top of page

Seat e Cupra inauguram unidade de montagem de baterias e consolidam Martorell como centro europeu de mobilidade elétrica

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • há 4 minutos
  • 3 min de leitura
Seat e Cupra inauguram unidade de montagem de baterias e consolidam Martorell como centro europeu de mobilidade elétrica


A abertura da nova fábrica de montagem de sistemas de bateria em Martorell marca a fase final da transformação industrial da Seat e Cupra rumo à eletrificação. Com capacidade para produzir 300 mil sistemas por ano, a infraestrutura coloca Espanha no mapa dos principais polos europeus de mobilidade elétrica.


Posicione a Sua Marca Aqui
Posicione a Sua Marca Aqui

Martorell reforça liderança industrial com nova fábrica de sistemas de bateria


O Grupo deu mais um passo decisivo no processo de eletrificação, ao inaugurar a sua nova unidade de montagem de baterias no complexo de Martorell. O projeto, integrado na estratégia global do Grupo Volkswagen para assegurar flexibilidade e autonomia tecnológica na produção de células e sistemas de bateria, representa um marco industrial para a empresa e para Espanha no contexto europeu.


A cerimónia contou com a presença do presidente da Generalitat da Catalunha, Salvador Illa, do ministro da Indústria e Turismo, Jordi Hereu, e dos principais responsáveis do Grupo Volkswagen e da Seat e Cupra. Para Markus Haupt, CEO da empresa, o momento confirma a transição para uma nova etapa:

“Estamos preparados para fabricar veículos 100% elétricos Made in Spain que democratizarão a mobilidade elétrica na Europa.”

Uma infraestrutura estratégica para a nova geração de veículos elétricos

Construída em pouco mais de dois anos, com um investimento de 300 milhões de euros, a fábrica ocupa 64 mil m² e integra tecnologias avançadas que permitem montar um sistema de bateria a cada 45 segundos — uma cadência equivalente a 1.200 unidades por dia e 300 mil por ano.


Seat e Cupra inauguram unidade de montagem de baterias e consolidam Martorell como centro europeu de mobilidade elétrica

A partir de 2026, esta unidade abastecerá exclusivamente as linhas de produção do Cupra Raval e do Volkswagen ID. Polo, transportando automaticamente os conjuntos de bateria por uma ponte de 600 metros diretamente para a zona de montagem. A operação recorre ainda a 11 mil painéis solares, responsáveis por cerca de 70% da energia consumida no processo, e inclui um sistema de recolha de água com capacidade equivalente a três piscinas olímpicas.


Para o Grupo Volkswagen, o novo sistema MEB+ produzido em Martorell é um avanço tecnológico importante, compatível com a futura célula unificada do grupo e com novas químicas de bateria, incluindo lítio-ferro-fosfato. A estratégia reforça a autonomia europeia na produção de componentes essenciais para veículos elétricos.


Uma transformação industrial de 10 mil milhões de euros

Desde 2020, as marcas espanholas, em conjunto com o Grupo Volkswagen e parceiros externos, investiram 10 mil milhões de euros para transformar Espanha num polo de referência em mobilidade sustentável. Só Martorell recebeu 3 mil milhões de euros para adaptar a fábrica a uma produção flexível capaz de fabricar modelos elétricos, híbridos e de combustão eficiente para várias marcas do grupo.


A ambição é clara: atingir uma capacidade anual de até 600 mil veículos, metade dos quais elétricos no futuro. O complexo já é a terceira maior fábrica do Grupo Volkswagen na Europa e representa cerca de 25% da produção automóvel espanhola.


Seat e Cupra inauguram unidade de montagem de baterias e consolidam Martorell como centro europeu de mobilidade elétrica

Espanha assume protagonismo na família de automóveis elétricos urbanos

A Seat e Cupra lideram o projeto Electric Urban Car Family, que agrupa quatro modelos 100% elétricos de três marcas do Grupo Volkswagen — todos produzidos em Espanha. Além do Cupra Raval e do Volkswagen ID. Polo em Martorell, o projeto inclui o Skoda Epiq e o Volkswagen ID. Cross, fabricados em Navarra.


Segundo Markus Haupt, a cooperação entre equipas de Martorell e Navarra foi crucial para alcançar este objetivo:

“Num momento desafiante para a indústria, trabalhámos como um grupo unido para posicionar Espanha na linha da frente da eletrificação na Europa.”

👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”

Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo


ree


Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Interior smart #1 Brabus (Parte 2): teto panorâmico, áudio premium e porta-malas elétrico

Interior smart #1 Brabus (Parte 2): teto panorâmico, áudio premium e porta-malas elétrico

02:59
Interior do smart #1 Brabus (Parte 1): portas sem moldura e bancos exclusivos

Interior do smart #1 Brabus (Parte 1): portas sem moldura e bancos exclusivos

03:00
O smart mais rápido de sempre: #1 Brabus com tração integral e 0–100 km/h em 3,9s

O smart mais rápido de sempre: #1 Brabus com tração integral e 0–100 km/h em 3,9s

02:57
smart #1 BRABUS: o elétrico compacto mais radical que já testámos!

smart #1 BRABUS: o elétrico compacto mais radical que já testámos!

02:50

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page