
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.
















A temporada 2025 do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) entrou na sua reta final com um dos desfechos mais emocionantes dos últimos anos. O finlandês Kalle Rovanperä venceu de forma categórica o Central European Rally, realizado este fim de semana, resultado que garantiu à Toyota Gazoo Racing o seu 5.º título consecutivo de construtores e o 9.º da sua história, ultrapassando a Citroën e ficando a apenas um título do recorde absoluto da Lancia.
A vitória, conquistada com uma vantagem de 43,7 segundos, foi a terceira da época para o campeão mundial de 2022, que já tinha triunfado nas rondas das Ilhas Canárias e da Finlândia. Rovanperä assumiu o comando da prova no sábado, depois de o seu companheiro de equipa Sébastien Ogier sofrer um despiste na especial de Keplý, e a partir daí geriu a vantagem com a frieza que caracteriza o jovem finlandês.
“Foi ótimo voltar a competir em asfalto e a velocidade que o Séb e eu tivemos foi muito forte. Toda a equipa fez um trabalho incrível e esta vitória reflete o que somos como grupo. A luta pelo título continua aberta e vamos dar tudo nas últimas provas”, afirmou Rovanperä após a vitória.
A Toyota reforçou o seu domínio com um duplo pódio, depois de Elfyn Evans superar Ott Tänak na derradeira especial, a Wolf Power Stage, garantindo a segunda posição. O galês beneficiou de um erro do estónio na especial Beyond Borders 2 (SS17) e concluiu o rali 5,6 segundos à frente do rival.
O acidente de Ogier, que chegou à prova na liderança do campeonato com dois pontos de vantagem sobre Evans, alterou completamente o cenário do título. O francês, apesar de ter somado o máximo de pontos no “Super Sunday” e na “Power Stage”, caiu para a segunda posição do campeonato, empatado com Rovanperä (234 pts) e a 13 pontos de Evans (247 pts), deixando o campeonato em aberto a duas rondas do fim.


O japonês Takamoto Katsuta manteve a consistência ao longo de todo o fim de semana e terminou na quarta posição, a 17,5 segundos de Tänak. Adrien Fourmaux, ao volante do Hyundai i20 N Rally1, completou o top 5 apesar de enfrentar persistentes problemas de subviragem.
Sami Pajari conseguiu o sexto lugar — o seu quinto resultado consecutivo nos pontos, mas continua a andar longe dos tempos dos companheiros da equipa Toyota . Josh McErlean e Grégoire Munster asseguraram que ambos os Ford Puma da M-Sport terminassem a prova, com McErlean a igualar o seu melhor resultado de sempre (7.º).

O recém-coroado campeão do WRC2, Oliver Solberg, foi oitavo no seu Toyota GR Yaris Rally2, seguido pelos heróis locais Jan Černý e Filip Mareš.
A categoria júnior (FIA Junior WRC) ficou marcada por um final dramático: Mille Johansson sagrou-se campeão ao bater Taylor Gill por apenas 1,6 segundos na última especial.
Com o campeonato de pilotos em aberto, o WRC ruma agora ao Japão (6 a 9 de novembro) e encerra a temporada no Rally da Arábia Saudita (26 a 29 de novembro), onde será decidido um dos títulos mais disputados dos últimos anos.

Posição | Piloto / Navegador | País | Carro | Tempo / Diferença |
1 | K. Rovanperä / J. Halttunen | FIN | Toyota GR Yaris Rally1 | 2h36m20.1s |
2 | E. Evans / S. Martin | GBR | Toyota GR Yaris Rally1 | +43.7s |
3 | O. Tänak / M. Järveoja | EST | Hyundai i20 N Rally1 | +49.3s |
4 | T. Katsuta / A. Johnston | JPN | Toyota GR Yaris Rally1 | +1m06.8s |
5 | A. Fourmaux / A. Coria | FRA | Hyundai i20 N Rally1 | +2m04.6s |
6 | S. Pajari / M. Salminen | FIN | Toyota GR Yaris Rally1 | +2m13.9s |
Posição | Piloto | Pontos |
1 | Elfyn Evans | 247 pts |
2 | Sébastien Ogier | 234 pts |
3 | Kalle Rovanperä | 234 pts |
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