
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













A BMW prepara-se para uma das maiores transformações do seu modelo de negócio na Europa: a introdução do modelo de vendas diretas ao cliente (agency model), em que será a própria marca a gerir as encomendas e os preços finais, cabendo às concessionárias um papel de mediação e suporte ao cliente.
Segundo informações confirmadas pela própria marca e relatadas por publicações internacionais, o processo deverá arrancar em 2027, depois de sucessivos ajustes ao calendário inicialmente previsto para 2026.
Com a mudança, o inventário dos veículos passa a ser detido pela BMW, deixando de estar nas mãos das concessionárias. Estas continuarão a desempenhar funções essenciais como:
Exposição e demonstração de veículos em showroom,
Apoio na configuração e aconselhamento,
Entrega ao cliente e assistência pós-venda.
No entanto, deixam de negociar preços de forma autónoma. O cliente passará a ter acesso a valores uniformizados no país, com transparência total, enquanto os concessionários recebem comissões fixas por venda concretizada.
A BMW Group já implementou este modelo com a Mini em alguns mercados europeus, com resultados considerados positivos, e utilizará essa experiência como base para estender a prática à gama BMW.
A marca pretende alinhar-se com uma nova realidade da indústria automóvel, marcada pela digitalização do processo de compra e pelo crescimento das vendas online. A BMW quer oferecer uma experiência mais simples, uniforme e próxima daquilo que já acontece com marcas como a Tesla, pioneira neste modelo em vários mercados.
Segundo Dr. Matthias Rabe, membro do Conselho de Administração para P&D, esta transição integra a estratégia Beyond100+, que redesenha toda a atividade da marca para um futuro eletrificado e digital:
“Estamos a trabalhar na próxima geração de veículos eletrificados e conectados. O novo modelo de vendas é essencial para transformar conceitos em realidade, assegurando luxo, transparência e inovação no processo de compra.”
Ainda que a BMW não tenha comunicado uma data oficial para Portugal, é expectável que o nosso mercado siga o calendário europeu, com implementação faseada a partir de 2027. Os atuais concessionários BMW em Portugal deverão assim adaptar-se a um papel mais focado no atendimento, demonstração e entrega, deixando para a marca a gestão de preços e encomendas.
Adaptação da rede de concessionários: será necessária uma redefinição de contratos e margens.
Experiência digital: a BMW terá de garantir que o canal online está preparado para dar confiança e fluidez ao cliente.
Regulação local: em alguns mercados, a legislação sobre vendas diretas pode exigir ajustamentos.
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