top of page

BMW prepara vendas diretas ao público na Europa a partir de 2027

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 28 de set.
  • 2 min de leitura

BMW prepara vendas diretas ao público na Europa a partir de 2027

A BMW prepara-se para uma das maiores transformações do seu modelo de negócio na Europa: a introdução do modelo de vendas diretas ao cliente (agency model), em que será a própria marca a gerir as encomendas e os preços finais, cabendo às concessionárias um papel de mediação e suporte ao cliente.


Segundo informações confirmadas pela própria marca e relatadas por publicações internacionais, o processo deverá arrancar em 2027, depois de sucessivos ajustes ao calendário inicialmente previsto para 2026.


Como vai funcionar o novo modelo

Com a mudança, o inventário dos veículos passa a ser detido pela BMW, deixando de estar nas mãos das concessionárias. Estas continuarão a desempenhar funções essenciais como:

  • Exposição e demonstração de veículos em showroom,

  • Apoio na configuração e aconselhamento,

  • Entrega ao cliente e assistência pós-venda.


No entanto, deixam de negociar preços de forma autónoma. O cliente passará a ter acesso a valores uniformizados no país, com transparência total, enquanto os concessionários recebem comissões fixas por venda concretizada.


Clique AQUI
Clique AQUI

Teste já em andamento com a Mini

A BMW Group já implementou este modelo com a Mini em alguns mercados europeus, com resultados considerados positivos, e utilizará essa experiência como base para estender a prática à gama BMW.


Por que esta mudança?

A marca pretende alinhar-se com uma nova realidade da indústria automóvel, marcada pela digitalização do processo de compra e pelo crescimento das vendas online. A BMW quer oferecer uma experiência mais simples, uniforme e próxima daquilo que já acontece com marcas como a Tesla, pioneira neste modelo em vários mercados.


Segundo Dr. Matthias Rabe, membro do Conselho de Administração para P&D, esta transição integra a estratégia Beyond100+, que redesenha toda a atividade da marca para um futuro eletrificado e digital:

“Estamos a trabalhar na próxima geração de veículos eletrificados e conectados. O novo modelo de vendas é essencial para transformar conceitos em realidade, assegurando luxo, transparência e inovação no processo de compra.”

Impactos em Portugal

Ainda que a BMW não tenha comunicado uma data oficial para Portugal, é expectável que o nosso mercado siga o calendário europeu, com implementação faseada a partir de 2027. Os atuais concessionários BMW em Portugal deverão assim adaptar-se a um papel mais focado no atendimento, demonstração e entrega, deixando para a marca a gestão de preços e encomendas.


Desafios pela frente

  • Adaptação da rede de concessionários: será necessária uma redefinição de contratos e margens.

  • Experiência digital: a BMW terá de garantir que o canal online está preparado para dar confiança e fluidez ao cliente.

  • Regulação local: em alguns mercados, a legislação sobre vendas diretas pode exigir ajustamentos.


👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”


ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Alfa Romeo Junior Ibrida: Estilo Italiano, emoção e eficiência na estrada

Alfa Romeo Junior Ibrida: Estilo Italiano, emoção e eficiência na estrada

02:59
Alfa Romeo Júnior Ibrida Speciale: Equilíbrio dinâmico, na estrada e na cidade!

Alfa Romeo Júnior Ibrida Speciale: Equilíbrio dinâmico, na estrada e na cidade!

02:49
Interior do Alfa Romeo Junior Speciale: elegância italiana e desportividade em cada detalhe

Interior do Alfa Romeo Junior Speciale: elegância italiana e desportividade em cada detalhe

02:52
Alfa Romeo Junior Speciale: o estilo atraente do design italiano

Alfa Romeo Junior Speciale: o estilo atraente do design italiano

03:00

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing

bottom of page