
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.










A marca alemã introduz a versão eletrificada do CLA, combinando o novo motor 1.5 turbo com tecnologia mild-hybrid, maior eficiência e um interior digital de última geração.
Sintra, 7 de novembro de 2025. A Mercedes-Benz abriu oficialmente as encomendas do novo CLA híbrido de 48 volts, reforçando a sua ofensiva de eletrificação no mercado europeu. Com preços a partir de 48.150 euros (CLA 180), o modelo chega equipado com um motor 1.5 de quatro cilindros totalmente novo, uma transmissão automática de dupla embraiagem de oito velocidades (8F-eDCT) e um sistema elétrico de 48V com bateria de 1,3 kWh e motor elétrico integrado.
A nova geração do CLA híbrido pretende ser o Mercedes-Benz mais eficiente com motor de combustão interna do seu segmento, com consumos entre 5,4 e 4,9 l/100 km e emissões de 123–111 g/km de CO₂ (CLA 180).
Visualmente, o CLA híbrido mantém a aparência refinada do modelo totalmente elétrico lançado no verão, distinguindo-se apenas por pequenos detalhes na grelha frontal, onde surge a estrela central clássica e o padrão cromado Mercedes-Benz. A grelha é emoldurada por uma faixa de luz LED contínua, que reforça a assinatura luminosa característica da marca.
As proporções atléticas, o tejadilho fluido e o perfil tipo coupé mantêm a identidade dinâmica do CLA, agora com linhas mais puras e eficiência aerodinâmica melhorada. No interior, o ambiente é dominado por materiais de qualidade e tecnologia digital, com destaque para o novo sistema MBUX (4.ª geração) e o MB.OS, o sistema operativo próprio da marca que incorpora inteligência artificial (IA) desenvolvida em parceria com a Microsoft e a Google.
O novo CLA introduz um sistema mild-hybrid que permite ao condutor circular em modo totalmente elétrico a baixa velocidade, “velejar” até 100 km/h (coasting) e recuperar até 25 kW de energia durante as desacelerações.
O motor elétrico integrado na transmissão apoia o motor a combustão com 30 cv adicionais, contribuindo para uma condução mais suave, arranques imediatos e menores consumos.A transição entre os dois motores é praticamente impercetível, e a função start/stop foi otimizada para maior conforto.
O propulsor de combustão, designado M252, faz parte da Família Modular de Motores (FAME) e utiliza o ciclo Miller, que melhora a eficiência térmica ao fechar as válvulas de admissão mais cedo. O resultado é uma compressão elevada (12:1), menos perdas por atrito e melhor resposta em regimes parciais — condição habitual em condução urbana.

O novo MB.OS liga o automóvel à nuvem inteligente da Mercedes-Benz, permitindo atualizações remotas de software, novas funcionalidades e uma interação mais natural com o condutor.
O Assistente Virtual MBUX usa IA para compreender o contexto das conversas e responder de forma fluida e personalizada, enquanto o sistema de navegação baseado no Google Maps oferece rotas preditivas e visualização 3D em tempo real.
Em termos de segurança, o CLA híbrido estreia o pacote MB.DRIVE, que inclui o Assistente de Distância DISTRONIC de série e, opcionalmente, o MB.DRIVE ASSIST (SAE Nível 2), com assistente de direção ativo e mudança de faixa automática com um simples toque no pisca.
De série, todos os CLA híbridos incluem teto panorâmico de vidro, painel de instrumentos digital de 10,25” e ecrã central de 14”, podendo opcionalmente integrar o MBUX Superscreen com três ecrãs e mais de 40 aplicações multimédia.
O novo volante multifunções regressa a comandos físicos rotativos e basculantes, melhorando a ergonomia e a operação intuitiva.Externamente, o modelo pode ser configurado com as linhas AMG, AMG Plus ou o Pack Night, que adicionam elementos desportivos, jantes até 19’’ e acabamentos em preto brilhante.
Portugal volta a posicionar-se como um dos primeiros mercados europeus a receber esta nova geração, já disponível para encomenda.

Especificações | CLA 180 | CLA 220 |
Motorização | Tração dianteira | Tração dianteira |
Número e disposição dos cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Cilindrada (cc) | 1.499 | 1.499 |
Potência (cv) | 136 | 190 |
Regime (rpm) | 5.500–5.500 | 5.500–5.500 |
Binário máximo (Nm) | 200 | 300 |
Regime (rpm) | 1.500–4.000 | 2.000–3.500 |
Potência do motor elétrico (cv) | 30 | 30 |
Binário do motor elétrico (Nm) | 200 | 200 |
Potência total do sistema (kW/cv) | 115 / 156 | 155 / 211 |
Binário total do sistema (Nm) | 280 | 380 |
Volume da bagageira (l) | 405 | 405 |
Peso em ordem de marcha / carga útil / peso bruto (kg) | 1.695 / 430 / 2.125 | 1.705 / 430 / 2.135 |
Aceleração 0–100 km/h (s) | 8,8 | 7,2 |
Velocidade máxima (km/h) | 218 | 240 |
Consumo combinado (l/100 km) | 5,4–4,9 | 5,5–5,0 |
Emissões CO₂ (g/km) | 123–111 | 124–113 |
Classe de CO₂ | D–C | D–C |
Preço (€) | 48.150 | 51.200 |
Portugal volta a posicionar-se como um dos primeiros mercados europeus a receber esta nova geração, já disponível para encomenda.
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