
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













A mobilidade urbana na capital francesa entrou oficialmente numa nova fase com a entrada ao serviço do MF19, a mais recente geração de composições do metro desenvolvida pela Alstom, que começou a transportar passageiros na Linha 10 do metro de Paris. O projeto, totalmente financiado pela Île-de-France Mobilités e operado pela RATP, representa um marco histórico na modernização da rede e promete transformar radicalmente a experiência de viagem dos milhões de utilizadores que diariamente recorrem ao sistema.
Concebido para substituir as atuais composições de três gerações diferentes que ainda circulam em oito linhas da rede parisiense — 10, 7bis, 3bis, 13, 12, 8, 3 e 7 —, o MF19 será implementado de forma gradual, adaptando-se às necessidades específicas de cada linha. O seu desenho modular e a sua versatilidade fazem dele um marco tecnológico no transporte urbano europeu.
“Estamos a viver um momento histórico para os transportes públicos na região de Île-de-France. O MF19 vai revolucionar o dia a dia dos passageiros e transformar o metro de Paris a longo prazo”, afirmou Frédéric Wiscart, presidente da Alstom França.
A nova geração de metros MF19 combina inovação tecnológica, conforto e eficiência, com características pensadas ao detalhe:
Conforto e ergonomia: bancos mais confortáveis e ergonómicos, iluminação integral LED e portas mais largas.
Conectividade: portas USB para carregamento de dispositivos móveis e vários ecrãs com informação em tempo real, incluindo ligações, estações seguintes e eventuais perturbações.
Acessibilidade universal: espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida e sistemas de informação áudio e visual.
Espaço e fluidez: interligação contínua entre carruagens, com corredor único permite a livre circulação dos passageiros ao longo de toda a composição.
Segurança reforçada: sistema de videovigilância a bordo.
Além disso, o MF19 pode ser configurado em versões de 4 ou 5 carruagens, com comprimentos que variam entre 61 e 77,5 metros, e pode circular com ou sem cabina de condução, permitindo a futura transição para operação totalmente automática.

Para garantir o máximo desempenho e regularidade do serviço, a Alstom instalou o seu sistema de controlo de velocidade a bordo, desenvolvido no âmbito do programa RATP Octys, baseado em tecnologia CBTC. Esta solução assegura funções de localização e controlo de velocidade com os mais elevados padrões de segurança e prepara a linha para as futuras exigências operacionais.
O sistema Octys já equipa outras linhas da rede parisiense (5, 6, 9 e 11) e será progressivamente implementado noutras (7bis e 3bis) como parte de um plano global de modernização.
O projeto MF19 mobiliza cerca de 2.300 colaboradores da Alstom em França, incluindo 700 engenheiros, distribuídos por oito unidades industriais responsáveis pelas diferentes fases de desenvolvimento e produção:
Valenciennes-Petite Forêt e Crespin: conceção, montagem e ensaios.
Crespin e Le Creusot: produção dos bogies.
Ornans: motores.
Tarbes: sistemas de tração.
Toulouse: desenvolvimento do sistema elétrico.
Villeurbanne: eletrónica de bordo.
Aix-en-Provence: cibersegurança.
Uma nova linha de produção foi recentemente inaugurada em Valenciennes para acompanhar o aumento do ritmo de fabrico, garantindo entregas dentro do calendário acordado com a RATP e a Île-de-France Mobilités.
Com o MF19, a Alstom introduz no metro de Paris um novo padrão de eficiência, conforto e sustentabilidade, adaptado às exigências do século XXI e preparado para evoluir com as necessidades da cidade.
A chegada deste novo material circulante representa não apenas a modernização tecnológica da rede, mas também um passo estratégico para um sistema de transporte mais acessível, eficiente e ecológico, capaz de responder ao crescimento da procura e de melhorar significativamente a experiência de milhões de passageiros.
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