
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













Sébastien Ogier aumentou o seu recorde de vitórias no Vodafone Rally de Portugal, ao conquistar este domingo a sétima vitória no fantástico evento português, levando a Toyota Gazoo Racing a continuar o seu início impecável na temporada de 2025 com a quinta vitória em outras tantas provas.
Co-pilotado por Vincent Landais, Ogier completou os quatro dias de prova em terra com 8,7 segundos de vantagem sobre Ott Tänak, da Hyundai, com o seu colega, Kalle Rovanperä, a 3,5 segundos do piloto da marca sul-coreana, em terceiro.

A 63ª vitória de Ogier no WRC parecia longe de ser certa até ao drama final de sábado. Depois de ter seguido o líder desde o inicio, Tänak, o francês herdou o primeiro lugar quando o i20 N Rally1 do estónio sofreu uma falha na direção assistida em Amarante 2. O problema fez com que Tänak caísse para terceiro durante a noite e deu a Ogier uma vantagem de 27,6 segundos sobre Rovanperä a caminho de um domingo que tinha tudo para ser tranquilo.
Mas Tänak e Rovanperä atacaram forte no domingo - Tänak conquistou mesmo o máximo de pontos no Super Sunday e recuperou o segundo lugar na penúltima especial – ficando os dois muito perto do francês que parecia controlar os segundos que tinha de “gordura”.

Com o resultado consolidou-se o domínio da Toyota, com Ogier, Rovanperä e Elfyn Evans a somarem vitórias até agora em 2025.
"Penso que é algo de que me posso orgulhar, a forma como consegui manter-me competitivo após todos estes anos", disse Ogier após o final. "Obrigado à equipa - foi fantástico conduzir este fim de semana.
"Ott estava a voar como um louco, mas talvez um pouco demais - não sei. Do nosso lado, a gestão da corrida é definitivamente uma arte que temos, por isso estou contente. Vencer sete vezes aqui em Portugal, não é assim tão mau".
O resultado de Rovanperä reduziu a vantagem de Evans no campeonato para 30 pontos, quando faltam nove jornadas para o fim do campeonato. Ogier, a competir num programa de tempo parcial, é agora o terceiro na geral, com Tänak a subir para quarto.
O campeão Thierry Neuville terminou em quarto lugar, 26,3 segundos atrás do seu companheiro de equipa Tänak. O belga lutou com uma persistente "traseira solta" e caiu para quinto na classificação do campeonato.
Takamoto Katsuta teve um rali frustrante, agravado por um despiste na penúltima especial. O piloto japonês tinha chegado a ser segundo na sexta-feira, mas acabou por ficar a mais de um minuto de Neuville, em quinto.
Evans salvou o sexto lugar da geral, ultrapassando Sami Pajari no domingo. Terminou com 7,3 segundos de vantagem sobre o jovem finlandês, depois de ter tido dificuldades em progredir após as tarefas de limpeza da estrada na sexta-feira terem dificultado as suas hipóteses.

Josh McErlean, da M-Sport Ford, impressionou com um dos seus desempenhos mais consistentes até à data, terminando em oitavo e liderando a armada da Ford na frente do seu companheiro de equipa Grégoire Munster, enquanto o vencedor do WRC2, Oliver Solberg, completou o top 10.
O campeonato volta com o Rally Italia Sardegna, em Olbia, entre os dias 5 e 8 de junho, onde o tempo quente e as estradas de terra batida esperam as equipas do WRC.

Classificação do Rali:
1. S Ogier / V Landais FRA Toyota GR Yaris 3h 48m 35,9s
2. O Tänak / M Järveoja EST Hyundai i20 N +8,7s
3. K Rovanperä / J Halttunen FIN Toyota GR Yaris +12,2s
4. T Neuville / M Wydaeghe BEL Hyundai i20 N +38,5s
5. T Katsuta / A Johnston JPN Toyota GR Yaris +1m 41,9s
6. E Evans / S Martin GBR Toyota GR Yaris +2m 31,0s
































Comentários