
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













Vendas de automóveis totalmente elétricos novos cresceram 26,4% nos quatro primeiros meses de 2025, o que representa 15,3% de quota de mercado para os veículos elétricos a bateria (BEV).
No acumulado do ano, os novos registos de automóveis na UE caíram 1,2% em comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, os registos em Abril recuperaram com um aumento de 1,3% em relação ao ano anterior, mostrando sinais de recuperação apesar do actual ambiente económico global imprevisível.
Os dados são da ACEA, que é a principal associação europeia de marcas fabricantes de veículos.
A quota de mercado dos carros elétricos a bateria no acumulado do ano até abril foi de 15,3%, ainda longe do que era esperado, mas lembrando que é Portugal o nível de registros de novos carros elétricos (em termos percentuais em relação ao mercado) é bem maior. Os modelos híbridos-elétricos continuam a crescer em popularidade, mantendo o seu lugar como o tipo de potência mais popular entre os compradores.
Novos registos de automóveis na UE por fonte de energia
Até abril de 2025, os veículos elétricos a bateria (BEVs) representavam 15,3% da quota total do mercado da UE, o que representa um aumento em relação à linha de base baixa de 12% registada nos quatro primeiros meses de 2024. Os veículos híbridos elétricos dispararam, conquistando 35,3% do mercado e continuando a ser a escolha preferida entre os consumidores da EU, cada vez mais eficientes e permitindo uma utilização cada vez maior do modo elétrico sem necessidade de recarga em posto, eles são cada vez mais a opção do comprador para esta década de transição. Entretanto, a quota de mercado combinada de automóveis a gasolina e a gasóleo voltou a cair para 38,2%, face aos 48,4% do mesmo período de 2024.
Carros elétricos
Nos primeiros quatro meses de 2025, as vendas de automóveis elétricos novos cresceram 26,4%, para 558.262 unidades, captando 15,3% da quota total do mercado da UE. Três dos quatro maiores mercados da UE, responsáveis por 63% de todos os registos de automóveis elétricos a bateria, registaram ganhos robustos: Alemanha (+42,8%), Bélgica (+31,3%) e Países Baixos (+6,4%). Isto contrastou com a França, que registou um declínio de 4,4%, apesar da recuperação observada em Abril de 2025.
Os números acumulados no ano mostraram também que os novos registos de automóveis híbridos-elétricos na UE aumentaram 20,8%, impulsionados pelo crescimento significativo nos quatro maiores mercados: França (+44,9%), Espanha (+35,8%), Itália (+15%) e Alemanha (+11%). Isto levou ao registo de 1.285.486 unidades nos primeiros quatro meses de 2025, representando 35,3% da quota total do mercado da UE.
Os registos de automóveis híbridos plug-in também cresceram 7,8% no acumulado do ano, para um total de 287.850 unidades. Isto foi impulsionado por aumentos significativos no volume de mercados importantes, como a Alemanha (+46,6%) e a Espanha (+42,8%). Como resultado, os automóveis eléctricos híbridos plug-in representam agora 7,9% do total de matrículas automóveis na UE, acima dos 7,2% registados até Abril de 2024
A eletrificação do line-up das marcas se reflete nas vendas e na participação de mercado destes veículos, já que até Abril ouve um aumento de 34,1% para os carros elétricos a bateria e de 20,8% para os carros híbridos, enquanto os híbridos plug-in registaram um forte crescimento de 31,2%.
Carros a gasolina e a gasóleo
Destaque ainda para os registos de automóveis exclusivamente a gasolina que registaram um declínio significativo de 20,6%, com todos os principais mercados a apresentarem reduções. A França sofreu a queda mais acentuada, com os registos a caírem a pique 35,2%, seguida pela Alemanha (-26,6%), Itália (-14,4%) e Espanha (-12,7%).
Com 1.041.176 automóveis novos registados até ao momento, a quota de mercado de veículos apenas a gasolina (sem eletrificação) caiu para 28,6%, face aos 35,6% do mesmo período do ano passado. Da mesma forma, o mercado de automóveis a diesel caiu 26,4%, resultando numa quota de mercado de 9,6% para veículos a diesel no acumulado do ano. No geral, foram observadas quedas de dois dígitos na maioria dos mercados da EU, recordando que, não muito longe, 10 anos atrás, as motorizações diesel representavam quase 70% dos veículos novos vendidos em países como Portugal.
Além disso, a variação anual (2024/2025) apresentou um declínio de 20,6% para a gasolina e de 24,4% para o gasóleo.































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