Toyota Gazoo Racing estreia na Finlândia o Rally2 a hidrogénio
Redação Europa
8 de jul.
2 min de leitura
A Toyota Gazoo Racing vai estrear o GR Yaris Rally2 H2 Concept, um carro de ralis com motor a hidrogénio, na etapa do Rali da Finlândia a contar para o WRC.
A Toyota já compete com um Corolla com motor a hidrogénio desde 2021 na série Super Taikyu, no Japão. Jari-Matti Latvala, diretor da equipa Toyota Gazoo Racing World Rally Team, está entre os pilotos que correram com o inovador grupo motopropulsor e forneceram o seu feedback sobre o seu desenvolvimento.
Em 2022, a tecnologia foi demonstrada pela primeira vez nos palcos de ralis da Europa, quando o experimental GR Yaris H2 se estreou na etapa do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA, na Bélgica, pilotado por Akio Toyoda e Juha Kankkunen.
Sua Marca, Produto ou Serviço AQUI
Desde então, o desenvolvimento continuou para criar o Rally2 H2 Concept, que será demonstrado no Rali da Finlândia para permitir aos fãs de ralis experimentar o potencial do hidrogénio como uma das opções para o futuro do desporto automóvel numa sociedade neutra em carbono.
O carro é baseado no bem-sucedido chassis do GR Yaris Rally2 e equipado com um motor de combustão interna alimentado a hidrogénio comprimido, proporcionando emissões quase nulas, mantendo os sons e as sensações tão apreciados pelos fãs de ralis.
O GR Yaris Rally2 H2 Concept foi desenvolvido na sede da TGR-WRT em Jyväskylä, Finlândia, e testado em estradas locais, incluindo percursos em estradas de gravilha, como as utilizadas no Rali da Finlândia. Na sua estreia pública, o automóvel será demonstrado no palco de piso misto de Harju, no centro de Jyväskylä, que se realiza como palco de abertura do rali na noite de quinta-feira e novamente na SS10 na sexta-feira. O tetracampeão mundial Kankkunen, vice-diretor da equipa TGR-WRT, estará ao volante.
O automóvel também será exibido no parque de serviços durante o evento, ao lado de outros veículos movidos a hidrogénio, como o Toyota Mirai e o Tundra, como parte de uma mostra mais ampla da tecnologia de hidrogénio pela cidade de Jyväskylä.
Comentários