top of page

Renault Group lança óleos de motor com menor pegada carbónica e aposta em economia circular

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Renault Group lança óleos de motor com menor pegada carbónica e aposta em economia circular

Fabricante torna-se o primeiro do setor automóvel a disponibilizar uma gama completa de lubrificantes premium formulados com óleos base re-refinados, mantendo desempenho, proteção do motor e garantia.


O Renault Group anunciou o lançamento de uma nova gama de óleos de motor premium desenvolvidos em parceria com a Castrol, formulados com Re-Refined Base Oils (RRBO), óleos base re-refinados a partir de lubrificantes usados. Com esta iniciativa, o grupo francês torna-se o primeiro construtor automóvel a introduzir e a oferecer de forma exclusiva uma gama completa deste tipo de lubrificantes para os seus modelos mais recentes.


Posicione a Sua Marca Aqui
Posicione a Sua Marca Aqui

A nova linha estreia-se com a especificação RN17 (5W-30), já disponível na rede europeia de concessionários e capaz de cobrir mais de 50% dos veículos Renault Group atualmente em circulação na Europa. Segundo o fabricante, a utilização de RRBO permite reduzir em cerca de 15% a pegada carbónica associada a esta especificação, quando comparada com óleos produzidos exclusivamente a partir de bases virgens. A gama será progressivamente alargada, com o objetivo de abranger todos os modelos do grupo até 2026, através das futuras especificações RN720 e AN2022, juntando-se às RN700 e RN710 já lançadas.


De acordo com a informação divulgada, os óleos usados são submetidos a processos avançados de re-refinação que garantem um nível de qualidade equivalente ao dos óleos de base virgem. A Renault e a Castrol asseguram que estes lubrificantes cumprem ou superam todos os requisitos técnicos do construtor, preservando o desempenho, a proteção do motor e a validade da garantia do fabricante, sem compromissos técnicos.


O grupo estima que esta abordagem permita uma redução global da pegada carbónica entre 13% e 24%, contribuindo para a diminuição das emissões associadas à produção (as chamadas emissões cradle-to-gate). Para além disso, a estratégia incentiva a reciclagem de óleos usados, reduz o consumo de petróleo bruto e ajuda a mitigar as emissões indiretas da cadeia de valor, classificadas como Scope 3.


Para François Delion, vice-presidente global de Pós-Venda do Renault Group, este lançamento representa um marco para a indústria automóvel, ao demonstrar que é possível conciliar sustentabilidade com elevados padrões de qualidade e desempenho ao longo de todo o ciclo de vida do veículo. Do lado da Castrol, a parceria é vista como um passo relevante no desenvolvimento de soluções mais circulares e de menor impacto ambiental para o setor.


Com esta iniciativa, o Renault Group reforça a sua estratégia de descarbonização para além do próprio veículo, estendendo-a aos consumíveis e serviços de pós-venda, num momento em que a indústria automóvel enfrenta uma pressão crescente para reduzir emissões em toda a cadeia de valor.


👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”

Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo


ree


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Tunland G7 Diesel ao volante: força, robustez e o que descobrimos no teste da pick-up da Foton

Tunland G7 Diesel ao volante: força, robustez e o que descobrimos no teste da pick-up da Foton

00:25
smart #1 Brabus: aceleração brutal, tração integral e consumo real no nosso teste dinâmico

smart #1 Brabus: aceleração brutal, tração integral e consumo real no nosso teste dinâmico

02:48
Interior smart #1 Brabus (Parte 2): teto panorâmico, áudio premium e porta-malas elétrico

Interior smart #1 Brabus (Parte 2): teto panorâmico, áudio premium e porta-malas elétrico

02:59
Interior do smart #1 Brabus (Parte 1): portas sem moldura e bancos exclusivos

Interior do smart #1 Brabus (Parte 1): portas sem moldura e bancos exclusivos

03:00

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page