top of page

Alstom e FGC apresentam o primeiro comboio elétrico que ligará o centro de Barcelona ao Aeroporto El Prat

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 2 de nov.
  • 3 min de leitura

Alstom e FGC apresentam o primeiro comboio elétrico que ligará o centro de Barcelona ao Aeroporto El Prat


Nova ligação rápida entrará em funcionamento entre o final de 2026 e o início de 2027, reduzindo o tempo de viagem para pouco mais de 20 minutos.


Barcelona, 24 de outubro de 2025 — A Alstom e a operadora catalã Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya (FGC) apresentaram o primeiro comboio elétrico destinado à nova ligação expressa entre o centro de Barcelona e o Aeroporto Josep Tarradellas Barcelona-El Prat, um projeto que promete transformar a mobilidade metropolitana da região e reforçar a aposta na transição energética dos transportes públicos.



Clique AQUI
Clique AQUI

Uma nova ligação estratégica para a região metropolitana

O novo serviço da FGC, que deverá iniciar operações entre o final de 2026 e o início de 2027, fará a ligação entre o coração de Barcelona e as duas terminais do Aeroporto El Prat em pouco mais de 20 minutos. Os comboios circularão a cada 15 minutos, num percurso de 22,7 quilómetros que incluirá nove estações: Sant Andreu, Sagrera, El Clot, Passeig de Gràcia, Sants, Bellvitge, El Prat, Airport T-2 e Airport T-1.


Atualmente, estão em curso ensaios estáticos e dinâmicos nas instalações industriais da Alstom em Santa Perpètua de Mogoda, onde também serão realizados os testes de validação necessários à certificação — incluindo travagem, tração, comportamento dinâmico, sinalização e comunicações.


Comboios concebidos para as necessidades das viagens aéreas

Os novos comboios, desenvolvidos e fabricados integralmente em Barcelona, foram especialmente projetados para responder às exigências de mobilidade associadas às viagens de e para o aeroporto. Cada unidade, composta por cinco carruagens, poderá transportar até 656 passageiros, oferecendo 202 lugares sentados (incluindo dois espaços adaptados para pessoas com mobilidade reduzida).


O design interior privilegia o conforto e a funcionalidade, com amplas zonas para bagagem, corredores largos e acessos sem degraus. Para garantir acessibilidade universal, cada comboio dispõe de rampas automáticas, casas de banho adaptadas, sinalização luminosa verde/vermelha nas portas e alertas sonoros para passageiros com deficiência auditiva.

No total, cada composição contará com 20 ecrãs panorâmicos de informação de serviço e 9 ecrãs dedicados a horários e chegadas de voos, além de 12 ecrãs LED exteriores com dados em tempo real para os passageiros nas plataformas.


Alstom e FGC apresentam o primeiro comboio elétrico que ligará o centro de Barcelona ao Aeroporto El Prat

Sustentabilidade e inovação na mobilidade

O projeto reflete o compromisso conjunto da Alstom e da FGC com a mobilidade sustentável. Os comboios foram desenvolvidos segundo princípios de eco-design, com materiais recicláveis, sistemas de tração de alta eficiência energética e custos reduzidos de ciclo de vida.


A nova frota faz parte da família Coradia Stream, uma plataforma modular da Alstom com mais de 4.000 unidades vendidas em 12 países, incluindo França, Alemanha, Itália e Suécia. Estes comboios caracterizam-se pela fiabilidade, baixo consumo energético e possibilidade de integração de tração a bateria ou hidrogénio para linhas não eletrificadas.

“Com este projeto, a Catalunha reforça o seu papel de liderança na mobilidade elétrica ferroviária. Estamos a criar uma ligação moderna, eficiente e sustentável entre Barcelona e o seu principal aeroporto”, destacou Leopoldo Maestu, presidente da Alstom Espanha e Portugal.

Novo centro de manutenção em Santa Perpètua

Paralelamente, a Alstom está a construir um novo centro de manutenção junto à sua fábrica de Santa Perpètua de Mogoda. A instalação, com 3.500 m², será responsável pela manutenção da frota durante 15 anos e incluirá duas vias técnicas, oficinas auxiliares, armazém, zonas administrativas e ligação direta à rede ferroviária da Adif.


Alstom e FGC apresentam o primeiro comboio elétrico que ligará o centro de Barcelona ao Aeroporto El Prat

O projeto global ocupa 12 hectares e prevê a construção de um túnel de lavagem de comboios, uma subestação de tração e uma terceira via auxiliar com equipamento de torno de rodas.A conclusão do complexo está prevista para a primavera de 2026.


Um passo decisivo na mobilidade ferroviária catalã

Com esta nova ligação, Barcelona prepara-se para oferecer uma alternativa sustentável ao transporte rodoviário, aliviando o tráfego de acesso ao aeroporto e reduzindo significativamente as emissões de CO₂.O serviço da FGC será um dos projetos ferroviários mais emblemáticos da década na Catalunha, simbolizando a integração entre inovação tecnológica, sustentabilidade e serviço público.


👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”

Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo


ree


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

00:25
Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

02:51
Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

02:58
Hyundai Kauai EV - elétrico compacto, design forte e muita presença

Hyundai Kauai EV - elétrico compacto, design forte e muita presença

02:58

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page