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Ampere e Stratus Materials vão desenvolver baterias sem cobalto para os futuros veículos elétricos da Renault

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    Redação Europa
  • há 9 horas
  • 3 min de leitura

Ampere e Stratus Materials vão desenvolver baterias sem cobalto para os futuros veículos elétricos da Renault

A Ampere, divisão dedicada à mobilidade elétrica e ao software do Grupo Renault, assinou um acordo de desenvolvimento conjunto (Joint Development Agreement — JDA) com a Stratus Materials Inc., empresa norte-americana especializada em materiais catódicos avançados. O objetivo é explorar o potencial da tecnologia de cátodos LXMOTM, uma solução de alta densidade energética e livre de cobalto, destinada a equipar a próxima geração de veículos elétricos do grupo francês.


O acordo representa o primeiro passo na avaliação da aplicabilidade desta tecnologia no universo Renault, com ensaios laboratoriais a decorrer no Battery Cell Innovation Lab, centro de inovação recentemente inaugurado pela Ampere em Lardy, França. O foco será demonstrar o desempenho do material em células de bateria em formato automóvel, antecipando avanços que possam reforçar a competitividade tecnológica e industrial da marca na mobilidade elétrica.


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Uma alternativa às químicas tradicionais

A tecnologia LXMOTM, desenvolvida pela Stratus Materials, combina características de desempenho das baterias NMC (Níquel, Manganês e Cobalto) — conhecidas pela elevada densidade energética — com custos e segurança operacional mais próximos das LFP (Lítio, Ferro e Fosfato), amplamente utilizadas em veículos de gama média.


Segundo dados técnicos apresentados, as baterias baseadas em LXMOTM podem atingir densidades energéticas de sistema até duas vezes superiores às soluções convencionais NMC ou LFP, ao mesmo tempo que oferecem melhor tolerância térmica e estrutural, fator essencial para a segurança e a durabilidade em utilização automóvel.


Esta inovação surge como o terceiro pilar da estratégia de baterias da Ampere, que atualmente combina tecnologias NMC de alta densidade e prepara a introdução das LFP nas gamas Renault a partir de 2026. O passo seguinte será, portanto, explorar soluções livres de cobalto, material cuja extração e custo têm sido objeto de preocupação ambiental e ética na indústria.


Declarações das empresas

“A Ampere está a observar com atenção os materiais de alta energia livres de cobalto, devido às suas vantagens potenciais em relação aos cátodos convencionais. A tecnologia LXMOTM chamou a nossa atenção pela combinação única de desempenho, custo, segurança e durabilidade,”

afirmou Nicolas Racquet, vice-presidente de Engenharia de Veículos e Grupos Motopropulsores da Ampere.


Jay Whitacre, CEO da Stratus Materials, destacou a importância da colaboração:

“Estamos entusiasmados por ver a LXMOTM selecionada pela Ampere e pelo Grupo Renault como candidata para os seus futuros modelos. O progresso conjunto tem sido muito positivo e esperamos avançar para a fase de integração em veículos.”

Um passo estratégico para a autonomia tecnológica europeia

A parceria reforça a aposta da Renault e da Ampere na investigação e desenvolvimento de tecnologias de próxima geração, num contexto em que a autonomia na cadeia de fornecimento de baterias se tornou uma prioridade estratégica para a indústria automóvel europeia.


Com a transição energética a acelerar e a procura por veículos elétricos a crescer em todo o continente, soluções que reduzam a dependência de matérias-primas críticas — como o cobalto — ganham importância. O projeto Ampere-Stratus pretende unir inovação, sustentabilidade e eficiência económica, preparando o terreno para uma nova geração de baterias mais acessíveis, seguras e ambientalmente responsáveis.


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