
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













Receber o Polestar 3 Dual Motor Long Range Performance Pack foi, para nós, um dos momentos mais envolventes deste ano de ensaios. Depois de o conhecermos em uma primeira visita em que a chuva não deu tréguas, e muito do nosso teste foi condicionado por isso, veio uma segunda vez, e agora sim, deu para perceber que este SUV elétrico de origem sueca cumpre o que promete: potência, emoção, e um requinte discreto.
O Polestar 3 impressiona ao vivo. A sua postura é musculada, mas sem qualquer excesso. As linhas são limpas, a frente baixa e larga transmite robustez e precisão, e os detalhes aerodinâmicos são peças fundamentais da eficiência e desempenho dinâmico. A grelha fechada, é flanqueada por faróis afilados com assinatura luminosa “Thor’s Hammer”, marca registada do design nórdico. A traseira, com barra de luz contínua e proporções equilibradas, dá-lhe um ar de solidez e sofisticação.
Na versão Performance Pack, o conjunto recebe jantes de 22 polegadas, suspensão ajustável Öhlins, pinças Brembo em dourado e detalhes exteriores em preto acetinado — elementos que comunicam imediatamente o seu ADN mais desportivo.
Por dentro, o Polestar 3 segue a filosofia “menos é mais”. O ambiente é limpo, elegante e sustentado por materiais de elevada qualidade — tecidos reciclados, alumínio e inserções suaves ao toque. Os bancos dianteiros, com cintos em laranja característicos do Performance Pack, oferecem excelente apoio lateral e conforto em viagens longas. A posição de condução é envolvente e precisa, e o isolamento acústico é notável, mesmo a velocidades maiores. Uma verdadeira sala de estar.
O enorme ecrã central, em orientação vertical, é o verdadeiro centro de comando. A integração do sistema Google Automotive OS é das melhores do mercado — rápida, intuitiva e fluida — mas a quase total ausência de botões físicos pode gerar resistência entre utilizadores mais tradicionais. Tudo é feito através do ecrã: desde a climatização até às configurações da suspensão e regeneração, ou até coisas mais simples como abertura do porta-luvas. Para quem gosta de tecnologia, é um paraíso digital; para quem prefere comandos diretos, pode ser um desafio de adaptação.


O Polestar 3 Dual Motor Long Range conta com uma bateria de 111 kWh (107 kWh úteis) e dois motores elétricos — um em cada eixo — que, em conjunto, debitam 517 cv e 910 Nm. A tração integral gere o binário de forma variável, oferecendo tração e compostura em qualquer tipo de piso. A aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos é impressionante, mas o destaque não é apenas a velocidade: é a forma controlada e fluida como o faz. A sensação é de potência sempre disponível, mas com a suavidade típica de uma engenharia bem afinada.
A suspensão pneumática adaptativa e o amortecimento ajustável Öhlins permitem alternar entre conforto e firmeza em milissegundos, e o resultado é uma condução equilibrada — capaz de agradar tanto a quem privilegia conforto, como a quem aprecia precisão em curva.


Durante o nosso ensaio, o consumo médio situou-se nos 22 kWh/100 km, um valor coerente para o porte (cerca de 2 700 Kg) e potência deste SUV, e que permite uma autonomia real em condução mista que ultrapassa na prática os 500 quilómetros, sempre dependendo do tipo de utilização. A título de exemplo, da primeira vez que o carro esteve connosco, a média conseguida pelo nossa equipa foi de 26 KWh, explorando mais, naquele momento, autoestrada a velocidades bem maiores.
O carregamento rápido em corrente contínua atinge 250 kW, permitindo recuperar 80% da carga em cerca de 30 minutos, lembrando que a Polestar já informou que o modelo vai receber a arquitetura de 800V e ficar mais potente já em 2026. permitindo carregamento a velocidades bem maiores.


No mercado português, o Polestar 3 Dual Motor Long Range Performance Pack posiciona-se como um SUV elétrico de topo. Com um preço próximo dos 106 mil euros, coloca-se frente a frente com modelos como o BMW iX xDrive50, o Mercedes EQE SUV 500 4MATIC e o Audi Q8 e-tron. Contudo, o Polestar 3 aposta numa abordagem diferente: menos ostentação, mais substância técnica, mais luxo discreto. É um SUV que transmite confiança, rigor e uma sensação de autenticidade rara neste segmento.

O Polestar 3 Performance Pack representa a essência do que esperamos de um SUV elétrico de nova geração: potente, eficiente, elegante e tecnologicamente coerente. A ausência de botões físicos poderá dividir opiniões, mas o equilíbrio entre performance e conforto, aliado à qualidade de construção e ao requinte escandinavo, tornam-no num dos modelos mais consistentes do momento.
É, sem dúvida, um dos SUV elétricos mais completos que testámos este ano — e um forte sinal de maturidade da Polestar enquanto marca independente.
Artur Semedo - Editor de Veículos PUBLIRACING
Pontos-Chave para Avaliação de Veículos
Motorização e Desempenho
Potência, torque, aceleração, resposta em diferentes cenários (cidade, estrada, ultrapassagens).
Consumo / Eficiência Energética
Média de consumo (l/100 km ou km/l) ou eficiência elétrica (kWh/100 km).
Autonomia
Fundamental em elétricos e híbridos plug-in, mas também importante em combustão (tamanho do tanque, consumo real).
Conforto e Ergonomia
Qualidade dos bancos, espaço interno, nível de ruído, suspensão, facilidade de acesso e posição de condução.
Tecnologia e Conectividade
Infotainment, integração com smartphone, atualizações OTA, assistentes virtuais, personalização digital.
Segurança
Sistemas ADAS (travagem automática, ACC, manutenção de faixa, monitorização de fadiga), número de airbags, estrutura e testes de colisão.
Travagem e Estabilidade
Qualidade dos travões, distância de travagem, comportamento em curvas, controle de tração e estabilidade.
Espaço e Funcionalidade
Porta-malas, espaço para ocupantes, modularidade dos bancos, porta-objetos e usabilidade no dia a dia.
Design e Acabamento
Estilo exterior, qualidade de materiais no interior, atenção ao detalhe e percepção de valor.
Custo-Benefício
Preço em relação ao que oferece, garantia, custo de manutenção, valor de revenda.
Veja também os nossos vídeos exclusivos com o Polestar 3 Dual Motor Long Range Performance Pack
Apresentação
Design & Exterior
Interior & Tecnologia
Teste Dinâmico
Resumo e Avaliação Final
Vídeos do teste realizado
(Artur Semedo, editor de Veículos, com participação especial de Keller Carvalho)
Apresentação | |
Design & Exterior | |
Interior & Tecnologia | |
Teste Dinâmico | |
Resumo e Avaliação Final |
Característica | Detalhe |
Motorização | Dois motores elétricos (um por eixo) |
Potência combinada | 517 cv |
Binário máximo | 910 Nm |
Tração | Integral (AWD) |
Bateria | 111 kWh (107 kWh úteis) |
Autonomia (WLTP) | até 560 km |
Consumo médio (teste Publiracing) | 22 kWh/100 km |
Aceleração 0–100 km/h | 4,7 segundos |
Velocidade máxima | 210 km/h |
Carregamento rápido (DC) | até 250 kW (10%–80% em ~30 min) |
Suspensão | Pneumática adaptativa com amortecedores Öhlins |
Travagem | Discos ventilados com pinças Brembo |
Peso | 2.670 kg |
Comprimento / Largura / Altura | 4.900 / 1.968 / 1.627 mm |
Capacidade da bagageira | 484 L (mais 32 L no frunk) |
Preço (Portugal) | cerca de 106.000 € (versão Performance Pack) |
Galeria de imagens


























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