
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













O finlandês lidera o domínio da Toyota no rali mais rápido da história do WRC, média de 129,95 km/h.
Kalle Rovanperä e Jonne Halttunen tiveram um desempenho superior para acabar com a espera de oito anos da Finlândia para ter um vencedor local no seu Rally do mundial.

A dupla dominou o rali mais rápido da história do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA, mantendo uma velocidade média de 129,95 km/h ao longo de quatro dias de ação, vencendo por 39,2 segundos e sendo o primeiro de 5 carros da Toyota nas cinco primeiras posições, outro feito histórico e igualando o feito da Lancia no Rally de Portugal em 1990.
Juha Kankkunen teve um papel importante em ambos - como piloto em 1990 e hoje como vice-chefe de equipa da equipa sediada em Jyväskylä.

Rovanperä assumiu a liderança na etapa de abertura de sexta-feira de manhã e nunca mais largou o controlo, construindo metodicamente a sua vantagem ao longo do fim de semana. O drama de sábado viu os rivais da Hyundai, Thierry Neuville e Adrien Fourmaux, serem eliminados da contenda devido a esvaziamentos de pneus idênticos e deu ao jovem de 24 anos uma margem de manobra crucial para o final de domingo.
As corridas limpas em ambas as passagens da lendária etapa de Ouninpohja garantiram que a primeira vitória de Rovanperä em casa nunca estivesse em dúvida, ao mesmo tempo que o catapultaram de volta à luta pelo campeonato. Está agora em segundo lugar na classificação, a apenas três pontos do líder Elfyn Evans, após a nona ronda de 14.
"É uma sensação incrível", sorriu Rovanperä. "Obviamente, já estivemos perto algumas vezes aqui e senti que precisávamos mesmo de o fazer este ano. Agradeço a todos na oficina por terem feito um excelente trabalho com o carro. Trabalhámos muito para este fim de semana, conduzi mesmo no limite e esforcei-me muito. Precisávamos mesmo dos pontos e foi bom no final".
Atrás do vencedor, travou-se uma intensa batalha pelas restantes posições do pódio, com apenas 8,9 segundos a separar Takamoto Katsuta, Sébastien Ogier e Evans no final.
Katsuta manteve a calma para garantir o segundo lugar com 5,9 segundos de vantagem sobre Ogier, celebrando o seu melhor resultado desde o Rali da Suécia, em fevereiro. Ogier, por sua vez, ocupou o último lugar do pódio por apenas 3,0 segundos após um intenso confronto com Evans no último dia.

Sami Pajari completou o histórico resultado da Toyota em quinto, à frente de Neuville, da Hyundai, enquanto Fourmaux retirou o seu i20 N Rally1 a menos de um quilómetro da meta. O seu companheiro de equipa, Ott Tänak, caiu do primeiro para o quarto lugar no campeonato, terminando em 10º lugar na geral, depois de um acidente e de uma penalização de cinco minutos terem acabado com a sua hipótese de lutar por um pódio na sexta-feira
As equipas M-Sport Ford preencheram as restantes posições do top-10, com Josh McErlean a liderar os seus companheiros de equipa Mārtinš Sesks e Grégoire Munster em sétimo, oitavo e nono, respetivamente.
O WRC ruma agora à América do Sul para o Rally del Paraguay, com a prova de terra a ter lugar em Encarnación, de 28 a 31 de agosto.

Classificação do Rali:
1. K Rovanperä / J Halttunen FIN Toyota GR Yaris 2h 21m 51,4s
2. T Katsuta / A Johnston JPN Toyota GR Yaris +39,2s
3. S Ogier / V Landais FRA Toyota GR Yaris +45,1s
4. E Evans / S Martin GBR Toyota GR Yaris +48,1s
5. S Pajari / M Salminen FIN Toyota GR Yaris +1m 18,8s
6. T Neuville / M Wydaeghe BEL Hyundai i20 N +2m 1.5s
Classificação do Campeonato de Pilotos (Após a 9ª ronda de 14):
1. E Evans 176 pts
2. K Rovanperä 173pts
3. S Ogier 163 pts































Comentários