top of page

Mercedes-Benz inicia encomendas do novo CLA híbrido de 48V em Portugal

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • há 7 dias
  • 4 min de leitura

Mercedes-Benz inicia encomendas do novo CLA híbrido de 48V em Portugal


A marca alemã introduz a versão eletrificada do CLA, combinando o novo motor 1.5 turbo com tecnologia mild-hybrid, maior eficiência e um interior digital de última geração.


Sintra, 7 de novembro de 2025. A Mercedes-Benz abriu oficialmente as encomendas do novo CLA híbrido de 48 volts, reforçando a sua ofensiva de eletrificação no mercado europeu. Com preços a partir de 48.150 euros (CLA 180), o modelo chega equipado com um motor 1.5 de quatro cilindros totalmente novo, uma transmissão automática de dupla embraiagem de oito velocidades (8F-eDCT) e um sistema elétrico de 48V com bateria de 1,3 kWh e motor elétrico integrado.


Clique AQUI
Clique AQUI

A nova geração do CLA híbrido pretende ser o Mercedes-Benz mais eficiente com motor de combustão interna do seu segmento, com consumos entre 5,4 e 4,9 l/100 km e emissões de 123–111 g/km de CO₂ (CLA 180).


Design e identidade eletrificada

Visualmente, o CLA híbrido mantém a aparência refinada do modelo totalmente elétrico lançado no verão, distinguindo-se apenas por pequenos detalhes na grelha frontal, onde surge a estrela central clássica e o padrão cromado Mercedes-Benz. A grelha é emoldurada por uma faixa de luz LED contínua, que reforça a assinatura luminosa característica da marca.


As proporções atléticas, o tejadilho fluido e o perfil tipo coupé mantêm a identidade dinâmica do CLA, agora com linhas mais puras e eficiência aerodinâmica melhorada. No interior, o ambiente é dominado por materiais de qualidade e tecnologia digital, com destaque para o novo sistema MBUX (4.ª geração) e o MB.OS, o sistema operativo próprio da marca que incorpora inteligência artificial (IA) desenvolvida em parceria com a Microsoft e a Google.


Tecnologia híbrida e eficiência

O novo CLA introduz um sistema mild-hybrid que permite ao condutor circular em modo totalmente elétrico a baixa velocidade, “velejar” até 100 km/h (coasting) e recuperar até 25 kW de energia durante as desacelerações.


O motor elétrico integrado na transmissão apoia o motor a combustão com 30 cv adicionais, contribuindo para uma condução mais suave, arranques imediatos e menores consumos.A transição entre os dois motores é praticamente impercetível, e a função start/stop foi otimizada para maior conforto.


O propulsor de combustão, designado M252, faz parte da Família Modular de Motores (FAME) e utiliza o ciclo Miller, que melhora a eficiência térmica ao fechar as válvulas de admissão mais cedo. O resultado é uma compressão elevada (12:1), menos perdas por atrito e melhor resposta em regimes parciais — condição habitual em condução urbana.


Mercedes-Benz inicia encomendas do novo CLA híbrido de 48V em Portugal

Experiência digital e assistência inteligente

O novo MB.OS liga o automóvel à nuvem inteligente da Mercedes-Benz, permitindo atualizações remotas de software, novas funcionalidades e uma interação mais natural com o condutor.


O Assistente Virtual MBUX usa IA para compreender o contexto das conversas e responder de forma fluida e personalizada, enquanto o sistema de navegação baseado no Google Maps oferece rotas preditivas e visualização 3D em tempo real.


Em termos de segurança, o CLA híbrido estreia o pacote MB.DRIVE, que inclui o Assistente de Distância DISTRONIC de série e, opcionalmente, o MB.DRIVE ASSIST (SAE Nível 2), com assistente de direção ativo e mudança de faixa automática com um simples toque no pisca.


Interior e personalização

De série, todos os CLA híbridos incluem teto panorâmico de vidro, painel de instrumentos digital de 10,25” e ecrã central de 14”, podendo opcionalmente integrar o MBUX Superscreen com três ecrãs e mais de 40 aplicações multimédia.


O novo volante multifunções regressa a comandos físicos rotativos e basculantes, melhorando a ergonomia e a operação intuitiva.Externamente, o modelo pode ser configurado com as linhas AMG, AMG Plus ou o Pack Night, que adicionam elementos desportivos, jantes até 19’’ e acabamentos em preto brilhante.


Portugal volta a posicionar-se como um dos primeiros mercados europeus a receber esta nova geração, já disponível para encomenda.


Mercedes-Benz inicia encomendas do novo CLA híbrido de 48V em Portugal

Motorizações e preços do CLA híbrido

Especificações

CLA 180

CLA 220

Motorização

Tração dianteira

Tração dianteira

Número e disposição dos cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada (cc)

1.499

1.499

Potência (cv)

136

190

Regime (rpm)

5.500–5.500

5.500–5.500

Binário máximo (Nm)

200

300

Regime (rpm)

1.500–4.000

2.000–3.500

Potência do motor elétrico (cv)

30

30

Binário do motor elétrico (Nm)

200

200

Potência total do sistema (kW/cv)

115 / 156

155 / 211

Binário total do sistema (Nm)

280

380

Volume da bagageira (l)

405

405

Peso em ordem de marcha / carga útil / peso bruto (kg)

1.695 / 430 / 2.125

1.705 / 430 / 2.135

Aceleração 0–100 km/h (s)

8,8

7,2

Velocidade máxima (km/h)

218

240

Consumo combinado (l/100 km)

5,4–4,9

5,5–5,0

Emissões CO₂ (g/km)

123–111

124–113

Classe de CO₂

D–C

D–C

Preço (€)

48.150

51.200

Portugal volta a posicionar-se como um dos primeiros mercados europeus a receber esta nova geração, já disponível para encomenda.


👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”

Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo


ree


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Testámos o Mazda CX-80: autonomia, comportamento e conforto ao nível dos melhore

Testámos o Mazda CX-80: autonomia, comportamento e conforto ao nível dos melhore

02:58
Mazda CX-80 Takumi Plus: luxo japonês em cada detalhe do interior

Mazda CX-80 Takumi Plus: luxo japonês em cada detalhe do interior

02:58
Primeiro olhar ao Mazda CX-80 — o novo gigante híbrido plug-in da Mazda

Primeiro olhar ao Mazda CX-80 — o novo gigante híbrido plug-in da Mazda

02:56
Primeiro contacto com o Mazda CX-80 PHEV Takumi Plus — potência, espaço e sofisticação

Primeiro contacto com o Mazda CX-80 PHEV Takumi Plus — potência, espaço e sofisticação

03:00

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page