
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.










A terceira geração do elétrico pioneiro da Nissan começou a ser produzida no Reino Unido após um investimento de 450 milhões de libras, integrando veículos, baterias e energias renováveis num mesmo ecossistema industrial.
A Nissan iniciou oficialmente a produção da terceira geração do LEAF na fábrica de Sunderland, no Reino Unido, dando um passo decisivo na concretização da sua estratégia industrial EV36Zero. O arranque da produção do modelo elétrico envolve um investimento global de 450 milhões de libras na unidade britânica e na respetiva cadeia de fornecimento, consolidando Sunderland como um dos principais polos europeus de fabrico de veículos elétricos.
O novo Nissan LEAF marca o regresso à linha de montagem de um dos modelos mais relevantes da história recente da mobilidade elétrica, pioneiro na produção em massa de veículos 100% elétricos há mais de uma década. A fábrica de Sunderland foi profundamente transformada para acolher esta nova geração, passando a permitir, pela primeira vez, a produção de veículos elétricos na Linha de Produção Dois, com recurso a tecnologias avançadas de digitalização, automação e controlo de qualidade assistido por inteligência artificial.
Entre as alterações implementadas estão a instalação de 78 novos robôs de alta precisão na oficina de carroçarias, uma unidade totalmente automatizada de montagem de baterias capaz de fixar o conjunto em menos de um minuto, e a introdução de centenas de veículos guiados automaticamente para abastecimento da linha. Paralelamente, mais de 360 mil horas de formação foram realizadas para preparar cerca de seis mil trabalhadores para esta nova fase industrial.
A produção do novo LEAF está intimamente ligada à nova gigafábrica de baterias da AESC, localizada junto ao complexo de Sunderland, responsável pelo fornecimento de baterias de maior densidade energética. Esta integração entre fabrico automóvel, produção de baterias e utilização de energias renováveis é o pilar central do conceito EV36Zero, apresentado pela Nissan como um modelo industrial de referência a nível mundial.


O primeiro exemplar a sair da linha de produção foi um LEAF equipado com bateria de 75 kWh, capaz de oferecer até 622 quilómetros de autonomia em ciclo WLTP e compatível com carregamento rápido em corrente contínua até 150 kW. O modelo combina um design mais aerodinâmico com um interior totalmente digitalizado e um conjunto alargado de tecnologias de conectividade e assistência à condução.
Desde 2013, a fábrica de Sunderland já produziu mais de 280 mil unidades do Nissan LEAF. Com o início desta nova geração, a unidade britânica prepara-se também para produzir, nos próximos anos, um Nissan JUKE totalmente elétrico, reforçando o seu papel estratégico na transição energética da marca e na indústria automóvel europeia.
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