detalhe visível em toda a construção.

Na traseira, o Kauai combina funcionalidade com identidade visual: os faróis LED, o portão traseiro de linhas simples e bem definidas, e os detalhes de acabamento mantêm a coerência com o resto do design. A ausência de escape visível reforça a natureza elétrica, e o conjunto cria uma imagem contemporânea e harmoniosa. Mesmo considerando que a estética é subjetiva, achamos que o Kauai Electric se afasta do genérico e propõe um estilo próprio e reconhecível.
A versão que testámos, recorre a um motor elétrico de 156 cv e 255 Nm. A bateria de 48,4 kWh nesta opção fornece autonomia homologada que, na prática, se revelou adequada para deslocações urbanas, e viagens médias — sem ansiedade de autonomia, desde que bem planeado.
Com este motor ele entrega um binário mais que suficiente, oferece a agilidade necessária para o trânsito citadino e ultrapassagens seguras em estrada. Sentimos o seu foco claramente na eficiência: o consumo combinado WLTP é um valor de excelência que se traduz numa autonomia de 377 Km que é facilmente replicável no dia a dia e facilmente superado se em condução urbana.
A gama do Kauai Electric não se esgota aqui: existem versões com bateria de maior capacidade (long-range), pensadas para quem pretende mais autonomia e conforto de uso nas viagens longas — uma estratégia inteligente da Hyundai para abranger diferentes perfis de condutores.
Contudo, para quem deseja ou necessita viagens mais longas, é crucial mencionar a opção Long Range: o Kauai está disponível com uma bateria de 65,4 kWh e um motor mais potente de 160 kW (218 CV), prometendo uns notáveis 514 km de autonomia. Em termos de suspensão, o set-up é claramente focado no conforto, mas a arquitetura mais rígida da nova plataforma E-GMP (ainda que adaptada) minimiza o roll de carroçaria, permitindo-nos sentir confiança nos traçados mais sinuosos.

Ela recorre a um evoluído conjunto com McPherson à frente e multi-link na traseira, e que está bem calibrada — equilibra conforto e controlo, filtrando irregularidades e mantendo o comportamento estável em curvas e travagens. Os travões mostram-se adequados ao peso e à proposta do carro: oferecem uma resposta progressiva e segura. O conjunto assume-se como um elétrico completo, com atenção aos detalhes técnicos e ao uso quotidiano.
O habitáculo do Kauai Electric Premium surpreende pela coerência: os materiais são bem aplicados, com zonas macias ao toque nos pontos-chave, e o desenho interior privilegia a ergonomia e a praticidade. O painel de instrumentos digital, o ecrã multimédia central, a consola limpa e bem desenhada, e os botões de controlo intuitivos conferem uma sensação de modernidade e fácil utilização.

O espaço atrás é generoso para a categoria: dois adultos viajam confortavelmente, com bom espaço para pernas e cabeça — algo raro em elétricos compactos que muitas vezes sacrificam habitabilidade pela eficiência. As portas traseiras dão acesso fácil, e o espaço interior global assenta bem a um estilo de vida urbano e familiar.
No que toca à funcionalidade, o porta-malas oferece agora 466 litros de capacidade, um valor muito respeitável que o coloca ao nível dos melhores do segmento
Na condução, o Kauai Electric mostra o que de bom tem um elétrico bem pensado: arranque instantâneo, resposta imediata ao acelerador, transições suaves e uma sensação de controlo e serenidade. A regeneração de energia no travão ajuda a maximizar a eficiência e contribui para um consumo energético coerente com as expectativas de quem busca economia e mobilidade sustentável.

Em utilização mista — cidade e algumas viagens — mantivemos médias consistentes que confirmam a viabilidade do modelo para o dia a dia, com autonomia suficiente para deslocações diárias sem stress a viagens sem grandes preocupações para a grande maioria dos destinos em Portugal. A condução, confortável e previsível, reafirma a aposta da Hyundai numa proposta elétrica pragmática e acessível.
Ainda na estrada, o Kauai Electric é previsível e agradável. O binário imediato confere-lhe aquela aceleração instantânea que tanto apreciamos nos elétricos, mas a calibração da direção é leve, ideal para a vida urbana. Em estrada, destacamos o conforto acústico, que é notável, mostrando que a Hyundai fez um excelente trabalho no isolamento.
Com um peso de cerca de 1.670 kg (na versão 48 kWh), as suas dimensões 4.355 mm de comprimento são bem racionais, tornando-o fácil de manobrar mas entregando espaço em bom nível para uma família poder viajar com espaço e conforto.

No mercado nacional, o Hyundai Kauai Electric Premium posiciona-se como uma das ofertas mais equilibradas do segmento de elétricos compactos e crossovers. O preço é competitivo face às opções disponíveis, e o conjunto de versatilidade, tecnologia e eficiência permite-lhe figurar como uma alternativa realista a modelos concorrentes, nomeadamente no segmento dos elétricos compactos/crossovers de segmento B (urbanos e citadinos).
O seu preço (a partir 35.100€} para a versão Premium 48 kWh coloca-o em confronto direto com o Peugeot e-2008 e o MG ZS EV. Enquanto o Peugeot oferece um design mais "europeu" e um interior i-Cockpit, o Kauai aposta na eficiência e autonomia. Face ao MG, o coreano é mais caro, mas oferece uma tecnologia de bateria e software muito mais madura e refinada. O Kauai é, sem dúvida, uma boa opção para quem procura, primeiro que tudo, equilíbrio e foco em eficiência/tecnologia.

O Hyundai Kauai Electric Premium 48,4 kWh confirma-se como uma opção muito sólida dentro do universo dos elétricos compactos e crossovers. Reúne design arrojado, usabilidade prática e eficiência elétrica num pacote coerente — sem exageros, mas com convicção. A sua presença robusta, o interior funcional e o conforto de condução fazem dele um carro equilibrado e pronto para a cidade e para viagens.
Ele conseguiu eliminar as principais falhas da geração anterior (espaço e design conservador) e potenciou as suas maiores virtudes: eficiência e autonomia real.
Para quem procura um elétrico versátil, eficiente e sem complicações, o Kauai Electric oferece exatamente isso: simplicidade bem executada, tecnologia bem integrada e uma proposta realista. Não será o elétrico mais radical ou mais luxuoso — mas talvez seja um dos mais equilibrados e sensatos do mercado em 2025.
Artur Semedo - Editor de Veículos PUBLIRACING

Pontos-Chave para Avaliação de Veículos
Motorização e Desempenho
Potência, torque, aceleração, resposta em diferentes cenários (cidade, estrada, ultrapassagens).
Consumo / Eficiência Energética
Média de consumo (l/100 km ou km/l) ou eficiência elétrica (kWh/100 km).
Autonomia
Fundamental em elétricos e híbridos plug-in, mas também importante em combustão (tamanho do tanque, consumo real).
Conforto e Ergonomia
Qualidade dos bancos, espaço interno, nível de ruído, suspensão, facilidade de acesso e posição de condução.
Tecnologia e Conectividade
Infotainment, integração com smartphone, atualizações OTA, assistentes virtuais, personalização digital.
Segurança
Sistemas ADAS (travagem automática, ACC, manutenção de faixa, monitorização de fadiga), número de airbags, estrutura e testes de colisão.
Travagem e Estabilidade
Qualidade dos travões, distância de travagem, comportamento em curvas, controle de tração e estabilidade.
Espaço e Funcionalidade
Porta-malas, espaço para ocupantes, modularidade dos bancos, porta-objetos e usabilidade no dia a dia.
Design e Acabamento
Estilo exterior, qualidade de materiais no interior, atenção ao detalhe e percepção de valor.
Custo-Benefício
Preço em relação ao que oferece, garantia, custo de manutenção, valor de revenda.
Veja também os nossos vídeos exclusivos com o Hyundai Kauai Electric Premium
Apresentação
Design & Exterior
Interior & Tecnologia
Teste Dinâmico
Resumo e Avaliação Final
Vídeos do teste realizado
(Artur Semedo, editor de Veículos, com participação especial de Keller Carvalho)
Apresentação | |
Design & Exterior | |
Interior & Tecnologia (2 vídeos) | |
Teste Dinâmico | |
Resumo e Avaliação Final |
Característica | Detalhe Técnico (Versão 48,4 kWh) - TESTE | Detalhe Técnico (Versão 65,4 kWh) OPÇÃO |
Bateria (Capacidade Útil) | 48,4 KWh | 65,4 KWh |
Potência Máxima | 115 KW(156 CV) | 160 kW (218 CV) |
Binário Máximo | 255 Nm | 255 Nm |
Autonomia (WLTP Combinado) | 377km | 514 km |
Consumo Combinado (WLTP) | 14,6 kWh/100km | 14,7 kWh/100km |
Aceleração 0-100 km/h | 8,8 segundos | 7,8 segundos |
Comprimento Largura Altura | 4.355 mm 1.825 mm 1.575 mm | 4.355 mm 1.825 mm 1.575 mm |
Capacidade da Mala | 466 Litros | 466 Litros |
Peso em Ordem de Marcha | 1.670 kg | 1.770 kg |
Galeria de Imagens
















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