
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
há 3 dias



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
31 de dez. de 2025



Redação Europa
12 de dez. de 2025



















O Rallye du Maroc 2025 entrou na sua reta decisiva com a penúltima etapa disputada esta quinta-feira num percurso em laço em torno de Erfoud, com 378 km no total e 283 km cronometrados. A emoção continua ao rubro tanto nas motos como nos automóveis, com Tosha Schareina a vencer pela terceira vez consecutiva e a ampliar a sua vantagem na geral, enquanto Sébastien Loeb voltou a ser protagonista ao consolidar a liderança na categoria de carros.
Com o título mundial em jogo, a etapa final desta sexta feira promete ser uma das mais intensas dos últimos anos, com diferenças mínimas nas classificações e duelos diretos pela vitória.

Na luta pelos automóveis, Nani Roma (Ford M-Sport) conquistou a sua primeira vitória de etapa desta edição, com Sébastien Loeb (The Dacia Sandriders) a terminar logo atrás, a apenas 44 segundos.
O francês, líder da geral desde ontem, aumentou a sua vantagem sobre Lucas Moraes (Toyota Gazoo Racing) para 3’38’’, colocando-se em posição privilegiada para vencer o rali.
“A navegação foi difícil, mas tivemos uma boa corrida. Amanhã será outra etapa longa e tudo pode acontecer”, comentou Loeb.
O brasileiro Moraes terminou em 3.º e mantém vivas as esperanças de conquistar não só a vitória no rali, mas também o título mundial FIA, embora tenha de recuperar mais de 38 segundos sobre Loeb na última especial. O atual campeão Nasser Al Attiyah foi 4.º e continua na luta pelo pódio, agora a 7’34’’ da liderança.
A batalha pelo campeonato está ao rubro: Moraes reduziu a desvantagem para apenas 10 pontos em relação a Al Attiyah, e tudo será decidido na derradeira etapa e na inédita Power Selective Section, uma especial curta de 31 km com pontos adicionais em jogo.

O espanhol Tosha Schareina (Monster Energy Honda HRC) conquistou a sua terceira vitória consecutiva, aumentando para 3’33’’ a vantagem sobre Daniel Sanders (Red Bull KTM Factory Racing), que perdeu a liderança geral depois de um dia complicado. Sanders, que liderou a prova até ontem, não conseguiu acompanhar o ritmo do espanhol e terminou apenas em 4.º lugar, pagando caro alguns erros de navegação.
“Estou feliz com esta vitória e por subir na classificação geral. Amanhã terei de abrir a especial de 216 km, por isso vou estar totalmente concentrado”, afirmou Schareina.
Nas restantes categorias, Konrad Dabrowski (Duust Rally) triunfou em Rally2, relegando Michael Docherty para o 3.º lugar da geral. Já em Rally3, o francês Noa Sainct voltou a vencer e assumiu a liderança da categoria, agora com 10’25’’ de vantagem sobre Thomas Zoldos.
Nas restantes classes, Dania Akeel (BBR Motorsport) venceu pela segunda vez consecutiva em Challenger, consolidando a liderança geral de Pau Navarro (BBR Motorsport), que está prestes a conquistar o título mundial.
Nos SSV, o argentino Jeremias Ferioli (Can-Am Factory) conquistou a sua primeira vitória de etapa e ampliou a sua vantagem sobre os colegas “Chaleco” López e Hunter Miller. Já nos camionistas, Martin Macik (MM Technology) somou a sua quarta vitória da semana, reforçando a liderança geral.
A etapa final do Rallye du Maroc 2025 realiza-se esta sexta-feira, 17 de outubro, com 310 km no total e 216 km cronometrados. Em seguida, terá lugar a aguardada Power Selective Section, um sprint de 31 km que poderá ser decisivo tanto para a vitória no rali como para a atribuição dos pontos do campeonato mundial W2RC.
“O campeonato está ao rubro. Amanhã vamos dar tudo e esperar o melhor. O Power Selective Section pode ser decisivo”, disse Lucas Moraes, que ainda sonha com o título.
“A navegação não foi fácil, mas estamos satisfeitos com o progresso. Amanhã temos de arriscar tudo”, completou Nasser Al Attiyah.
👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”
Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo































Comentários