
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.










A Audi abriu um novo charging hub em Düsseldorf, o primeiro na Renânia do Norte-Vestfália, consolidando uma rede que já soma nove localizações e que se afirma como peça central da estratégia da marca para tornar a mobilidade elétrica mais cómoda, rápida e inclusiva.
A Audi continua a avançar na criação de uma infraestrutura de recarga própria, modular e orientada para a experiência do utilizador. O novo charging hub, instalado no campus EUREF de Düsseldorf — um polo de inovação e referência na transição energética — oferece quatro pontos de carregamento rápido (HPC) com potências até 400 kW, acessíveis a veículos elétricos de todas as marcas.
Em 2025, este é já o terceiro hub inaugurado pela marca, depois de Kiefersfelden e München-Westkreuz, num total de nove centros em operação nos países de língua alemã.
O responsável pelo desenvolvimento dos Audi charging hubs, Hubert Link, sublinha que a ambição vai além da simples infraestrutura energética.
“Queremos oferecer uma experiência de recarga premium para todos os utilizadores, criando um ponto de contacto direto com a marca. Os hubs são mais do que estações; são espaços de conveniência e conforto”, explica.
O hub de Düsseldorf exemplifica este conceito alargado: integra áreas de restauração, zonas de descanso e acesso às instalações empresariais do campus EUREF, um centro que acolhe mais de 100 mil visitantes por ano. O objetivo é transformar o tempo de recarga numa experiência útil ou relaxante, e não numa interrupção.


Entre os elementos técnicos, destaca-se um inovador braço articulado que reduz em 60% o peso sentido do cabo, facilitando o uso por pessoas com mobilidade reduzida. As zonas de manobra amplas e ecrãs ajustáveis em altura reforçam a prioridade dada ao design inclusivo.
O conceito modular permite também que os hubs sejam montados e desmontados rapidamente, com impacto mínimo no solo. As baterias de segunda vida, provenientes de veículos de teste, funcionam como armazenamento intermédio, garantindo estabilidade da rede e permitindo carregar até 60 automóveis sem interrupção. Em Düsseldorf, a capacidade instalada é de 1,0 MWh.
Além disso, os hubs alemães passaram a utilizar um sistema dinâmico de aquisição de energia, baseado num modelo de previsão desenvolvido pela Audi que compra eletricidade nos períodos em que é mais barata e mais renovável — tipicamente, quando há excesso de produção solar e eólica.

Durante a abertura oficial, realizada no final de novembro, clientes e curiosos puderam explorar o funcionamento dos carregadores, conversar com especialistas em eletrificação e testar os mais recentes modelos elétricos da Audi.
A marca, que prepara já novas localizações para 2026, vê este projeto como uma peça estratégica no processo de massificação da mobilidade elétrica.
“O nosso objetivo é tornar a recarga conveniente e apelativa para todos os utilizadores, reforçando o charging hub como ponto central de contacto com a marca”, conclui Hubert Link.
👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”
Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo































Comentários