
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













Para surpresa de muitos entusiastas do mundo automóvel, a revolução tecnológica representada pela eletrificação não só não prejudicou a performance ou o prazer de condução, como permitiu desenvolver o "Escorpião" mais potente da história: o Abarth 600e. Este espetacular compacto com traços de SUV e uma vocação desportiva inquestionável é comercializado em duas versões com 240 CV e 280 CV de potência.
Estas motorizações totalmente elétricas, equipadas com avanços vindos diretamente do mundo da competição, permitem uma aceleração impressionante e uma condução ágil, oferecendo uma experiência de condução única. Sem perder o foco no prazer de condução, conta com um pacote de segurança integral que inclui seis airbags e funções de assistência ao condutor que garantem a proteção dos ocupantes em todos os momentos.

Desportivo, mas versátil, o Abarth 600e vem com controlo adaptativo de velocidade de cruzeiro, que ajusta automaticamente a velocidade à situação do trânsito, bem como um sistema de travagem autónoma de emergência, que ajuda a prevenir colisões e todo o tipo de potenciais acidentes. A deteção de sonolência do condutor e o alerta de mudança involuntária de faixa reforçam ainda mais a segurança durante as viagens. Além disso, este automóvel oferece uma interface com reconhecimento de voz e todas as potencialidades e informação da inteligência artificial ChatGPT, permitindo uma relação estreita entre o condutor e a sua máquina.
A edição especial de lançamento Scorpionissima, limitada e exclusiva, oferece ainda equipamento tecnológico para tornar mais confortáveis os percursos pela cidade: assistente de manutenção ao centro da faixa de rodagem (Lane Position Assistant), sensores de estacionamento 360˚, câmara de visão traseira, monitor de ângulo morto, espelhos elétricos rebatíveis, leitura e reconhecimento de sinais de trânsito e luzes automáticas.

Os amantes da competição sentir-se-ão à vontade com o novo sistema de infoentretenimento do Abarth 600e. Com um ecrã central de 10,25” (26 cm), que incorpora funções exclusivas de medição do desempenho, com páginas específicas para a gestão do binário que chega a cada roda em tempo real, para adaptar a aceleração às condições do asfalto e do clima. Existem também separadores destinados a fornecer indicadores de corrida, próprios de competições como a Fórmula E, como o cronómetro ou o diagrama de forças G.
A bordo do Abarth 600e, todos os detalhes foram pensados para oferecer as mesmas sensações que se podem viver num circuito. É possível desfrutar do silêncio que caracteriza a mobilidade elétrica, mas também é possível ativar um gerador de som que imita o rugido lendário dos motores Abarth, com um volume mais alto quando se conduz de forma desportiva. Também se trabalhou o som que reproduz o do escape, com sonoridades mais profundas em condições de aceleração.

Ao volante, o Abarth 600e oferece a possibilidade de escolher entre três modos de condução, que permitem adaptar-se a qualquer circunstância sem perder a sua essência desportiva. O modo Turismo traduz-se numa aceleração suave com uma potência de 148 CV (110 kW) ou 188 CV (140 kW), dependendo da versão, e um binário de 300 Nm para uma condução divertida e eficiente e uma velocidade de 150 km/h. O pedal do acelerador e a direção têm uma calibração desportiva, enquanto o ESP conta com uma configuração normal. Por sua vez, o modo Scorpion Street desenvolve entre 150 kW e 170 kW, um binário de 345 Nm e uma velocidade máxima de 180 km/h. Para desfrutar ao máximo das sensações do Abarth 600e, o modo Scorpion Track dá prioridade máxima ao dinamismo, com toda a potência, direção desportiva e ajustes do ESP que permitem viver uma experiência divertida e rica em emoções.
O Abarth 600e será um dos protagonistas do Caramulo Motor Festival 2025, onde estará disponível para experiências de co-drive. Uma oportunidade única para sentir na pele a emoção do Escorpião mais potente de sempre.























Comentários