
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













O BMW Group acaba de anunciar o novo BMW iX5 Hydrogen, como o primeiro modelo de produção em série da marca alimentado a hidrogénio. Depois de uma fase de testes intensiva com uma frota-piloto em vários países, a BMW avança agora para a comercialização, sublinhando a sua aposta numa abordagem tecnologicamente aberta para responder às diferentes necessidades dos clientes em todo o mundo.
Pela primeira vez, um mesmo modelo da marca — o BMW X5 — vai oferecer cinco variantes de motorização distintas:
Gasolina
Diesel
Plug-in hybrid
100% elétrico a bateria
Hidrogénio fuel cell (BMW iX5 Hydrogen, disponível a partir de 2028)
Este leque reflete a estratégia de diversificação tecnológica da BMW, que pretende garantir soluções de mobilidade adaptadas a diferentes mercados e perfis de utilização.
O novo sistema fuel cell de terceira geração, desenvolvido em colaboração com a Toyota, garante maior potência, eficiência e compacidade, reduzindo o consumo energético e aumentando a autonomia. Os primeiros protótipos estão já a ser montados nos centros de competência da BMW em Munique e Steyr, com outros componentes a sair da fábrica de Landshut.
Segundo Michael Rath, Vice-Presidente de Veículos a Hidrogénio do BMW Group:
“O novo BMW iX5 Hydrogen será um verdadeiro BMW — pioneiro no seu segmento e capaz de oferecer o prazer de condução típico da marca.”
O hidrogénio é visto pela BMW como um vetor essencial para a descarbonização global, funcionando como meio eficaz de armazenamento de energia renovável e ajudando a estabilizar a rede elétrica. Representa, assim, uma alternativa viável em cenários onde os veículos 100% elétricos a bateria não são a solução mais eficiente.
Paralelamente ao desenvolvimento do novo modelo, a BMW está envolvida no projeto HyMoS (Hydrogen Mobility at Scale), que visa promover a criação de ecossistemas locais de hidrogénio em parceria com entidades públicas e privadas.O objetivo passa por aumentar a viabilidade económica desta tecnologia através da procura agregada de diferentes tipos de veículos — desde ligeiros de passageiros a camiões e autocarros —, assegurando uma melhor distribuição e utilização das estações de abastecimento.
A fase-piloto decorre atualmente na Alemanha e em França, com vista à expansão progressiva para outras áreas metropolitanas e, numa etapa futura, para outros países.

Para a BMW, a diversidade de soluções energéticas — motores de combustão, híbridos, elétricos a bateria e agora fuel cell — constitui um fator de sucesso estratégico. A flexibilidade produtiva e a integração de tecnologias diferentes num mesmo modelo permitem otimizar custos de desenvolvimento e garantir que a marca responde às exigências globais da mobilidade do futuro.
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